Pois isto existe, em Magdeburg, Alemanha..
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Já viu um rio passar por cima de outro?
Pois isto existe, em Magdeburg, Alemanha..
Rota do Mar incentiva o paratletismo
Além de patrocinar diversos atletas, nas mais variadas modalidades esportivas, a Rota do Mar também incentiva alguns paratletas de Santa Cruz do Capibaribe em suas lutas diárias de superação e vitórias.
Os campeões Jeanderson e René contam com o patrocínio da Rota e disputam nas modalidades de atletismo representado Santa Cruz em todo o Brasil com todo o apoio da Rota do Mar.
No começo desse mês os dois estiveram participando da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Paratletismo realizado em Fortaleza, de onde trouxeram várias vitórias, prata, ouro e recordes.
Homenageados são agraciados com medalha de honra em santa cruz
Por sinal, o texto lido como apresentação do homenageado na tribuna da câmara, foi o exato texto divulgado na Revista Desafio’s, que vem de público parabenizar ao Toco por tamanha conquista histórica.
Dia do Jornaleiro
E não é só aos jornalistas e produtores de um jornal que devemos agradecer pelo fato da informação chegar até nossa casa. Devemos agradecer a milhares de profissionais que trabalham na distribuição dessa informação. E quando tratamos de jornal impresso, estamos falando do jornaleiro.
O jornaleiro pode ser aquele que fica na banca de jornais, que vende todo tipo de material informativo periódico como jornais, revistas, palavras-cruzadas, apostilas etc. Há aquele jornaleiro que, na maioria das vezes, são crianças ou adolescentes, que vendem jornais nas ruas ou em sinaleiros.
A profissão é reconhecida pelo ministério do trabalho e sua descrição está relacionada na Classificação Brasileira de Ocupações. O jornaleiro que fica em bancas e o que fica nas ruas estão incluídos como ambulantes.
Dia Mundial do Tradutor
O dia mundial do tradutor é uma homenagem a Sã Jerônimo, tradutor da Bíblia para o latim. Atualmente, a tradução começa finalmente a ser considerada não uma arte secundária e derivativa, mas sim uma arte substantiva; ela não se insere num ramo da literatura comparada, mas ela própria é uma disciplina muito mais vasta que combina áreas como a linguística, os estudos literários, a história cultural e a filosofia.
Até há bem pouco tempo a atividade era apenas de amadores, limitando-se a ser um processo mais técnico do que criativo e que qualquer um podia exercer, desde que tivesse uma competência linguística básica numa outra língua que não a sua. Hoje existem cursos, debates e workshops sobre tradução, toda uma formação acadêmica que visa fornecer o embasamento necessário para encarar com mais segurança uma profissão continuamente desafiante. Mas é preciso também não esquecer: tal como os cursos de escrita criativa não geram forçosamente escritores, os tradutores serão feitos pela sua formação, é certo, mas também pela sua intuição, pela sua queda, pelo seu jeito, pela prática diária, pelo saber vindo com os anos.
Universidades renomadas como a Unesp (Estadual Paulista) e a UnB (Universidade de Brasília) oferecem, há décadas, o curso Letras - Tradução, com duração de 4 anos e grau de bacharel na língua escolhida. O campo de trabalho é vasto, incluindo Embaixadas, editoras, legendagem de filmes, trabalho autônomo e tradução simultânea em congressos.
O dia mundial do tradutor é uma homenagem a Jerônimo, tradutor da Bíblia para o latim. Atualmente, a tradução começa finalmente a ser considerada não uma arte secundária e derivativa, mas sim uma arte substantiva; ela não se insere num ramo da literatura comparada, mas ela própria é uma disciplina muito mais vasta que combina áreas como a linguística, os estudos literários, a história cultural e a filosofia.
Até há bem pouco tempo a atividade era apenas de amadores, limitando-se a ser um processo mais técnico do que criativo e que qualquer um podia exercer, desde que tivesse uma competência linguística básica numa outra língua que não a sua. Hoje existem cursos, debates e workshops sobre tradução, toda uma formação acadêmica que visa fornecer o embasamento necessário para encarar com mais segurança uma profissão continuamente desafiante. Mas é preciso também não esquecer: tal como os cursos de escrita criativa não geram forçosamente escritores, os tradutores serão feitos pela sua formação, é certo, mas também pela sua intuição, pela sua queda, pelo seu jeito, pela prática diária, pelo saber vindo com os anos.
Universidades renomadas como a Unesp (Estadual Paulista) e a UnB (Universidade de Brasília) oferecem, há décadas, o curso Letras - Tradução, com duração de 4 anos e grau de bacharel na língua escolhida. O campo de trabalho é vasto, incluindo Embaixadas, editoras, legendagem de filmes, trabalho autônomo e tradução simultânea em congresso.
DIA DA NAVEGAÇÃO
Na Antigüidade, no Mediterrâneo, os egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos dos ventos, reconhecimento dos astros, relevos e inscrições hieroglíficas para desenvolver técnicas de auxílio a orientação das "Naus" (embarcações da época). Criaram os pontos cardiais (Norte, Sul, Leste, Oeste), a rosa dos ventos em graus e as primeiras cartas de navegação usando o conceito de Latitude e Longitude.
No início da Idade Média, com o crescimento do comércio entre os povos, surgiu a bússola, desenvolvida pelos chineses dando início a técnica e a ciência de Navegar com um "rumo" e um "estimado".
No final do século XV, o navegador Italiano Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo, na tentativa da primeira circunavegação às Índias, levaram a bordo um almanaque com uma lista de posições e eventos relacionados aos corpos celestes efetuados em Ferrara, Itália. Após vários dias no mar, observando os horários dos alinhamentos da Lua com Marte, Vespúcio calculou a distância que estavam de Ferrara e concluiu que não estavam nas Índias, mas em um novo Continente. Este fato foi o marco do início da Navegação Astronômica, com o desenvolvimento do Sextante (instrumento utilizado para observar os astros), uma evolução do Astrolábio e do Quadrante.
Com a chegada do século XX dá-se início a uma nova ciência que revoluciona as técnicas e sistemas de navegação, a Eletrônica. Em 1912 surgiram os primeiros equipamentos de rádio-navegação que se desenvolveram rapidamente. Com a II Guerra Mundial, veio o RADAR - Radio Detection And Ranging - que tem a capacidade de medir lapsos de tempo entre emissão/recepção de ondas de rádio, princípio utilizado, mais tarde, nas navegações via satélite.
Atualmente, o GPS (Global Positioning System, sistema de Navegação por Satélite com uma precisão de 1 metro para uso militar e 15 metros para uso civil) é o sistema de navegação mais moderno e de maior precisão e confiabilidade utilizado no mundo. É também, amplamente usado por diversos segmentos como: agricultura, engenharia, competições esportivas, segurança, trânsito e outros.
DIA DA SECRETÁRIA 30 DE SETEMBRO
Seu trabalho não se restringe apenas ao relacionamento com as pessoas, vai muito além, numa busca constante, exigindo de si a quase perfeição. A simpatia, a dedicação, a paciência, a objetividade, os conhecimentos e a sensibilidade fazem parte de um todo em que a secretária se enquadra como profissional eficiente.
Merecidamente, um dia em nosso calendário foi dedicado a esta profissional, zelosa e dedicada colaborada.
Parabéns especial a você, secretária, que valoriza cada vez mais sua profissão, que busca incessantemente seu aperfeiçoamento, que sabe o que quer e vai em busca do sucesso.
Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe Fábio Lopes recebe Título Honorífico “Medalha Padre Zuzinha”
Esta é a 5ª edição de concessão dos títulos a pessoas nacionais, ou estrangeiras radicadas no país, que se tenha projetado nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, pelos projetos ou iniciativas apresentadas que contribuíram de forma decisiva para o progresso da cidade. A Lei de Nº 1.529/2005 foi aprovada pelo Poder Legislativo em 17 de julho de 2005, ficando assim, criada a Medalha Padre José Pereira de Assunção – Padre Zuzinha.
Padre Zuzinha - José Pereira de Assunção (1904 - 1983) - Vigário de Santa Cruz do Capibaribe, lugar que viveu cerca de 40 anos. Homem simples, de coração puro e que buscava sempre servir a população. Passados 26 anos de sua morte, o povo ainda hoje, rende homenagem a ele.
“Para mim foi um momento muito honroso, afinal receber esta medalha tem um significado especial, pois temos que buscar dentro de nós mesmos um pouquinho do grande homem que foi “Padre Zuzinha”, ressaltou Fábio Lopes.
Isso Não É Problema Seu
Um ministro perguntou a um pequeno menino, que havia aberto o coração para o Senhor e frequentava assiduamente à igreja: "O diabo não tenta convencê-lo de que não é um cristão?"" Sim, às vezes". "E o que você diz quando isso acontece?"" Eu lhe digo", respondeu o menino, "se eu sou um cristão ou não, isso não é problema seu. "O menino de nossa ilustração, apesar de ainda muito jovem, compreendia perfeitamente o que era ser um filho de Deus. As coisas velhas já haviam passado e, agora, sua vida estava nas mãos de Deus e só isso importava para ele. O diabo é mentiroso e enganador e gosta de fazer acusações. Seu propósito é tirar a paz do filho de Deus e levá-lo a abandonar o Caminho. Aqueles que lhe dão ouvidos, desanimam, perdem a motivação e, muitas vezes, entram em depressão. O que devemos fazer em tais situações? O mesmo que o menino-- minha vida agora pertence a Jesus e o resto não tem mais nada a ver comigo. Se o diabo tem alguma coisa a nos acusar, de nossa vida passada, deve procurar a Cristo que "levou sobre Si" todos os nossos erros e pecados. Fomos libertos e agora pertencemos a outro reino. Deixamos o reino das trevas e passamos a viver no reino da luz. O nosso Salvador iluminou as nossas vidas e agora iluminamos o caminho por onde passamos. Quantas vezes já fomos dormir com o coração triste e abatido? Às vezes por uma palavra dura de um parente, ferindo nossas esperanças e tentando minar nossa motivação; outras vezes por uma crítica injusta de um amigo insatisfeito com a nossa alegria. Na verdade, por trás de tudo isso está o dedo do diabo, que a todo custo deseja nos afastar de Deus e de toda a nossa felicidade. Se você está experimentando uma situação de desânimo, seja por que causa for, vire as costas para o diabo. Assuma a sua posição de cristão, filho do Deus de amor, e siga em busca de suas maravilhosas bênçãos. Deus só tem alegrias para lhedar. Olhe apenas para Ele e ouça apenas a Sua voz.
PR Newswire renova o site para oferecer acesso mais rápido às notícias, informações e instrução
O mercado promissor do 3D
Rafael Farias Teixeira*
Pequenos negócios respondem por mais da metade das vagas criadas
Governo Municipal e professores discutem reajuste salarial
Anunciada a primeira plataforma de trading para créditos de emissão voluntária
Feriado movimentado na política de Santa Cruz
Entre as personalidades vários vereadores, o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda, Flávio Lima prefeito de Toritama, Ernando Silvestre ex-prefeito Santa- Cruzense e Mendoça Filho ex-governador.
Para Edson Vieira esses eventos mostram que sua reeleição está firme “tenho aqui diversas lideranças de Santa Cruz e das cidades vizinhas, que confiam no meu mandato e estão fortes comigo para essa reeleição” afirmou Vieira.
Após a solenidade de entrega da Medalha Pe. Zuzinha os vereadores do município também se juntaram as demais lideranças, e no final da tarde a comitiva prestigiou a procissão de São Miguel e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, e seguiram pelas principais ruas da cidade.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
País já tem 26.449 empreendedores individuais
GOL anuncia voos regulares para Aruba
Dia do Anunciante 29 de setembro
No seu dia a dia, o anunciante pode contratar os serviços de publicitários e profissionais de marketing para orientá-lo quanto a melhor forma de divulgar seu produto ou serviço e da mesma forma, produzir e editar o anúncio. Com isso, o anunciante ganha e muito, pois estes profissionais tem formação e preparação para executar este tipo de serviço.
O anúncio é a melhor forma de divulgar e, portanto de vender um produto ou serviço e é essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela grande ou pequena. É o mesmo que dizer: a propaganda é alma do negócio.
Questões para lá de delicadas
O TRAIDOR
O ex-colaborador vai à forra A demissão de um funcionário problemático pode trazer vários problemas. Ele tenta cooptar a equipe toda a agir contra a empresa. Usa tudo o que sabe sobre a companhia para minar os negócios. E pode até partir para as vias de fato - e depredar o patrimônio. 'O empregado desligado costuma sentir-se um verdadeiro incompetente e tem sua autoestima reduzida', diz a consultora Ana Maria Cadavez. Uma forma de prevenção contra agressões é continuamente dar feedback a todos os colaboradores e prepará-los para o desligamento. 'Muitas empresas deixam aquele funcionário que achava que estava fazendo tudo certo sem a menor ideia do que causou o desligamento', afirma Ana Maria. 'Quando o processo é feito de maneira injusta, a voz do funcionário desligado encontrará eco entre os demais', afirma Fernando Feitoza, da Across. Agora, se mesmo assim o profissional continuar procurando encrenca, a saída é buscar uma empresa especializada em segurança e, em alguns casos, a polícia.
Empregados sentem-se injustiçados com a promoção do colega Mesmo quando a equipe é pequena, empresários passam por apuros não só quando precisam demitir, mas também quando a notícia é boa: a promoção de um profissional. Esse tipo de decisão costuma vir acompanhado de uma montanha de lamentações por parte dos que não foram contemplados. 'As empresas devem explicitar o que elas esperam de um funcionário para oferecer a promoção', afirma o consultor Fernando Feitoza, que atribui à própria companhia a raiz deste tipo de problema. 'Quando há regras claras nos processos de promoção, há pouca discordância', reforça Ralph Chelotti, da ABRH. Quando o promovido passa a ser o gestor direto daquele que se sente injustiçado, a questão fica ainda mais delicada. 'É necessário haver uma conversa aberta, porém cuidadosa, entre as duas partes, para que ambos possam tentar um entendimento', diz Feitoza. A empresa deve explicar as razões da promoção e oferecer aos que se sentem preteridos um plano para o desenvolvimento de suas habilidades.
Um funcionário está tirando proveito pessoal do dinheiro ou da infraestrutura da empresa Fraudes são uma dor de cabeça enorme para as empresas. Para evitá-las, cabe, em primeiro lugar, adotar uma política por escrito, dizendo o que é inaceitável. A avaliação depende do modelo de gestão de cada empresa, diz o consultor Fernando Feitoza. Existe uma linha tênue que separa o comportamento ético do duvidoso. Por exemplo: um funcionário aproveita o expediente para fazer trabalhos não ligados à empresa. Utiliza o computador, o telefone, a impressora e até mesmo o seu tempo para ganhar mais dinheiro. Ele poderia fazer isso tudo utilizando sua infraestrutura pessoal. 'A empresa acaba tendo gastos desnecessários', afirma Feitoza. Se o deslize for leve, a empresa pode dar uma advertência ao funcionário. Agora, se a profundidade da ocorrência for maior, é importante que o empresário busque aconselhamento, seja com seus sócios ou até mesmo chamando um consultor ou investigador externo.
Feche A Porta Para Ouvir Melhor
Um homem entrou em uma cabine telefônica e discou o número de um amigo. Quando seu amigo atendeu a ligação, disse a ele: "Não consigo ouvi-lo. Fale mais alto. Eu não posso ouvir nada". Tudo que seu amigo ouvia era o ruído do trânsito ao fundo. "Feche a porta para que eu possa ouvir" disse ele ao que o estava chamando.
Os estudos sobre Diabetes da Boehringer Ingelheim continuam a avançar
PRNewswire/ -- Seguindo-se
ao comunicado dos dados da Fase II da linagliptina, cedo neste ano, a
Boehringer Ingelheim anuncia agora a conclusão da Fase III dos testes
clínicos cruciais da linagliptina. A empresa confirmou que os
primeiros resultados da Fase III do programa de testes clínicos,
suportou consistentemente a eficácia e o perfil de segurança
favoráveis já observados nos estudos investigativos anteriores, como
os dados da Fase II, que mostraram resultados significativos na
redução da hemoglobina A1c (HbA1c)-(-0,73 por cento, dose de 5 mg) e
um perfil de segurança comparável a placebo.
A linagliptina pertence à classe dos inibidores DPP-4, e está sendo
desenvolvida como um comprimido de dose única diária via oral, para
pacientes com diabetes Tipo 2. Os cinco testes clínicos cruciais da
Fase III incluíram mais de 4.000 pacientes em mais de 40 países do
mundo. O objetivo primário destes estudos era avaliar a eficiência e
o perfil de segurança da linagliptina por si mesmo e em combinação com
tratamentos para diabetes comumente usados, incluindo a metformina,
as sulfoniluréias e as tiazolidinedionas (TZDs). O programa total de
testes clínicos da linagliptina inclui estudos de longo prazo, e
também estudos para medir o uso seguro e eficiente da linagliptina em
pacientes com diabetes Tipo 2 com insuficiência renal. Resultados
completos dos testes da Fase III serão apresentados em congressos
científicos internacionais de 2010 em diante.
O Professor Anthony Barnett, Professor de Medicina e Diretor Clínico
do Departamento de Diabetes e Endocrinologia, Heart of England NHS
Foundation Trust, de Birmingham, Reino Unido, comentou: "A cada dez
segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes. Não
pode ser suficientemente enfatizado que a pesquisa precisa enfocar o
tratamento efetivo da doença, evitando complicações inerentes à
doença e retardando sua progressão. O medicamento precisa ser de fácil
ingestão, boa tolerabilidade, com baixo risco de interação
droga-droga e baixo risco de efeitos colaterais, incluindo ganho de
peso e hipoglicemia. Os inibidores DPP-4 pertencem a uma nova classe
de tratamentos farmacológicos, que parecem ter muitas vantagens sobre
as terapias tradicionais."
Em Taquaritinga, mais uma ação do CRAS nas Comunidades
Estas ações são destinadas as pessoas e famílias do município em situação de risco e vulnerabilidade pessoal bem como social, cujos vínculos afetivos e familiares estejam fragilizados.
Segundo a psicóloga do CRAS Marta Duque essa iniciativa do centro ir até as localidades é de suma importância. ”Esta é a verdadeira proposta do CRAS, estar próximo do povo trazendo benefícios sociais aos munícipes”, disse.
Um destaque foi à caravana do sorriso que esteve presente em um stand oferecendo palestras sobre a escovação e conscientizando todos sobre a prevenção de doenças bucais. Também fizeram a aplicação de flúor, visitas domiciliares e distribuições de kits de higiene bucal do programa Brasil Sorridente.
“São muito boas essas ações nas comunidades, pois não precisamos ir até a sede em busca de benefícios. Hoje mesmo trouxe minha filha para tirar identidade, CPF e carteira de trabalho”, completou Maria do Carmo 44, residente do sítio Capoeira da Roça.
A jornada de trabalhos terminou com apresentações culturais, rodas de capoeira e gincana entre os alunos da Escola Municipal Chefe Leandro e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
Asserpe premia os melhores do rádio e da televisão
O 8º prêmio ASSERPE premiou ontem os três primeiros colocados entre os profissionais – atendimento, mídia e criação – receberam certificado ouro, prata ou bronze. Produtoras, agências e respectivos clientes receberam troféu (ouro, prata ou bronze). Os agraciados com o ouro disputaram entre si quem saiu da festa com o prêmio máximo da noite, o Grand Prix, que consiste em passagem, hospedagem e inscrição no Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Entre os estudantes de comunicação social, os primeiros colocados receberam troféu e certificado – que também foram entregues às respectivas instituições de ensino.
Além de premiar profissionais e estudantes de comunicação social, o Prêmio Asserpe de Rádio e Televisão reconheceu este ano o talento e a contribuição dada à comunicação por três importantes profissionais.
A premiação teve como mestres de cerimônia os radialistas Tereza Cristina e Jeferson Pereira (o “Danadão”), da Rádio Recife FM. A apresentação musical ficou a cargo da banda Nós 4. Quem assinou a ambientação da Rose Beltrão foi o decorador Júlio Baltar.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA REVISTA DESFIO'S JÁ NAS BANCAS
Vem ai, o Fest Jovem
O evento vem gerando uma grande expectativa entre o público evangélico, e principalmente por aqueles que admiram os Grupos Quatro por Um e Sacrifício, e por todos aqueles que freqüentam os eventos do Ministério Gospel Night, que reúne mais de Quatro Mil pessoas. Esta expectativa está sendo gerada, pois é o primeiro evento gospel após a reforma do Olimpo, onde já se realizou grandes shows evangélicos como as gravações de DVD da Banda Oficina G3, do Grupo Voices, do cantor Kleber Lucas, além de apresentações da Banda Catedral.
Mais estudantes exploram a Europa viajando de trem
SORRIR NO TRABALHO É O MELHOR NEGÓCIO
DIA DA LEI DO VENTRE LIVRE 28 DE SETEMBRO
Calma Na Hora Da Tormenta
Uma boa opção em São Paulo para o feriado de 12 de Outubro
domingo, 27 de setembro de 2009
Sorrir, O Melhor Remédio
A Mágica de Walt Disney ganha vida no novo Museu de São Francisco, que será inaugurado em 1 de outubro de 2009
Dinamarca lança plataforma da Internet sobre mudanças climáticas com o Google
THAMYRES, MUSA ELEITA DO YPIRANGA
As finalistas foram:
1ª colocada: Thamyres Carvalho
2ª colocada: Lêda Rodrigues
3ª colocada: Rosa Mística
A Revista Zíper agradece aos amigos que fizeram com que o evento fosse um sucesso: Marcondes Moreno, Rota do Mar, Pontes Têxtil, O Boticário, Oséas Moraes, B & F Computadores, Tintas Quimilson, Iska Viva, Floricultura São Miguel, Sport Company, Moda Center Santa Cruz, Erbe Produções e Eventos e Prefeitura Municipal.
Como está o seu sono?
“É sempre bom evitar café, álcool e cigarro, principalmente nas seis horas que antecedem o sono. Dormir durante o dia também atrapalha. Se for para fazer isso, o ideal é que seja depois do almoço, e mesmo assim não por mais de meia hora”, diz Rosa. Mas os inimigos da boa noite de sono às vezes não são óbvios: hábitos aparentemente saudáveis, como ir para a academia depois do trabalho e assistir à televisão antes de dormir, podem ser suficientes para estragar a sua noite.
Descubra a quantidade de horas de sono necessárias para você – e respeite esse tempo. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas para descansar totalmente.
Ter horários regulares é o primeiro passo.
Fazer exercícios físicos durante o dia ajuda a relaxar à noite.
Duas horas antes de dormir, troque o computador e a televisão por um livro.
Tome um banho morno antes de deitar.
Prepare um ambiente confortável e escuro para dormir.
Se você ronca durante a noite, vale a pena tentar mudar de posição ou levantar a cabeceira da cama. “Como o ronco pode ter diferentes causas, não é sempre que vai funcionar. Mas em alguns casos ajuda”, afirma Rosa.
O que evitar:
Evite álcool, café e cigarro seis horas antes de dormir.
Após o fim da tarde, os exercícios físicos deixam de ser bons para o sono e passam a ser prejudiciais. “Eles aumentam a temperatura do corpo e não deixam a pessoa relaxar. É o efeito oposto ao de um banho morno”.
Alimentos pesados à noite podem causar refluxo. O ideal é fazer a última refeição do dia no máximo uma hora antes de deitar.
Procure não fazer atividades estressantes à noite.
Se nenhuma dica funcionar, não fique rolando na cama. Quando tiver insônia, é melhor levantar e fazer uma atividade relaxante enquanto o sono não vem.
Bala perdida? Nunca mais
Guilherme Rosa
Um sistema de captação de som que permite “ouvir” todos os disparos da cidade e descobrir sua origem em poucos segundos. Assim é o ShotSpotter, que já existe em 45 cidades americanas e tem ajudado a melhorar a eficiência policial. Com a ajuda desse “big brother” sonoro, a polícia poderá saber onde estavam as armas usadas – o que ajuda a investigar as ocorrências e encontrar os suspeitos. Tiroteios podem até continuar acontecendo e inocentes talvez ainda morram à toa, mas a nova "arma" na luta contra a violência nos grandes centros urbanos tem dado mais resultados que a maioria das iniciativas adotadas pela polícia nos últimos tempos. Em Los Angeles, o número de homicídios caiu 40% na região onde a tecnologia foi usada. A informação é de um dos diretores da empresa que inventou o sistema. Ele esteve no Brasil para tentar convencer as autoridades a adotá-lo. “Estamos conversando com os governos estaduais e pensando em projetos específicos para as cidades brasileiras”, afirma James Beldock. “Estivemos com os governos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Ceará”. O mapeamento dos disparos é feito por sensores distribuídos por vários pontos da cidade como antenas de celular. Eles conseguem captar qualquer barulho de tiro nas redondezas, diferenciando seu som de outros parecidos, como o de fogos de artifício e escapamento de motos. Quando um disparo ocorre, três sensores diferentes permitem fazer uma “triangulação”, dando coordenadas precisas sobre a origem do tiro. Isso permite calcular a exata posição do atirador. O sinal é enviado à delegacia mais próxima e aos carros policiais em patrulha na região. Segundo o diretor, a informação demora em média cinco segundos em todo o percurso. Uma das principais vantagens do ShotSpotter é a polícia ficar sabendo imediatamente do crime e não precisar esperar por denúncias. “A velocidade da informação pode salvar uma vítima ou prender o criminoso, diminuindo o índice de crimes na região”, diz. Somente nos últimos cinco meses, 57 pessoas foram baleadas e sobreviveram porque o resgate chegou mais rápido ao local. Além disso, o sistema permite à polícia concentrar seus recursos de repressão ao crime de acordo com os dados sobre os tiros que foram realmente disparados. “Sabemos que nos EUA, só 20% dos tiros são denunciados à polícia. Isso quer dizer que 80% do problema é desconhecido”. Lugares com menores índices de denúncias nem sempre são os mais seguros. O que ocorre é que quem convive com disparos de forma mais frequente acaba denunciando menos. Com a tecnologia, a polícia poderia se planejar com um mapa real da incidência de crimes. Até o final do ano passado, o ShotSpotter não podia ser exportado para outros países, ele era considerada pelo governo norte-americano como um item militar. Com a autorização do governo, a empresa busca novos mercados, como a Inglaterra e o Brasil. “O Brasil tem graves problemas de segurança pública. Esperamos fechar o negócio com algum estado do país até o final do ano”, diz o diretor. Mas não é só a criminalidade que atraiu a empresa para o país. O potencial da economia brasileira também serviu de atrativo: “Queremos instalar uma fábrica do ShotSpotter no Brasil e usar o país como base de nossas atividades em toda a América Latina”.