terça-feira, 30 de novembro de 2010

Polícias e Secretaria da Fazenda realizam operação em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Nazaré da Mata





Duzentos policiais civis e militares e ainda 30 auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Pernambuco realizam na manhã desta terça-feira (30) uma operação para cumprir 21 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão em três cidades do interior de Pernambuco. A operação chamada Zona Franca, tem como objetivo desarticular um grupo de pessoas suspeitas de práticar crimes de falsificação de notas fiscais e constituição fraudulentas de empresas, com atuação nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado e Nazaré da Mata, na Zona da Mata.
A ação é concentrada no Pólo de Confecções do Estado, onde segundo a Secretaria da Fazenda, é a zona onde ocorre grande evasão de divisas e fraudes fiscais. As diligências começaram em abril deste ano, a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária(DECOT) e seu Núcleo de Inteligência realizaram toda a investigação.
A polícia ainda não divulgou o número de pessoas presas. Todas estão sendo levadas para a Delegacia Regional de Caruaru. Logo mais as 8h o diretor geral de operações da Polícia Civil, Osvaldo Moraes, vai conceder uma entrevista coletiva na delegacia, onde será feito um balanço preliminar da ação.
Do Blog Opnião

Loja comercializa produtos para tornar a casa mais sustentável

Além de vender itens “verdes”, a empresa ensina os consumidores a montar e testar cada um deles

A Kbane, subsidiária do Groupe Adeo, oferece alternativas para seus clientes transformarem seus lares em locais mais sustentáveis e “eco-friendly”. A empresa francesa trabalha com seis grandes áreas: jardinagem, eficiência energética, interiores saudáveis, água e ar de qualidade, eco-construção e novas energias.
Além de comercializar produtos, a loja também funciona como “laboratório”, mostrando como cada um deles funciona e como podem ser montados. Os itens ainda possuem etiquetas mostrando a distância que percorreram para chegar ali – para assim contabilizar quanto gás carbônico foi expelido no processo de viagem – e outras informações.
A loja também possui um time treinado para tirar dúvidas quanto aos itens e práticas mais verdes para um lar sustentável. A Kbane ainda tem um site com loja virtual para compra de outros produtos para melhoria do lar

Recife vai sediar um dos mais importantes eventos da área de Tecnologia da Informação



O Fórum Nordeste Digital 2010, acontece no Auditório do Sebrae, no
próximo dia 22 de Dezembro. Entre os confirmados está Renato Improta, diretor
executivo de mídias digitais da Accenture; Cássio Bosin Machado,
diretor de operações da Amam Móbile;, Pedro Bicudo, sócio-diretor da
TGT Consult; Lélio Souza, diretor da TOTVS Consulting;, Ronaldo Mota,
Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da
Ciência e Tecnologia,; Paulo Nascimento, diretor comercial, de
marketing e de TI da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Daniel Duarte
da TellFree, principal parceira da Microsoft no Brasil. Além do setor
privado haverá palestras e debates com Secretários de Ciência e
Tecnologia da região.
O Fórum Nordeste Digital 2010 está na primeira edição e traz no
programa temas fundamentais para a área. Entre eles, os desafios do
CIO na adoção de novas tecnologias, data center verde e
sustentabilidade, mobilidade no mundo dos negócios, cloud computing,
Saas e virtualização, web 2.0, redes sociais e marketing digital e
ainda os cenários e os desafios no desenvolvimento de softwares e
serviços. O evento é uma realização da Facto Comunicação e deve
reunir os mais importantes CIOs, diretores e dirigentes de
instituições públicas e privadas. A abertura contará com os principais
Secretários de Tecnologia dos Governos Estaduais. O Sebrae irá
disponibilizar uma sala de "business room" para agendamento de
encontros dos executivos em torno de novos negócios para a região. As
empresas somadas têm um faturamento de mais de R$ 15 bilhões e devem
discutir noivos investimentos na região que mais cresce no país.
O Fórum Digital Nordeste 2010 conta com o apoio da Accenture, TIM,
Sebrae, OI, Azul Linhas Aéreas, SergipeTec, TellFree, Ivensys,
Phone2Business, Elcoma dentre outras. Os consulados da Alemanha e dos
EUA também foram convidados. A parceria de mídia é com a Abraçom,
Aberje, Revistas TI Inside e Teletime, IN Investimentos.


Mais informações pelos telefones 0800 77 15 028 Converge Comunicações (São
Paulo) ou (81) 3328 4350. (Recife)


FONTE:FACTO COMUNICAÇÃO
POR RICARDO ANTUNES

O COMANDANTE É O ESPELHO DA TROPA


Ten.Cel Varêda
"Vencemos. Trouxemos a liberdade para a população do Alemão. Agora é trabalho de busca, procura, prisões e apreensões. Menos resistência."

Mário Sérgio de Brito Duarte, comandante-geral da Polícia Militar, sobre ocupação no Complexo do Alemão


Na qualidade de Oficial Superior de minha querida Polícia Militar de Pernambuco, gostaria de parabenizar todos os policiais e militares que estão neste momento, labutando nas ruas e ruelas do Complexo do Alemão e nas demais áreas criticas do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de devolver a paz aos homens e mulheres de bem das comunidades sitiadas.
Gostaria especialmente de me dirigir ao Exmº Senhor Comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Cel PM MÁRIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE, pela forma como vem conduzindo suas tropas nesse momento histórico para a segurança pública no Brasil. Oficial de extirpe da Força Pública Carioca, o Cel MÁRIO SÉRGIO desde o dia em que assumiu os destinos de sua corporação, demonstra a cada minuto, ser o um comandante que toda tropa gostaria de ter. Oficial íntegro, de um vasto conhecimento profissional e cultural, respeitado e admirado por seus pares e subordinados, e acima de tudo, um apaixonado por sua Polícia Militar e pelas causas da segurança pública.
Desde os primeiros sinais dos conflitos, no início da última semana, o Comandante da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro se manteve na linha de frente, comandando com esmero e firmeza as ações de sua tropa frente aos chefões das atividades criminosas, enfrentando e superando os mais diversos tipos de obstáculos, vencendo todos, para o bem do povo carioca e brasileiro.
Parabéns Cel MÁRIO SÉRGIO. Nós policiais militares brasileiros, agradecemos sobremaneira por esse momento histórico vivido pela PMERJ e pelas demais forças de segurança, presente nos Morros Cariocas. Estamos orgulhosos das ações de suas tropas. Está mais do que provado: qualidade nós temos. Lamentavelmente o que falta é vontade política para enfrentar a problemática da segurança pública.


OTÁVIO VARÊDA
Tenente Coronel da PMPE e Consultor de Segurança.

Secretario de Infraestrutura de Santa Cruz faz o diferencial na administração pública

Secretário Fabiano Glicério

Diferentemente do prefeito Toinho do Pará, e de sua gestão desastrosa, o secretario municipal de infraestrutura de Santa Cruz do Capibaribe Fabiano Glicério, tem mostrado que sabe e quer trabalhar. Prova disso tem sido suas ações dentro da pasta.
Diferentemente de seus antecessores, Fabiano é uma pessoa de mente aberta e de compreensão elevada. Recebe as críticas de forma inteligente e reverte as mesmas em obras e ações.
As queixas e reclamações dos ouvintes nas emissoras de rádio, por exemplo, são transformadas em reparos e obras nos locais citados pelos cidadãos-ouvintes.
Sem mencionar que em relação a decoração natalina, por exemplo, observamos o próprio secretario, juntamente com seus subordinados disponibilizando os enfeites natalinos nos pontos públicos da cidade.
O trabalho diferenciado do secretario vem gerando inveja dentro do governo municipal. E como cita o comunicador Ronaldo Pacas nos microfones da Rádio Vale, essas atitudes podem infelizmente terminar por culminar com sua demissão.
É o eterno carnaval da ´´terra das confecções``. Quem não faz nada tem prestígio e reconhecimento e quem trabalha certinho e quer fazer o bem pela cidade recebe cotoveladas.

Blog do Melqui

Primeira testemunha do ex-prefeito Maia será ouvida quinta feira




Acontece na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, a audição da primeira testemunha do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe-PE e deputado federal José Augusto Maia.
A audição da testemunha, que não teve o nome divulgado ainda, e refere exatamente a polêmica das contas rejeitadas da gestão em que Zé Augusto esteve à frente da Prefeitura Municipal.
A audição começa às 9h da manhã na Casa Doutor José Vieira de Araújo (Câmara Municipal de Vereadores), situada a Rua Manoel Rufino Melo, 100, centro da cidade.


Do Blog do Melqui

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fernando Aragão recebe votos de aplauso no Brejo‏


O Vereador Carga Pesada, apresentou na reunião desta sexta-feira,26, voto de aplauso e congratulações ao Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, o mesmo foi homenageado no Congresso de Vereadores na cidade de Triunfo, Fernando Aragão recebeu das mãos do Presidente da UVP o certificado de administrador modelo de Câmaras Municipais 2010.

Carga Pesada destacou a seriedade com que Fernando Aragão trata o dinheiro publico, sendo a Câmara de Santa Cruz a mais enxuta de Pernambuco e uma das mais enxutas do Brasil, com apenas 11 funcionários.

Outro destaque feito pelo líder da bancada de oposição foi que, o ano passado, Fernando Aragão, devolveu a Prefeitura, um milhão de reais e este ano deverá devolver mais de 700 mil, transformando este dinheiro em obras para o município.

Limpando O Nosso Armazém


Dizem que uma cascavel, quando encurralada, às vezes se
torna tão perturbada que morde a si mesma. Isto é exatamente
o que acontece com aqueles que guardam ressentimentos contra
outras pessoas -- acabam destruindo a si mesmos. Pensamos
que estamos prejudicando a outros, alimentando esses ódios e
rancores no coração, mas, o dano maior é causado contra nós
mesmos. (Michael Verde)


A quem julgamos fazer mal quando demonstramos mau-humor e
grosserias? Quem sofrerá, de maneira especial, os efeitos de
nosso rancor? Quem perderá a paz quando nossa alma estiver
ocupada com os ressentimentos e traumas do passado? Que
utilidade terá para nós um armazém espiritual onde guardamos
as coisas ruins que experimentamos ao longo de toda a nossa
vida?


Os maiores sofredores seremos nós mesmos! As tristezas irão
corroer a nossa alegria, sepultar os nossos sonhos, secar os
nossos ossos. Nosso sorriso perderá o encanto, nossa luz
estará sempre apagada, nosso encanto não terá qualquer cor.
Deixaremos de amar, deixaremos de cantar, deixaremos de
viver.


Se ainda estamos guardando todas essas atitudes danosas no
estoque de nosso armazém espiritual, está na hora de
promover uma grande limpeza. Vamos jogar tudo fora! O prazo
está vencido! Elas não servem para nada a não ser tornar
impura a nossa vida. Vamos nos livrar dessa carga inútil e
arrumar o nosso armazém. Sem aqueles produtos nocivos, temos
agora espaço livre para estocar amor, fé, amizade,
esperança, solidariedade. Vamos enfeitar o nosso armazém com
a presença do Senhor Jesus e deixar as janelas abertas para
que todos que passam por nós, contemplem as nossas bênçãos e
sejam contagiados pela nossa felicidade.
"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito
abatido seca até os ossos" (Provérbios 17:22).


Você já limpou o armazém de seu coração? Pretende começar
agora mesmo?

Distrito de Gravatá do Ibiapina em festa


Com o tema: “Nos 150 anos de História e Fé, rejuvenescemos nossa vocação de peregrinos da caridade” a comunidade de Gravatá do Ibiapina Distrito de Taquaritinga do Norte realiza de hoje (29) a 8 de dezembro sua tradicional festa. Na ocasião também será comemorado os cento e cinqüenta anos de história da comunidade fundada pelo “Apostolo do Nordeste” Padre Ibiapina.
Com grandes inovações o evento este ano trará um diferencial com uma inovadora estrutura montada e atrações escolhidas com muito carinho pelo Governo Municipal e a comunidade para agradar a todos.
Programação:
Dia 29/11 – Abertura do novenário e da exposição Histórica e Religiosa do Distrito desde a fundação até os dias de hoje.

Dia 30/11 – Apresentação da Escola Padre Ibiapina e do Grupo de Teatro de Taquaritinga do Norte.

Dia 01/12 – Apresentação do projeto Social Unidos em Ibiapina e Pastoril.

Dia 02/12 – Show e louvor com a Banda Kairós.

Dia 03/12 – Show com o Padre Joselito Gomes

Dia 04/12 – Show com a Banda Javé Yréh a Banda MPbaião e o grande forrozeiro Bidinga

Dia 05/12 – Lançamento do Livro Gravatá História Viva.

Dia 06/12 – Retreta com a banda Musical Padre Ibiapina

Dia 07/12 – Show com o Padre Ivanildo de Campina Grande e a prata da casa Forró Taquara.

Dia 08/12 – Grande dia da festa a partir das 17h procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas principais vias do lugarejo encerrando com a missa campal. Em seguida grande show com o Padre João Carlos e banda.
Todas as noites acontecerão missa, novena, benção do Santíssimo, bingos e quermesse em frente à igreja.
Compareça a Festa de Nossa Senhora da Conceição em Gravatá do Ibiapina e aproveite para visitar os casarios antigos datados do século passado e a igreja construída no século XIX com altares em madeira feitos em arte barroca.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Taquaritinga esteve presente na Expomunicípios


Entre os dias 24 e 26 de novembro a Faculdade Federal de Pernambuco foi palco da 2ª Edição da Expomunicípios, realizada durante a Reunião regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O evento teve como tema “Educação como um direito de todos” e contou com uma nova organização e um novo formato, que ao invés de instituições estiveram presentes prefeituras de várias cidades de Pernambuco mostrando suas peculiaridades e atrativos.

Por isso a Terra das Dálias não poderia ficar de fora e expôs alguns dos seus potencias para os visitantes, desde o café orgânico, o licor até um folder com vários pontos turísticos e curiosidades de cidade. “Não sabia que Taquaritinga do Norte possuía tantas riquezas naturais e um café de tão boa qualidade tipo exportação”, destacou a professora Cristina Souza que visitou o estande da Dália da Serra.

Paralela a feira aconteceu conferencias, mesas redondas e mini cursos com o objetivo de disponibilizar conhecimentos e promover o desenvolvimento da região. Cada Prefeitura participante contou com toda estrutura de forma gratuita, sendo um grande canal de divulgação pelo grande fluxo de pessoas no evento de várias partes do estado.

O encontro proporcionou amplos debates, com temáticas abrangendo o cotidiano dos municípios-sede, da região e do Brasil, além de resgatar e dar visibilidade às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.

A mesma reunião da SBPC também foi realizada nas cidades de Caruaru e Vitoria de Santo Antão nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco e de outras instituições parceiras.

Para o Prefeito de Taquaritinga do Norte José Evilásio um evento como este é muito importante a participação da Terra das Dálias. “Sabemos os diferenciais que Taquaritinga possui, basta apenas explorar e divulgar, e um evento igual este, onde está presente pessoa de varias partes do estado é o lugar ideal para explanarmos nossas riquezas e atrair turistas”, frisou.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Fumo passivo mata 600 mil por ano, diz OMS


Cerca de 1% das mortes mundiais se devem ao tabagismo passivo, segundo a OMS

LONDRES (Reuters) - Cerca de 1% das mortes mundiais se devem ao tabagismo passivo, o que significa estimados 600 mil óbitos anuais, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

No primeiro estudo mundial já feito sobre isso, os especialistas da OMS concluíram que as crianças são mais expostas ao fumo passivo do que qualquer outra faixa etária, e que cerca de 165 mil delas morrem por causa disso.

"Dois terços dessas mortes ocorrem na África e no sul da Ásia", escreveu a equipe liderada por Annette Pruss-Ustun.

A exposição das crianças à fumaça de cigarros é mais comum dentro de casa, e o problema é agravado pela maior incidência de doenças infecciosas nessas regiões.

Em comentário sobre o estudo na revista Lancet, Heather Wipfli e Jonathan Samet, da Universidade do Sul da Califórnia, disseram que as autoridades deveriam tentar motivar as famílias a pararem de fumar dentro de casa "Em alguns países, lares livres de fumaça estão se tornando a norma, mas isso está longe de ser universal", escreveram.

Os pesquisadores examinaram dados de 192 países, colhidos desde 2004, e empregaram um modelo matemático para estimar o número de mortes e o número de anos de vida saudável que são desperdiçados.

Em 2004, em nível mundial, estavam expostos ao fumo passivo 40 por cento das crianças, 33 por cento dos homens não-fumantes e 35 por cento das mulheres não-fumantes.

Isso teria provocado 379 mil mortes por doenças cardíacas, 165 mil por infecções respiratórias, 36,9 mil de asma e 21,4 mil de câncer de pulmão. A isso se somam 5,1 milhões de mortes anuais atribuídas ao uso direto do tabaco.

Entre crianças, as mortes pelo fumo passivo se concentram nos países de baixa e média renda. Entre adultos, elas se distribuem de forma mais homogênea.

Nos países mais ricos da Europa, por exemplo, foram registradas apenas 71 mortes infantis por causa do fumo passivo, e 35.388 mortes de adultos. Na África, foram 43.375 mortes infantis e 9.514 adultas.

Pruss-Ustun defendeu que os países cumpram a Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, que inclui maior taxação sobre cigarros, embalagens menos atraentes, proibição da publicidade e outras medidas.

Só 7,4 por cento da população mundial vive em áreas com leis rígidas contra o fumo, mas nem sempre elas são suficientemente fiscalizadas.

Por Kate Kelland

CDL promove concurso de vitrine com foco nos festejos natalinos


A CDL Santa Cruz do Capibaribe visando o engrandecimento do lojista, e há 18 anos lutando pelo progresso e desenvolvimento econômico da cidade, através do aprimoramento do segmento da indústria e do comércio, promove nestas festas de Natal e Fim de Ano o concurso de vitrine de natal.
O concurso consiste em incentivar o comércio a apresentar-se de forma harmoniosa e atrativa ao cliente nesse período, e tem como objetivo fazer com que os empresários santa-cruzenses, mantenham as vitrines de suas lojas decoradas, de forma diferenciada, propondo uma identidade festiva e condizente com o perfil da empresa.
Assim, atraindo visitantes para movimentar o comércio durante o período que antecede o Natal. O concurso é aberto a participação de todas as empresas da cidade, associadas da entidade ou não.
Veja os itens que serão julgados:
Criatividade e beleza:
- Diversidade de materiais utilizados para a confecção do cenário vitrine;
- Aproveitamento e iluminação para a criação do cenário vitrine ou destaque de produtos;
- Harmonia e cores;
- Cuidado com o acabamento;
- Limpeza geral do espaço vitrine.
Originalidade e inovação:
- Desenvolvimento do tema de Natal;
- Aproveitamento de produtos da loja na composição da vitrine ou no tema desenvolvido;
- Utilização de materiais de decoração ecologicamente corretos ou quem possam ser reciclados ou reaproveitados;
- Utilização de materiais inusitados na composição da vitrine;
Apelo comercial:
- Proposta comercial e perfil adequado, ou seja, a vitrine mais vendedora (atrativa).
Linguagem visual:
- Apelo promocional, adequação ao público alvo e a comunicação visual adequada.
Originalidade:
- Material utilizado para execução da vitrine, relação entre o produto e o apelo visual proposto.
PREMIAÇÃO
1° lugar: R$ 600,00;
2° lugar: R$ 300,00;
3° lugar: R$ 150,00.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Equipe da Rota do Mar prepara novo catálogo



A Rota do Mar buscando sempre a inovação e a reciclagem das tendências e de suas coleções já prepara seu novo catálogo de inverno.

Nos dias 11 e 12 de Fevereiro a equipe esteve em Serra Negra(Bezerros) fazendo as fotos para o próximo catálogo Rota do Mar Coleção Inverno. Aguardem e confiram.

Equipe Rota vai aos Estados Unidos em pesquisa

Próximo dia 1º de março uma equipe da Rota do Mar estará viajando aos Estados Unidos para mais uma viagem de pesquisa.
O grupo contará com o diretor Arnaldo Xavier além do estilista Nildo Pessoa, do designer Inailson Gomes(Billú) e o supervisor de lojas Adilson Silva. E o resultado você confere em breve nas coleções Rota do Mar.

Rota do Mar investe em tecnologia

A Rota do Mar acaba de receber a mais nova máquina de corte da atualidade. Tornando-se assim a empresa com maquinário mais moderno de Pernambuco no setor.
Com isso o corte passa a ser automatizado. A máquina é a única no estado de Pernambuco e a segunda no nordeste. Com esse investimento ganha o consumidor que conta agora com mais qualidade ainda na produção dos produtos Rota do Mar.-


Assessoria de Imprensa

Revista Desafio's recebe certificado Top 100


O Blog da Revista Desafio's está de parabéns por receber o certificado Top 100 que classifica este Blog entre os 100 melhores do Brasil.
Nossos agradecimentos a Deus e aos internaltas que acessam diariamente e que votaram para que conquistássemos tamanho Prêmio, que compartilhamos com os demais Blog's de Santa Cruz do capibaribe e região.

Dia 10 de dezembro a MM Produções realizará mais um Santa Cruz Antiga

Tony Marciel de volta ao Santa Cruz Antigo
O projeto Santa Cruz Antiga, que acontece em Santa Cruz do Capibaribe-PE e é produzido por Marcondes Moreno Prroduções, terá sua 3ª edição realizada no dia 10 dezembro, numa sexta feira, onde o público terá oportunidade de mais uma vez, passar uma agradável noite ao som de três grandes atrações:
BANDA FEEDBAK (Banda base, que acompanha os convidados e faz o resgate musical do projeto).
TUCA ALMEIDA (Cantor de grande experiência nos bares da vida, que faz uma viagem perfeita na MPB).
TONY MACIEL (Artista versátil que interpreta canções nacionais e internacionais, fazendo um desfile musical com várias vozes. Tony Maciel volta para dar oportunidade as pessoas que não compareceram devido as chuvas na 1ª edição)
Outra mudança será no local do evento. Mesmo permanecendo na Avenida Padre Zuzinha, passará a acontecer em frente ao restaurante Boca Mole, onde a estrutura poderá ser montada mais cedo, além do espaço muito mais amplo para receber o grande público.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Megaexposição sobre água na Oca começa nesta sexta-feira (26)



A exposição Água na Oca ocupa 8.000 m²; clique aqui para ver imagens da mostra

Aquários reais e virtuais, fotografias, instalações e obras de arte revelam a importância da água para o planeta em uma megaexposição de 8.000 m² no pavilhão da Oca, no Ibirapuera, em São Paulo, a partir desta sexta-feira (26).

Água na Oca foi idealizada e realizada pelo Instituto Sangari, responsável por exposições como Darwin e Einstein, e tem parceria com o Museu de História Natural de Nova York. A temática teve origem na mostra Water: H2O = Life, apresentada em 2007, no prédio no Central Park West. Segundo o curador Marcello Dantas, no entanto, a versão brasileira é quase dez vezes maior do que a americana em termos de espaço, diversidade e alcance.

Durante os cinco meses em que permanecerá em São Paulo, Água na Oca realizará também palestras, workshops e um extenso programa educacional, voltado para toda a rede de ensino.

Temas

A mostra é dividida por temas, de acordo com cada andar do pavilhão da Oca. No térreo, o visitante encontra o Mundo d’Água, que aborda as relações entre a água, a vida e o planeta, suas propriedades, problemas e potenciais. Nesse espaço é possível conhecer as diferentes relações entre a água e os seres vivos, desde aqueles que vivem no mar, quanto os que sobrevivem em condições de escassez do recurso.

O andar também tem como atração uma faixa de aquários com mais de 60 espécies de peixes que vivem em sete ecossistemas diferentes. É possível conhecer espécies que habitam o Rio Negro, cursos d’água da floresta de Sumatra e a bacia do Congo, por exemplo.

A exposição também aborda as ameaças da pesca predatória e algumas iniciativas para contê-la, como a adoção de períodos de defeso (proibição da pesca durante o período do ano em que há reprodução e desenvolvimento dos animais).

O primeiro andar tem como destaque a fúria das enchentes. Os visitantes serão conduzidos por uma instalação que simula uma casa durante uma tempestade e a ameaça da enchente.

No segundo andar, chamado de A Última Fronteira, a grande atração é a zona abissal, localizada no fundo do oceano. Nesse espaço, um vídeo levará o espectador a diferentes lugares, desde os conhecidos recifes de coral até as partes mais obscuras do oceano. As janelas redondas da Oca também terão imagens em computação gráfica de espécies das profundezas do mar.

Arte

O subsolo da OCA é o andar dedicado às obras de arte que envolvem água. Denominado Desaguar, esse piso apresenta cinco obras que foram comissionadas a artistas brasileiros: a dupla Leandro Lima e Gisela Motta, Sonia Guggisberg, Laura Vinci, Márcia Xavier, e o trio Rejane Cantoni, Raquel Kogan e Leonardo Crescenti. Ainda há dois artistas convidados: Claudia Jaguaribe, que explora o potencial artístico de fotografias, e o londrino William Pye, que participará com cinco de suas esculturas chamadas “Water Sculptures”.

Uma parceria foi firmada com o Instituto Goethe e possibilitou a exibição de vídeos de artistas internacionais cuja obra tem a água como protagonista. São eles: Thomas Demand, a dupla Floris Schönfeld e Michael Sewandono, Christine de la Garenne, Gianfranco Foschino, Laura Glusman e Agnes Meyer-Brandis.

Empresas

Água na Oca é apresentada pela IBM e pela Petrobras. O projeto é uma iniciativa do Movimento Cyan, da Ambev, e conta com o patrocínio do Bradesco, além de copatrocínio de Volkswagen e Tejofran.

No espaço interativo da IBM, denominado Por trás de cada gota, serão apresentados diversos projetos relacionados à água que utilizam a inteligência e a tecnologia da empresa. Em outro ambiente, o Movimento Cyan descreve em painéis exemplos simples de economia de água.



Exposição Água na Oca

De 26 de novembro de 2010 a 8 de maio de 2011

Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca)

Av. Pedro Álvares Cabral, S/Nº – Portão 3, Parque do Ibirapuera, Vila Mariana, São Paulo

HORÁRIOS

Terças, quartas e sextas-feiras: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)

Quintas-feiras: das 9h às 21h (bilheteria até as 20h)

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h (bilheteria até as 19h)

Não abre às segundas-feiras e excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2010 e em 1º de janeiro de 2011.

INGRESSOS

Inteira: R$ 20,00

Estudantes e professores com comprovantes: R$ 10,00 (meia-entrada)

Menores de 7 e maiores de 60 anos com documento não pagam.

No último domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

AGENDAMENTO PARA ESCOLAS

Diverte Cultural: 11 3883-9090

exposicao@divertecultural.com.br

Escolas particulares agendadas: R$ 15 por aluno*

* Inclui visita guiada por monitores especializados, horário reservado para visita e atividade no Laboratório de Aprendizagem, material do aluno para cada um dos participantes e três horas de curso de formação com material de apoio para os professores.
Escolas públicas agendadas são isentas de pagamento.

Do UOL Ciência e Saúde

Conselho Federal de Medicina divulga recomendações para quem vai viajar de avião


Doenças pré-existentes, mudança de rotina na ingestão de remédios e imobilidade são fatores que aumentam o risco de morte súbita no avião

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulga, nesta sexta-feira (26), recomendações a médicos, passageiros e tripulantes de empresas aéreas. São advertências que podem evitar o agravamento de quadros de saúde pré-existentes durante os voos.

A iniciativa surgiu após a criação, este ano, da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial, que tem como objetivo aumentar a segurança da população que usa o transporte aéreo.

O documento será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à Infraero, à direção das companhias aéreas, aos sindicatos das empresas de transporte aéreo e às entidades de representação das agências de viagem. As recomendações também serão repassadas aos Conselhos Regionais de Medicina e outras entidades médicas (sindicatos, associações e sociedades de especialidades) e aos departamentos de tratamento fora de domicílio, vinculados às Secretarias Estaduais da Saúde.

"É preciso que o profissional esteja ciente das recomendações que devem ser feitas a cada um dos passageiros/pacientes, segundo seu quadro clínico”, explicou o coordenador da Câmara Técnica Frederico Henrique de Melo.

As recomendações são baseadas na cartilha Doutor, posso voar?, preparada pela Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. Apesar de os conselhos serem simples, o coordenador lembra que é sempre importante ouvir a opinião do médico em caso de dúvidas.

A decisão do grupo foi motivada por vários fatores relacionados à segurança em saúde no setor aeronáutico, como o aumento do número de passageiros na proximidade das férias e das festas de fim de ano. Também se considerou o número de pacientes portadores de doenças graves que utiliza o transporte aéreo para tratamentos em outras cidades do país e do exterior ou retorna para casa de avião após tais cuidados.

A partir dos relatos das companhias, o Conselho informa que há um caso de morte súbita a bordo em cada grupo de 5,7 milhões de passageiros. Fatores como doenças pré-existentes e alteração da rotina de ingestão de medicamentos para doenças já estabelecidas, além da imobilidade e o tempo de voo, contribuem para essas ocorrências.

De acordo com a Infraero, embarcam no país 125 milhões de pessoas por ano. Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apontam que em todo o mundo o número de passageiros que voaram, em 2009, ultrapassou 2,5 bilhões.

Do UOL Ciência e Saúde

Médicos dizem ter curado leucemia com células-tronco de cordão umbilical


Berlim, (EFE).- Médicos alemães afirmam ter curado completamente pela primeira vez leucemia linfoblástica com transplante de células-tronco do próprio cordão umbilical de uma paciente de nove anos de idade.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo banco de cordões umbilicais alemão Vita 34, uma empresa fundada em 1997 por médicos da cidade germânica de Leipzig.

Com base nas informações da empresa, a doença foi diagnosticada em uma menina alemã de três anos e, após receber tratamento de quimioterapia, comprovou que sua única possibilidade de sobrevivência era um transplante de células-tronco.

"A esperança de vida da paciente se reduzia para três meses sem um tratamento de células-tronco", explica em comunicado o médico Eberhard Lampeter, diretor médico de Vita 34, quem comentou que as células cancerígenas haviam alcançado já o cérebro.

Acrescentou que os pais da pequena no momento de seu nascimento decidiram conservar seu cordão umbilical, do qual extraíram as células-tronco necessárias para o transplante.

Vita 34, o mais antigo e maior banco de cordões umbilicais da Alemanha, ressaltou que até agora 75 mil pais utilizam seus serviços.

Lampeter destacou que 15 crianças, entre elas seis com danos cerebrais, foram tratadas até agora com células-tronco de seus cordões umbilicais.

A empresa centraliza suas investigações no envelhecimento, multiplicação e reprogramação das células-tronco, assim como no desenvolvimento de novos tratamentos baseados em células-tronco para tratar o diabetes de tipo 1, danos cerebrais e doenças cardíacas.

Vazamento Perigoso


Os jornais noticiaram, alguns anos atrás, que peixes estavam
morrendo no Rio Reno. Foi descoberto que cerca de 150
quilogramas de inseticida haviam vazado de uma barcaça. Só
uma quantidade minúscula era suficiente para matar o peixe.
Semelhantemente, um pouco de ódio é capaz de contaminar
nossas almas. (Vernon Elmore)


Estamos nós permitindo que o ódio contamine nossos corações?
Estamos deixando que as dúvidas sufoquem nossa fé? Estamos
sucumbindo diante das aflições, consentindo, assim, que
morram as nossas esperanças? Estamos permitindo que o
inseticida espiritual deste mundo impeça a nossa salvação
eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor?


Vamos responder "não" a todas essas perguntas. Vamos pedir a
Deus que nos revista de Sua armadura e nos proteja contra os
vazamentos da barcaça do pecado que percorre o mundo. Vamos
deixar que o Espírito Santo nos revista de força e poder, de
confiança e determinação, de pureza e obediência. Queremos
andar com Deus, queremos receber as Suas maravilhosas
bênçãos, queremos experimentar a verdadeira felicidade que
Ele nos prometeu.


Nós já ouvimos alguém dizer que o que nos faz tropeçar não é
uma grande rocha, mas, uma pequena pedra. Da mesma forma,
uma pequena mentira, um pequeno rancor, uma pequena atitude
mesquinha, uma pequena palavra proferida de forma ofensiva,
uma pequena indiferença ao chamado de Deus, são capazes de
tirar a nossa paz, de apagar o nosso brilho, de construir um
abismo entre nós e o Senhor.


Algumas pessoas chegam a brincar: "Meus pecados são tão
pequeninos que ninguém percebe". Há um famoso político que
se gaba disso dizendo: "Uns quinze minutos no purgatório e
estou pronto para ir para o Céu". Mas, será isso verdade?
Assim como um pouco de inseticida pode matar um peixe, um
pequeno pecado pode matar a nossa vida espiritual e o nosso
relacionamento com o Pai celestial.


Portanto, procuremos andar na presença do Senhor, segurando
em Sua mão e pedindo a Ele que nos proteja de todos os
vazamentos pecaminosos que conduzem à morte espiritual.

"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a
porção das iguarias do rei..." (Daniel 1:8)

Varejo prevê melhor Natal desde 2007, diz Instituto do desenvolvimento do Varejo



A previsão é de crescimento de 11,1% nas vendas

O faturamento das principais redes varejistas no Natal deste ano deve ser o maior desde 2007. A previsão é de um crescimento em dezembro de 11,1% das vendas reais, descontada a inflação medida pelo IPCA, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A estimativa foi apurada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) com 35 das principais varejistas instaladas no País, como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Renner, C&A, Riachuelo, Telhanorte, C&C Casa e Construção, Leroy Merlin, Drogasil, Lojas Cem e Ponto Frio.

Em dezembro, as vendas do varejo serão puxadas pelo segmento de bens duráveis, como móveis, materiais de construção, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com alta de 16,7% sobre igual mês de 2009, de acordo com o IDV. Já as vendas de bens não duráveis, como alimentos, produtos farmacêuticos e perfumaria, devem avançar 9,1%. Para a venda de bens semiduráveis, como vestuário e livraria, a estimativa é de alta de 7,7% do faturamento.

"Esse números refletem o momento econômico e a maturação dos recentes investimentos das redes varejistas", diz o economista do IDV, Marcelo Waideman. Esse otimismo está levando as redes varejistas a ampliarem o contingente de empregados, que deve ser acrescido em 27% com as contrações temporárias, especialmente para as vendas de final de ano. Deste total, a entidade estima que pelo menos 10% continue nas empresas após o período temporário.

Apenas para os meses de outubro, novembro e dezembro, o faturamento real das varejistas aponta para um crescimento de 11,1% sobre o mesmo intervalo do ano passado. Esse resultado reflete uma aceleração frente à receita obtida pelas varejistas entre abril, maio e junho (5,2%), assim como entre julho, agosto e setembro (6,2%), ambos na comparação com os mesmos meses de 2009.

Segundo o instituto, os números refletem a confiança dos consumidores com o atual momento econômico, as condições favoráveis de concessão de crédito e a elevação da renda, resultante do aumento dos empregos formais. Para novembro, os associados preveem um aumento de 11,8% das vendas, lideradas por bens duráveis (+16,5%), não-duráveis (+11,2%) e semiduráveis (+8,8%).

As varejistas mantêm-se otimistas com as vendas para 2011, porém estimam uma desaceleração frente ao ritmo observado este ano. Com base nas projeções para os meses de novembro e dezembro, o faturamento real do varejo deverá encerrar 2010 com incremento de 7,8% sobre 2009. Apenas para janeiro, a receita deverá avançar 8,3%. Para o acumulado do próximo ano, o instituto não divulgou projeções.

Agência Estado

CDL promove concurso de vitrine com foco nos festejos natalinos


A CDL Santa Cruz do Capibaribe visando o engrandecimento do lojista, promove nestas festas de Natal e Fim de Ano o concurso de vitrine de natal.


O concurso consiste em incentivar o comércio a apresentar-se de forma harmoniosa e atrativa ao cliente nesse período, e tem como objetivo fazer com que os empresários santa-cruzenses, mantenham as vitrines de suas lojas decoradas, de forma diferenciada, propondo uma identidade festiva e condizente com o perfil da empresa.


Assim, atraindo visitantes para movimentar o comércio durante o período que antecede o Natal. O concurso é aberto a participação de todas as empresas da cidade, associadas da entidade ou não.

Criatividade e beleza:


- Diversidade de materiais utilizados para a confecção do cenário vitrine;

- Aproveitamento e iluminação para a criação do cenário vitrine ou destaque de produtos;

- Harmonia e cores;

- Cuidado com o acabamento;

- Limpeza geral do espaço vitrine.

Originalidade e inovação:

- Desenvolvimento do tema de Natal;

- Aproveitamento de produtos da loja na composição da vitrine ou no tema desenvolvido;

- Utilização de materiais de decoração ecologicamente corretos ou quem possam ser reciclados ou reaproveitados;

- Utilização de materiais inusitados na composição da vitrine;

Apelo comercial:

- Proposta comercial e perfil adequado, ou seja, a vitrine mais vendedora (atrativa).

Linguagem visual:

- Apelo promocional, adequação ao público alvo e a comunicação visual adequada.

Originalidade:

- Material utilizado para execução da vitrine, relação entre o produto e o apelo visual proposto.

PREMIAÇÃO

1° lugar: R$ 600,00;

2° lugar: R$ 300,00;

3° lugar: R$ 150,00.

Mais informações: (81) 3731-2850

Taxa de desemprego cai a 6,1% em outubro, afirma IBGE


O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,345 milhões de pessoas em outubro de 2010, com variação positiva de 0,3% ante setembro
A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,1% em outubro, ante 6,2% em setembro, divulgou hoje o instituto. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego de outubro é a menor mensal da série histórica.

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam taxa entre 5,90% e 6,40%. A mediana das expectativas estava em 6,10%. Em outubro do ano passado, a taxa havia sido de 7,5%. O rendimento médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores registrou variação positiva de 0,3% em outubro ante setembro e alta de 6,5% na comparação com outubro do ano passado.

Número de ocupados sobe 0,3% em outubro
O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,345 milhões de pessoas em outubro de 2010, com variação positiva de 0,3% ante setembro e aumento de 3,9% ante outubro do ano passado. Já o número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) chegou a 1,444 milhão, com queda de 2,4% ante setembro e recuo de 17,6% em relação a outubro de 2009.

O IBGE informou ainda que a massa de renda média real (descontada a inflação) habitual dos ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou R$ 34,3 bilhões em outubro, com alta de 0,8% ante setembro e aumento de 10,8% em relação a outubro do ano passado.

Já a massa de renda média real efetiva dos ocupados chegou a R$ 34,1 bilhões em setembro, com alta de 1,0% ante agosto e aumento de 11,1% na comparação com setembro do ano passado. O rendimento médio real efetivo sempre se refere ao mês anterior ao da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

Da Agência Estado

Deixe de lado os 10 mitos mais famosos sobre nutrição


As especialistas em nutrição Wendy Repovich e Janet Peterson, membros do American College of Sports Medicine, expuseram durante a 11ª Conferência Anual de Saúde e Fitness da entidade, dez mitos relacionados à nutrição. Alguns são conselhos transmitidos de geração em geração.

1. Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico.

Altos níveis de glicose não são o que causa diabetes. A doença é causada pela resistência do corpo à insulina. Alimentos com alto índice glicêmico podem causar picos no nível de glicose, mas isso é apenas um indicador da presença de diabetes, não a raiz do problema.

2. Comer imediatamente após o trabalho muscular irá impulsionar a recuperação.

Atletas de resistência (endurance) precisam ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para repor os níveis de glicogênio, e uma pequena quantidade de proteína para acentuar essa reposição. Isso pode ser feito bebendo um achocolatado desnatado ou um isotônico. A proteína nesse momento não irá ajudar a construir músculos, então, para atletas de força (trabalho anaeróbico), não é preciso comer imediatamente após seu treinamento.

3. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar comer fibras.

Há dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis. Apenas esta última pode ser fonte de problemas. As fibras solúveis, no entanto, encontradas na maioria dos grãos, são absorvidas mais facilmente pelo corpo e podem ajudar as pessoas com a síndrome a prevenir constipações.

4. Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular.

A menos que o corredor faça um treino significativo com peso, a proteína extra não terá nenhum efeito. Mesmo uma exigência maior do nutriente em função do treino pode ser suprida facilmente pela alimentação.

5. Suplementos vitamínicos são necessários para todo mundo.

Com uma alimentação variada em frutas, vegetais e grãos integrais, quantidades moderadas de proteína magra e quantidade adequada de calorias, não há por que tomar suplementação. Os suplementos vitamínicos são recomendados para gestantes e pessoas com distúrbios nutricionais.

6. Evitar álcool. Moderação é a chave.

Todo álcool é um anticoagulante, e o vinho tinto contém antioxidantes benéficos para a saúde.

7. Comer ovos elevará o colesterol.

O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes.

8. Grãos marrons são de produtos integrais.

Corantes e aditivos marrons podem dar aos alimentos a aparência de serem integrais. Ler os rótulos é boa dica para se certificar. Ingerir cerca de 90 g por dia de grãos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.

9. Beber oito copos de água por dia.

É preciso repor o líquido perdido a cada dia, durante a respiração, a excreção e no suor, mas isso não significa beber dois litros de água diariamente. É difícil medir a quantidade exata de água ingerida em bebidas e na alimentação. Um indicativo é a urina, se estiver amarelo escuro, beba mais água.

10. Comer carboidrato engorda.

Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo, devido à perda de líquido; mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia e um período sem ele pode causar cansaço e letargia.

CARNAVAL 2011 MACEIO-ELIASTUR‏


ONG realiza mobilização neste dia 28 de novembro de 2010 em PE‏


A ONG Pão é Vida instituição com sede e foro no estado de São Paulo, ( www.paoevida.org) que desenvolve ações de cidadania e inclusão social e atua também com projetos itinerantes e cursos profissionalizantes estará no estará realizando o fechamento da CAMPANHA NATAL COM MESA FARTA PARA SÍTIOS NO SERTÃO DO MOXOTÓ / PE NO DIA 04 DE DEZEMBRO 2010.
DATA Neste dia 28 de novembro de 2010, na escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão, localizada a Rua Davi Ferreira de Araújo, no Bairro Dona Lica II
HORARIO: Das 9 ás 16 horas em Santa Cruz do Capibaribe / PE.
UM MUTIRÃO SOLIDÁRIO será realizado na referida escola Palestras preventivas atividades culturais e oficinas
Atendimento preventivo de Saúde preventiva - Oficinas de Biscuit, customização, workshop de maquilagem, exposição de artesanato produzido nas oficinas ( gerando renda mínina inclusive em Manari PE, onde funciona um curso de pintura em tecido). Exibição de filmes em telão.
TODAS AS OFICINAS SÃO GRATUÍTAS PARA TODA COMUNIDADE!
Se envolva com essa ação de cidadania realizada Pela ONG PÃO É VIDA em parceria com a escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão, a Rota do Mar e Salões de beleza da região.
A ONG já foi destaque na TV globo RJ - no Domingão do Faustão em 2009 e na Revista época em 2007 além de diversas mídias no RN PB e no na RBS TV afiliada TV globo do Rio grande do sul)

Rio de Janeiro: violência banalizada e naturalizada


Ninguém pode condenar a ideia de se ter penitenciárias com o rigor desejado, nesse eufemismo da “segurança máxima”. O que pleiteiam os educadores e os homens de bom senso é a solução de base, ou seja, escola para todos – educação máxima – a fim de que não se tenha de chorar a impiedosa ação dos marginais, hoje os verdadeiros donos das ruas e favelas das nossas grandes metrópoles.

Os assaltos são sucessivos, não se tem garantia de nada, mata-se por qualquer bobagem. A droga comanda as ações desses celerados. Vivemos num país com enormes desigualdades sociais, com altos índices de desemprego e não se espere que não tenhamos um preço a pagar por isso.

Uma das realidades mais tristes do nosso país é a verificação de que se trata mesmo de uma nação de muitos contrastes. Cidades desenvolvidas e com um nível de vida apreciável convivem com outras, totalmente desassistidas, onde a pobreza, a ignorância, a violência e a miséria fazem parte de seu cotidiano.
Os próprios governantes brasileiros reconhecem que, em virtude da incidência de muitos crimes, os governos são obrigados a dedicar grandes somas às polícia e ao sistema judiciário. Melhor fariam, é claro, se pudessem colocar esses recursos para melhorar o atendimento educacional, oferecendo uma solução de raiz, que falta ao Brasil.

Não pode haver indiferença do Estado, enquanto cresce essa lamentável criminalidade. Se o cidadão fica responsável pela sua própria defesa, fazendo justiça por conta própria, com a privatização do poder de polícia, corremos o risco de uma guerra civil. Não é isso que se deseja – e certamente a solução passa por uma educação de boa qualidade estendida a todos.

Nas grandes cidades brasileiras, vidas são sacrificadas por balas perdidas, o tráfico tornou-se uma atividade quase oficial, tamanha a estrutura hoje existente do que se convencionou chamar de crime organizado.

Armas são roubadas para coonestar uma ação que se estende de forma tentacular. Qual a solução para esse quadro dramático?

O exercício pleno da autoridade, que se tem omitido de forma lamentável, e uma ampla campanha de esclarecimento para a população do Rio de Janeiro. De outra forma, estaremos caminhando para o sacrifício de toda uma geração.

Enquanto as rãs coaxam, assiste-se à discussão pública em segurança em torno da implantação de penitenciárias de segurança máxima, em vários pontos do país. Enquanto se pensa na segurança máxima, a preocupação com a educação é mínima, reduzida a questões burocráticas.

Enquanto isso, não há uma solução à vista para a crise de menores carentes, que são 3 milhões em São Paulo e Rio de Janeiro. Pior ainda é a situação dos menores abandonados, cerca de 230 mil.

O que se pode esperar desses meninos de rua? O assistencialismo oficial protege meia dúzia deles, mas o número é impressionante e a falta de perspectivas é total. Não há escolas suficientes, não há empregos em nível intermediário, não há valores familiares a cultuar, só resta a marginalidade, com todo o seu séquito de problemas a serem enfrentados pela nossa assustada sociedade.

Um jornal de São Paulo, deu-se o luxo de fotografar, durante dias seguidos, a operação de alguns desses meninos num movimentado trecho dos Jardins. Eles se constituem em bando, onde sempre aparece um maior para orientar os roubos ou furtos, vitimando distraídos motoristas em plena Avenida Brasil.

Conversei com uma autoridade policial e a explicação veio com muita objetividade: não adianta prender, pois eles são “de menor”, e logo serão soltos para reiniciar a sua faina. Detalhe apavorante: têm a média de 10 anos e, nas conversas, revelam um precoce e triste desprezo pela vida humana.

Estão fazendo vestibular para se tornar os grandes assaltantes de amanhã. Sob as vistas complacentes das autoridades e até mesmo de muita gente fina da nossa melhor sociedade, que acha tudo isso natural numa democracia.

Um aspecto que é preciso enfatizar: a grande maioria dos delinquentes infantojuvenis provém de lares desfeitos ou que jamais se constituíram como tal. Quando se luta para que a educação seja dada no lar e na escola, como tantas leis determinaram, o que se vê na prática é a ruptura desse princípio – e os resultados são rigorosamente catastróficos.

Está na hora de mudar isso. A educação é o caminho, antes que o país afunde de vez na ignorância, miséria e violência.

Aceitar que a violência possa ser banalizada e naturalizada é uma tentativa de diluir o seu impacto, seu terror; de se evadir de seus efeitos, de não se implicar com a existência de suas manifestações e com as possibilidades, por pequenas que sejam, de sua transformação. "Esta banalização da violência é, talvez, um dos aliados mais fortes de sua perpetuação. Resignado à ideia, inculcada pela repetição do jargão de que somos ‘instintivamente violentos’, o homem curva-se ao destino e acaba por admitir a existência da violência, como admite a certeza da morte. A virulência deste hábito mental é tão daninha e potente que, quem quer que se insurja contra este preconceito, arrisca-se a ser estigmatizado de "idealista", "otimista ingênuo" ou "bobo alegre".

Como sobrevivemos nós a um cotidiano tão ameaçador para a vida? Que custo isso nos traz? Estes que morrem nas ruas, nas chacinas, nos assaltos, não são nossos parceiros de guerra?

Aceitar que a violência possa ser naturalizada é uma tentativa de diluir o terror que ela provoca, de se submeter aos seus efeitos, e de não se implicar com as possibilidades, mesmo pequenas, de sua transformação.

Que a violência aterrorize e que diante de uma cena assim todos pareçam dizer: "já que não é comigo não vou me meter", que a solidariedade desapareça por um risco de se expor a própria vida, a isso já nos acostumamos!

(*)Nelson Valente é professor universitário, jornalista e escritor.

Desmontando preconceitos: saúde masculina


Quando se fala em problemas de saúde masculina, normalmente, restringimos o tema aos problemas de próstata ou disfunção erétil. Enquanto os assuntos ligados à mulher ganham cada vez mais espaços de discussão, os homens continuam sofrendo calados, muitas vezes sem nem saber onde buscar informações.

Hoje, há grande liberdade para se discutir as questões ligadas à saúde sexual. Depois de terem se firmado no mercado de trabalho, as mulheres perseguiram seus direitos e hoje falam com muito mais liberdade sobre tudo, inclusive a saúde sexual. As mulheres hoje realmente buscam o prazer, estão mais abertas a discutir o tema e, com isso, certamente conseguiram avançar na sua satisfação pessoal.

Muito se fala em saúde da mulher, mas não se pode esquecer a saúde sexual do homem também. Enquanto, cada vez mais, as mulheres descobrem que têm direito ao prazer, mais e mais homens sentem-se cobrados e encontram dificuldades em fornecer este prazer. Pouco se fala dos problemas masculinos, até porque em nossa sociedade, muitos homens são criados para sufocarem suas dificuldades, seus sentimentos. É preciso modificar esse quadro. Homens e mulheres têm direito ao prazer.

Há anos trabalho na área de saúde masculina, focado em tratamento peniano, e meu conselho para os homens é: não sofram sozinhos. O que parece ser um grande problema, na verdade, pode ser resolvido com um único passo ? tomar coragem de buscar ajuda e orientação.

As mulheres têm inúmeras oportunidades de se expressar com relação à insatisfação com o próprio corpo e outros problemas do gênero ? e as possíveis soluções são amplamente discutidas. É preciso abrir este mesmo espaço aos homens. Há uma imensa legião de homens insatisfeitos com o próprio corpo, extremamente infelizes com seu desempenho sexual. Tais situações não dizem respeito apenas à vida sexual, mas também à vida social e até mesmo à saúde psicológica.

Mas, felizmente, há saídas. Os avanços, seja na medicina, ou na área de estética, podem fazer muito por estes homens. Disfunção erétil, impotência, ejaculação precoce têm cura. Um médico especializado será capaz de avaliar as causas e propor as soluções mais adequadas. Hoje em dia até mesmo o aumento peniano pode virar realidade, através de uma técnica estética não-cirúrgica, bastante simples e rápida, conhecida como bioplastia.

Em nossa experiência, vemos que o mais difícil não é detectar causas ou buscar soluções para os problemas. As grandes barreiras para os homens chamam-se vergonha e falta de informação.

Por Minha Vida

Presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe é o administrador modelo de Pernambuco


Os vereadores santacruzenses, Fernando Aragão, Diogo Moraes, Nanau, Deomedes Brito, Afrânio Marques e Zezin Buxin participam, nos dias 24 e 25 de novembro de 2010, em Triunfo (PE), do Congresso Estadual dos Vereadores (as) e Servidores (as) Públicos, promovido pela UVP (União dos Vereadores de Pernambuco).

No evento, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, recebeu o prêmio “Expressão em Administração Legislativa Municipal de Pernambuco”, pela sua gestão à frente da Casa Dr. José Vieira de Araújo, no biênio 2009/2010.

A atuação de Fernando Aragão foi reconhecida como modelo pernambucano de gestão, através de uma boa administração dos recursos financeiros da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, no biênio 2009/2010, permitiu a economia de mais de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), que foram devolvidos para a Prefeitura Municipal, possibilitando obras de infraestrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida da população.

Com isto foi possível a realização de programas de “Combate à Dengue”, “Festa do Trabalhador” (1º de Maio), Campeonato de Futebol da Lida Desportiva Santacruzense, cursinho pré-vestibular, ações em defesa do Meio Ambiente. Reforma no prédio da Câmara. Continuidade do Programa Legislativo de Inclusão Social e Digital e disponibilidade de novos cursos de informática, como o Corel X3 e o Designer de Moda, implantação da controladoria interna e aperfeiçoamento do site da Casa de Leis, além de cumprimento de todas as determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Apoio aos desportistas de futebol, voleibol, atletismo, bicicross e atletas paraolímpicos. Além de possibilitar a construção de tubos para o saneamento básico, pavimentação de 20 ruas.

Em seu discurso, Fernando Aragão agradeceu o reconhecimento pela UVP e afirmou que “este prêmio mostra que, com organização, economia e utilização com responsabilidade dos recursos públicos, muitas obras podem ser proporcionadas em benefício do município”, declarou Aragão.

O Presidente da Câmara Municipal de Triunfo, João Batista, ressaltou que “Fernando devolveu recursos porque sobraram, mas sem deixar de investir e assegurar a independência do poder legislativo”, declarou Batista.

O Presidente da UVP, Severino Farias, afirmou que “Fernando Aragão é um homem justo, faz política com sinceridade, devolveu à Prefeitura mais de 1.600.000,00 para a realização de obras de saneamento básico e pavimentação, além do exemplar funcionamento da Câmara”, enfatizou Farias.

Na ocasião, o vereador e deputado eleito, Diogo Moraes foi homenageado pela UVP, como “deputado amigo dos vereadores” pelos serviços prestados à entidade e à sociedade de modo geral.

Monicky Araújo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CMDI elege nova mesa diretora




O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Santa Cruz do Capibaribe realizou hoje (25 de novembro de 2010) uma reunião extraordinária para escolher os membros da mesa diretora para o biênio de 2011/2012, de acordo com o Edital de Convocação 001/2010.
Foram eleitos pelos conselheiros presentes os seguintes nomes:
Presidente: Magali Oliveira de Lima
Vice-presidente: Alencar Lopes da Silva
1ª Secretária: Maria do Carmo Marques Araújo
2ª Secretária: Vera Lúcia Oliveira Guimarães
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso tem como objetivo defender os direitos dos idosos do município e desenvolver projetos e políticas voltadas para os mesmos.

O CMDI é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Social e funciona na referida Secretaria.

Rua Cabo Otávio Aragão nº 412, no bairro novo, telefone 3731-2982, e-mail cmiscc@gmail.com.

AADESC REALIZA SORTEIO BENEFICIENTE

EDITOR VOA ALTO E CELEBRA ANIVERSÁRIO







O Jornalista, Diretor e Editor do Blog e Revista Desafio's, está de volta ao solo pernambucano após passar alguns dias em viagem pela serras gaúchas visitando as cidades de Gramado, Canela, São Bento do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e tantas outras, incluindo Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Marcos Dantas esteve celebrando seu aniversário dia 18 de Novembro que foi comemorado com uma festa surpresa, patrocinada pela EliasTur e turístas pernambucanos que participaram da excursão da qual o Jornalista foi presenteado pelo Patrocinador Maior Jesus Cristo. Grato a Deus, a Elias e aos amigos excursionistas, Dantas, está feliz por tamanha oportunidades da belíssima viagem e por conhecer mais um pedacinho do Brasil em plena época de seu aniversário e festas natalinas.

BREJO É REFERENCIA NO 3 SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR DO ESTADO‏



FOI DESTAQUE NO III SEMINÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR DO ESTADO


O III Seminário Estadual de Segurança Alimentar do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional,
foi realizado no Recife Praia Hotel , em Boa Viagem - Recife. O convite para apresentação do projeto foi feito pela
Sra. Mariana Suassuna - Superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional - SUASAN/SEDSDH-PE do
Governo de Pernambuco.

O projeto é referência em todo o estado, afinal, trata-se de uma ação pioneira que vem elevando ainda
mais o nome do Brejo da Madre de Deus, tanto que outros munícipios já solicitaram visitas ao munícipio.

Além disso, Sr. Gilson Aquino, Secretário Executivo do Consórcio Dom Mariano - CONDOMAR - Pesqueira,
convidou a administração do Brejo da Madre de Deus para realizar 03 apresentações na Diocese de Pesqueira.

Este é o reconhecimento que o Prefeito Dr. Edson, vem colhendo com o trabalho e a administração que esta
verdadeiramente comprometida em cuidar bem das pessoas.

Aparelho celular pode causar reação alérgica


Dermatologistas têm visto um número pequeno, mas crescente, de pessoas com irritações e coceira ao longo da linha do maxilar, rosto e orelhas, que desaparecem quando o uso do celular é descontinuado
Falar no celular por períodos longos pode trazer certos riscos, como olhares irados de pessoas ao seu redor. Mas alergias?

Nos últimos anos, dermatologistas têm visto um número pequeno, mas crescente, de pessoas com irritações e coceira ao longo da linha do maxilar, rosto e orelhas, que desaparecem quando o uso do celular é descontinuado.

O estudo sugere que a razão para isso é uma alergia a metais presentes nos aparelhos, em muitos casos níquel.

Nos Estados Unidos, a alergia a níquel acomete cerca de 3% dos homens e quase 20% das mulheres. As mulheres possuem maior tendência a sofrerem dessa alergia porque muitas vezes desenvolvem sensibilidade ao metal devido ao uso de brincos e bijuterias, disse o Dr. Clifford W. Bassett, alergista de Nova York, membro do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, e que trata dessa condição.

Não está claro quantas pessoas desenvolvem reações alérgicas a seus aparelhos celulares. Porém, a literatura médica está cheia de estudos de caso. Num caso típico, descrito por pesquisadores da Brown University e publicado no jornal CMAJ em 2008, um paciente de 18 anos desenvolveu uma irritação estranha no lado direito do rosto. Quando o teste de detecção de níquel no fone de ouvido do celular dele deu positivo, ele trocou o telefone por outro livre do metal, e a irritação passou.

Os pesquisadores mais tarde testaram 22 modelos populares de aparelhos celulares. Foi encontrado níquel em dez deles, a maioria em fones de ouvido e botões do menu.

Se você suspeita ser alérgico a metal, um teste realizado no consultório de um especialista em alergias pode oferecer a confirmação, disse Bassett. Um simples teste com uma pequena amostra pode revelar a presença de níquel no celular ou outro produto.

Conclusão: em pessoas com alergia a níquel, o celular pode causar reação alérgica.

Pesquisa confirma benefício de ingerir uma aspirina por dia


Londres, 24 nov (EFE) - As pessoas com mais de 45 anos deveriam pensar em ingerir uma pequena dose diária de aspirina para se proteger de doenças cardiovasculares e do câncer, conclui um painel de analistas como informa nesta quarta-feira o jornal "The Daily Telegraph".

Segundo os participantes de um ato da real sociedade de medicina do Reino Unido, cada vez há mais provas de que os benefícios da aspirina para as pessoas de meia ou maior idade superam os eventuais efeitos secundários.

Um estudo de cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido) publicada na revista médica "The Lancet" indica que tomar diariamente 75 miligramas de aspirina durante cinco anos reduz em 25% o risco de adoecer de câncer do cólon e em um terço das mortes por essa causa.

Pesquisas anteriores assinalam que uma pequena dose diária de aspirina poderia reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Conforme o estudo publicado em "The Lancet", uma maior ingestão das aspirinas poderia salvar milhares de vidas ao ano.

Só no Reino Unido morrem 150 mil pessoas ao ano em consequência do câncer e 200 mil por causa de alguma doença cardiovascular.

O professor Peter Rothwell, neurologista de Oxford que dirigiu o estudo sobre o câncer colorretal e participou do debate, disse que havia começado ele mesmo a tomar sua dose de aspirina.

"Suspeito que dentro de cinco ou dez anos, estaremos receitando aspirinas às pessoas de meia idade e não só pelos benefícios vasculares que se conhecem".

Rothwell considera que seria "sensato" que as pessoas começassem a tomar aspirinas aos 45 anos porque entre os 40 e os 55 anos aumenta significativamente o risco de adoecer de algum tipo de câncer.

O professor Peter Elwood, da Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff (Reino Unido), que dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos da aspirina nas doenças cardiovasculares, afirmou que "estamos diante de um marco de enorme importância para a comunidade em geral".

Outros analistas advertem, no entanto, que a aspirina pode dobrar a incidência de hemorragias gastrintestinais, que é atualmente de uma para mil pessoas ao ano.

Para o professor de genética John Burns, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), "o problema é que se recomendarmos algo a toda a população, teremos de enfrentar os efeitos secundários".

Programação especial em SP marca o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta quinta (25)


Neste Dia Nacional do Doador de Sangue (25), Inca conta com solidariedade da população
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo promove programação especial na capital, em Campinas e em Marília para comemorara o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta quinta-feira (25).

Na capital, até o dia 27 de setembro, a unidade do Hospital das Clínicas de São Paulo terá apresentações musicais em artísticas. No dia 25, a animação fica por conta de Arnaldinho do Cavaco e sua banda Família Contemporânea. No dia 26, a apresentação é do Coral da Guarda Civil Metropolitana e do cantor Gregory Rodrigues. Já no dia 27, a festa é promovida pelo Coral Jovem do Brooklin, pelos Mágicos Solidários e os covers do Elvis Presley e Dr. House.

O Hemocentro de Campinas, que no dia 25 de novembro também comemora 25 anos de atividade, promoverá solenidade com presença de autoridades e de homenageados no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e apresentações musicais no saguão de entrada do Hemocentro.

Em Marília, a data vai ser festejada com um café da manhã oferecido pelos 7 Rotary Clubes da região e apresentações musical com violão (ritmos pop, mpb, raízes e sertanejo) e de poesias sobre o tema “vida”.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

O posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar. O Hemocentro de Campinas se localiza rua Carlos Chagas, 480 - Cidade Universitária. Já o Hemocentro de Marília está na rua Lourival Freire, 240 – Fragata.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br. Para informações sobre outros postos de coleta da Fundação Pró-Sangue, ligue no Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br ou siga o twitter da @pro_sangue.

Do UOL Ciência e Saúde

Fabiano Glicério, um exemplo de secretário que não pára




Apesar de ter assumido uma pasta complicadíssima como a da infra-estrutura, o secretário municipal Fabiano Glicério, não só vem dando conta do recado, como trabalhando incansavelmente em busca das soluções para os inúmeros problemas do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Visando sanar definitivamente o problema da coleta de lixo, foi lançado ontem uma campana educativa em torno da questão ambiental, onde um folder traz o calendário das coletas e os horários, além de informações instruindo o combate a dengue e estimulando as reclamações e denúncia em caso de pessoas que não cumprem sua parte, colocando lixo nas ruas nas datas não regulamentadas. PRESERVE O QUE É DE TODOS, abre o folder que contém frases educativas e o seguinte calendário:

Centro, São Cristóvão e Bairro Novo, limpeza diária a partir das 18hs.

São Miguel (Parte), Centro, Loteamento Manoel Moraes, segunda, quarta e sexta (Noturno) a partir das 18hs.

Cohab, Polis Pacas, Bela Vista, segunda, quarta e sexta, a partir das 7hs.

Santa Tereza- Cruz Alta, segunda, quarta e sexta, a partir das 7hs.

Rio Verde, Nova Morada, Cruz Alta (parte), São José e São Miguel, segunda, quarta e sexta, a partir das 7hs.

Poço Fundo, Poço da Lama, 29 de Dezembro, Pontos críticos, segunda , quarta e sexta, a partir das 7hs.

Dona Dom, São Jorge (Parte), Centro (Parte), terça, quinta, sábado, a partir das 16hs.

Santo Agostinho, Acauã, Gavião, Pedra Branca, Dona Lica II, Armando Aleixo e Neco Aragão, terça, quinta e sábado, a partir das 7hs.

Dona Lica, Nova Santa Cruz, Via de Acesso Pará, Gapel (Parte), terça, quinta, sábado, a partir das 7hs.

São Jorge, Palestina, Arco Verde, Malaquias Cardoso, Oscarzão, Loteamento São José, terça, quinta e sábado, a partir das 7hs.

Vila do Pará, terça e sexta, a partir das 7hs.

Informações: 3731-9479 e 3731-1847

Iago Barbosa lança CD hoje no Clube Ypiranga de Santa Cruz




O cantor gospel mirim Iago Barbosa lança nesta quinta-feira, 25 de novembro, durante um culto de ação de graças, seu primeiro CD Gospel.
A festa de lançamento que acontece hoje no Clube Ypiranga às 19:30h contará com presença de cantores convidados e terá a entrada franca.

Além da apresentação do cantor Iago, quem comparecer ao local contemplará a apresentação da Bandinha do Pentecoste, Banda Som de Muitas Águas e a presença da missionária Maria José.
O evento terá a cobertura do Blog e Revista Desafio's

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O papel de um centro de empreendedorismo


Como funcionam e em que se concentram as instituições que visam a estimular o empreendedorismo dentro de universidades


Como muitos sabem, além de dar aulas, também coordeno o Centro de Empreendedorismo do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo, desde 2006. Nessa posição, tenho procurado ampliar minha rede de contatos com outros coordenadores de centros de empreendedorismo, sobretudo aqueles estabelecidos em instituições de ensino superior, para refinar e adequar uma missão pertinente e relevante do nosso centro. Tenho o orgulho de afirmar que conheço quase todos os centros no Brasil e posso, com certa segurança, traçar um perfil dessas entidades.

Resolvi escrever sobre este assunto agora porque recentemente participei do encontro anual de centros de empreendedorismo, o GCEC (Global Consortium of Entrepreneurship Centers) que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro na Universidade da Pennsylvania nos Estados Unidos (http://www.nationalconsortium.org/prot/conference.cfm). O encontro me propiciou uma visão única de comparação das práticas de nossos centros com os de outros países.
Foram 18 países representados por mais de 200 faculdades, a maioria escolas de negócios e administração. Além de cinco sessões plenárias, 25 sessões paralelas, divididas em cinco temas, contaram com apresentações das escolas sobre suas melhores práticas:

- Tema 1: Desenvolvimento dos centros
- Tema 2: Iniciativas conduzidas por alunos
- Tema 3: Empreendedorismo e tecnologia
- Tema 4: Educação empreendedora
- Tema 5: Impacto dos programas de empreendedorismo

Fui convidado a apresentar as nossas atividades no Insper em quatro dessas sessões, ressaltando o grande interesse dos participantes em conhecer iniciativas de outros países, sobretudo representantes de mercados emergentes como o Brasil. A seguir, relato alguns de outros pontos importantes discutidos no evento.

- Embora o público-alvo desses centros seja formado pelos alunos, principalmente da graduação, existe um senso comum de que os centros devem fortalecer seu compromisso para o desenvolvimento da comunidade local por meio da iniciativa empreendedora. A Kent State University, por exemplo, apresentou o Entrepreneurship Education Consortium, que reúne nove universidades da região do nordeste de Ohio, como uma forma de juntar forças para retomar o ciclo econômico pós-crise. Muitos destes desafios dizem respeito a procurar manter os jovens na região por meio de perspectivas empreendedoras, uma vez que a maioria deles se sente atraída para trabalhar em grandes metrópoles, na busca de uma carreira executiva.

- Assim como no Brasil, muitas escolas demonstraram um crescente interesse em estreitar as relações entre escolas de negócio e outras áreas como ciências ou tecnologia, pois é por meio delas que surgem novos negócios baseados em inovações tecnológicas, aumentando assim o potencial de gerar impacto positivo na economia, na forma de rápido crescimento e atendimento de necessidades emergentes. Por esse motivo, o tema “incubadoras”, tão comum nos centros brasileiros, não foi assunto de nenhuma pauta neste encontro, simplesmente porque a maioria dos centros pertencia a escolas de negócios, e não de tecnologia.

- Ao contrário do que muitos imaginam, apenas as grandes universidades contam com amplos recursos financeiros provenientes de fundos de filantropia. A maioria dos centros não possui recursos suficientes para conduzir suas iniciativas e contam apenas com patrocínios pontuais, geralmente eventos como congressos ou seminários ou cadeiras patrocinadas (Endowment Chair of Entrepreneurship).

- As atividades mais comuns conduzidas pelos centros nos Estados Unidos são cursos de empreendedorismo, com currículos primordialmente acadêmicos, como empreendedorismo social (tema mais comum dentre as ofertas de cursos e o mais popular entre os alunos atualmente), empreendedorismo feminino, empreendedorismo internacional, empreendedorismo de minorias, empreendedorismo juvenil, empreendedorismo por aquisições etc. Os centros já estabelecidos já não lançam mais novos cursos, preferindo explorar outras formas de prover a formação empreendedora.

- Dentre estas iniciativas fora de sala de aula, a que se destaca é a competição de planos de negócios, presente em pelo menos 80% dos centros de empreendedorismo americanos. Algumas delas realizam variações, como competições de pitching (discurso de venda da ideia), competições de conceitos de negócios, competições exclusivas para equipes multidisciplinares e competições temáticas, em áreas como social ou tecnológica. Em todos os casos, apesar do forte apelo de investidores e empresas interessadas em aproveitar as ideias que saem destas competições, o intuito principal delas é o aprendizado do aluno por meio da experiência prática. A Rice University constatou que os alunos que participam dessas competições valorizam o aprendizado, a mentoria e os contatos realizados, confirmando o alto valor que as competições criam como atividade complementar oferecida pela escola.

- Outras ideias que os centros colocam em prática para desenvolver competências empreendedoras incluem programas de estágio em empresas de médio porte e o peer mentoring, no qual alunos passam um ou mais dias ao lado de empreendedores bem-sucedidos, de preferência um ex-aluno da escola, vivenciando o dia a dia típico de um empreendedor. Os chamados Boot Camps estão ficando cada vez mais comuns também. Trata-se de um programa de imersão que pode durar de um dia a uma semana, no qual os alunos ficam em um lugar fora do campus e, além de aulas de projetos em grupo, recebem também palestrantes empreendedores.

- Como técnicas de ensino, várias ideias inovadoras foram apresentadas, como aulas dadas em duplas (sempre um professor e um empreendedor juntos); uso de técnicas teatrais para desinibir os alunos, em que os estudantes aprendem a criar o roteiro, desempenhar os papeis e preparar toda a montagem; aulas com turmas heterogêneas, com alunos de cursos diferentes; e técnicas de vendas e negociação, normalmente negligenciadas em programas acadêmicos.

Apesar de estarmos em menor número, nossos centros deixam pouco a dever com relação aos centros de empreendedorismo americanos. Os propósitos são os mesmos, e as ofertas, muito similares. As principais diferenças estão na forma de condução destas iniciativas, pois, enquanto nos Estados Unidos os esforços dos centros estão mais voltados para instrumentalizar os futuros empreendedores com técnicas, contatos e experiências, aqui no Brasil ainda estamos preocupados com o despertar de uma visão em que o empreendedorismo é o principal caminho rumo ao desenvolvimento econômico de uma nação e a real oportunidade de uma bem-sucedida carreira profissional.

Por Marcos Hashimoto*

Vale Tudo?


Em um esforço aparente para promover a expansão da mensagem
do Evangelho, alguém em uma cidade importante decidiu usar
um spray de pintura para pintar a mensagem "Creia em Jesus"
nas calçadas, viadutos e até nas caixas postais na área do
centro da cidade. Isto não era "evangelismo" mas,
"vandalismo". A mensagem correta não justifica o uso de
meios errados.


Como estamos trabalhando para o nosso Deus. O Senhor nos
mandou pregar a Sua Palavra em toda parte , até nos lugares
mais remotos do mundo, e, assim como seguimos aos Seus
mandamentos, devemos também seguir os Seus ensinos quando à
forma de nos comportar diante da sociedade em que vivemos.


Podemos dizer que "vale tudo" quando o objetivo é falar de
Jesus? Temos o direito de agir de forma contrária a ensinada
pelo próprio Cristo? Afinal, se somos "luz do mundo" e o
nosso brilho precisa ser notado por todos, como praticar
atitudes que envergonham e entristecem ao Senhor dos
senhores?


Hoje, nas emissoras de televisão e rádio, vemos e ouvimos de
tudo a respeito de Jesus, menos que Ele é o Senhor e
Salvador e que aqueles que o seguem devem viver em Espírito
e em verdade. O "vale tudo"está escancarado! O objetivo
principal não é "quem crer será salvo" mas, quem crer ficará
rico, terá fazendas, carros importados, fortunas acumuladas
nos bancos, holofotes colocados em seus rostos como "homens
e mulheres de sucesso". Aqui na cidade onde moro, as
reuniões são muito parecidas -- canetas de ouro, chaves de
ouro, chuva de ouro em pó... menos Jesus! Na semana passada,
recebi em minha caixa de correio um folheto convidando para
uma semana de bênçãos em uma determinada igreja. Eles
diziam: "na segunda -- Como ficar rico em poucos meses. Na
terça -- Como pagar todas as suas dívidas rapidamente. Na
quarta -- Como comprar seu carro novo e sua casa de praia.
Na quinta..." e assim por diante! Não havia um dia sequer em
que a bênção era receber Jesus no coração, ter paz e vida
abundante, ser feliz para sempre.


Assim como sujar uma cidade com mensagens bíblicas não faz
parte do ensino bíblico para o filho de Deus, também não faz
parte o desvio da mensagem contida nas Sagradas Escrituras.
No caso anterior, a mensagem era correta e a forma não. Nos
exemplos atuais, tudo está errado.


Na vida cristã, não podemos pensar que "vale tudo". O que
vale é obedecer ao Senhor e produzir frutos que glorifiquem
ao Seu nome.
"... se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a
esse ele ouve" (João 9:31).

IOB realiza Exposaúde


O Instituto Olavo Bilac, que completa 15 anos, realiza na quinta-feira, dia 2/12, o 3º Exposaúde que é um projeto que busca unir a sociedade, escola, pais e alunos com uma diversidade de atividades pedagógicas que envolvem palestras, cursos e exposições.
Entre as atividades está o lançamento da Campanha Contra o Sarampo que realizará vacinas em crianças a partir do 7 anos de idade.
O projeto foi idealizado pela diretora Nery Merces que está numa expectativa positiva para o evento. “Este ano vamos trazer inúmeras novidades, e com certeza o evento será um sucesso, contamos com a participação de todos”.
A escola está localizada na rua Analício Antônio de Moura, 89, bairro Bela Vista.
Horário: 8 às 12h – 14 às 17h.