segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Câmara realiza Programa de Capacitação em Gestão Pública para funcionários


Através de uma iniciativa do Presidente, Fernando Aragão, a Câmara de Vereadores realizou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, palestra motivacional para os funcionários da Casa.

Com a participação de Sandro Rogério, gerente da agência do Banco do Brasil de Stª. Cruz do Capibaribe(PE) e Verônica Valadares, psicóloga e Coordenadora da Mulher do Município, os colaboradores foram incentivados à participar ativamente da atual gestão de Aragão, buscando melhorias na administração publica e a necessidade de estarem sempre bem informados e formados para a função que exercem.

A palestra aconteceu no plenário da Câmara, focando a união, economia, informação, determinação, participação, cooperação e auto-disciplina. Fernando Aragão afirmou “a participação de todos na construção da Câmara de Vereadores de Santa Cruz é fundamental, para atendermos bem á população, ajudarmos no desenvolvimento da cidade”, exaltou Aragão.


Monicky Araújo

Conceder crédito é bom, mas com cautela é melhor ainda


Meios de
pagamento diversificados aumentam as possibilidades de vendas, mas é preciso cercar-se de cuidados






Por Roseli Garcia*
Divulgação


Apesar de 2011 mal ter começado, o universo empresarial já dá alguns passos rumo à mudança na concessão de crédito. Os empréstimos, que antes eram divididos em várias parcelas, tiveram seus prazos reduzidos. As parcelas, até então sem juros, hoje contam com alguns valores embutidos.

Apesar das recentes medidas tomadas pelo Banco Central, como o aumento do compulsório e da taxa básica de juros (Selic), o momento, de modo algum, é de pânico. Exatamente o contrário: a previsão de diversos economistas é de que o crédito continue a desfrutar de uma projeção positiva, com crescimento para 2011 e 2012 – embora não seja exatamente o mesmo cenário eufórico de 2010.

Diante dessa situação, a pergunta que dez entre dez pequenos e médios empresários fazem é: como conceder crédito? A princípio, eu diria que, acima de tudo, é importante entender que meios de pagamento diversificados aumentam as possibilidades de vendas – principalmente para a pessoa física. Afinal, lembre-se de que, como tem sido amplamente divulgado, nos últimos anos estamos lidando com um novo perfil de consumidor. A movimentação das classes de menor renda para patamares superiores tem sido intensa, e essa mudança continuará ocorrendo.

O aumento da renda e o desemprego em queda fazem com que a população usuária de crédito vá às compras. O movimento é positivo, pois o maior poder aquisitivo e o acesso de novos consumidores movimentam o mercado. Desse modo, trata-se de um ciclo virtuoso, e é preciso saber aproveitar bem esse momento, deixando a concessão do crédito à disposição do público que procurar o estabelecimento. Mas vale o alerta: é preciso cuidado com os riscos.

Para que o crédito seja cedido com segurança, cuidados básicos – porém ignorados por muitos empreendedores – são fundamentais. Isso inclui preencher corretamente a ficha cadastral do cliente, buscar suas referências, conferir sua documentação e sempre consultar bancos de dados comerciais. Esse conjunto de ações, que pode até tomar um pouco de tempo, compensa muito ao reduzir drasticamente riscos desnecessários.

Com todos esses cuidados, fique à vontade para dispor à clientela o maior leque de opções de pagamentos que você puder: do cheque ao cartão de crédito; do crediário ao pagamento à vista. Se o empresário estiver cercado de cuidados na hora de trabalhar com pagamento a prazo, as chances de aparecerem dores de cabeça no meio do caminho tornam-se sensivelmente menores.

Desse modo, caro empreendedor, o meu recado é: não tenha medo do crédito. Continue a concedê-lo, pois, para boa parte de seus clientes ele é sinônimo de acesso ao consumo. No entanto, como sempre, a palavra de ordem é cautela.

Taquaritinga do Norte vivencia dia da bandeira municipal


Através Lei Municipal nº 1.532 de 09 de maio de 2007, de indicação da vereadora Rogéria Coelho o município de Taquaritinga do Norte instituiu o dia da bandeira em 28 de fevereiro.

Por esta razão hoje, a Secretaria Municipal de Educação orientou todas as unidades escolares a vivenciarem o dia da bandeira com execução do hino oficial, dentre outras atividades. Hino este, criado em 2009 através de concurso publico Nº 001/2009 de 09 de junho, com letra de José Jurandir Coelho e música de Jardel Pereira de Souza através de um concurso realizado pela Secretaria de Educação conforme Lei Municipal Nº 1.624/2009 sancionada pelo Prefeito José Evilásio de Araújo.

“Buscamos resgatar o patriotismo em nossas escolas. Por esta razão, não podemos deixar passar despercebidas certas datas a exemplo o dia da nossa bandeira, um símbolo muito importante que muitos desconheciam. Com o apoio dos nossos professores estamos inserindo vários costumes pátrios aos nossos alunos”, ressaltou a Secretária de Educação Ilka Paloma.

Hino oficial da Bandeira de Taquaritinga do Norte

I

Rugem os ventos, desce a brisa

Lá no alto em cores vivas

É a nossa bandeira, símbolo nosso

Que ostenta a beleza desta terra

Retratando nossos valores

Para a memória de gerações futuras

Das grandes lutas em prol de ideais

De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação

Taquaritinga, te amamos de coração!

II

Os cafezais em meios às cores

Traduzem riquezas dos vencedores

É a nossa bandeira, símbolo nosso

Faz bater forte os nossos corações

Sob o vento, sol ou temporal

Continuará, sempre será um sinal

De nossa gente altiva e hospitaleira

De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação

Taquaritinga, te amamos de coração!

Deus prospere esta nação

Taquaritinga, te amamos de coração!

Taquaritinga, te amamos de coração!

Henrique Figueirôa

Assessor de Imprensa e Marketing

Você Quer Entrar?



"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e
entrará, e sairá, e achará pastagens" (João 10:9).


Um homem, da cidade grande, seguia em seu carro para
Vermont, com o propósito de visitar um velho amigo. Em certo
momento da viagem, sentindo-se perdido, parou seu carro
junto a um grupo de homens que conversava em frente a um
pequeno armazém para buscar informações. Debruçando-se sobre
a janela do carro, ele disse: "eu quero ir para Bennington".
Após um momento de silêncio, um dos homens tirou lentamente
o cachimbo de sua boca e respondeu: "Nós não fazemos nenhuma
objeção."


Tomando por base a nossa ilustração, poderíamos refletir:
para onde nós queremos ir? Temos certeza de conhecer o
caminho? Estaríamos, por acaso, nos sentindo perdidos?


Muitas vezes sabemos para onde desejamos ir e conhecemos o
caminho para chegar lá, mas, apesar disso, continuamos
perdidos! Achamos que o caminho é bom e que poderemos
desfrutar de muitos prazeres, porém, logo descobrimos que
não era o melhor para nós e que a alegria era passageira e
enganosa.


O mundo não faz objeção alguma a essas nossas andanças. Pelo
contrário, ele nos incentiva e nos aplaude. E, quanto mais
avançamos por esses caminhos, mais nos afastamos de Deus e
mais perdidos ficamos. Se o mundo não faz objeção, Deus faz!


O nosso Deus não quer a nossa tristeza e nem a nossa
perdição. Ele nos mostra o Caminho verdadeiro da felicidade.
Ele nos conduz pela porta estreita para que alcancemos as
campinas de Suas maravilhosas bênçãos.


Seguindo o Caminho do Senhor jamais estaremos perdidos. Com
Cristo nós sempre sabemos para onde vamos e, andando com
Ele, jamais estaremos sozinhos na estrada da vida.


Jesus é a porta e faz a você um convite: Quer entrar?

FAMÍLIA AMARAL REALIZA 1ª FESTA DA VAQUEJADA





Com propósito de premiar e homenagear os profissionais da vaquejada, a família Amaral, composta pelos filhos comunicadores, Fernando, Fabiano Amaral e o pai Francisco Amaral, realizou a primeira festa destinada a valorizar ainda mais vaqueiros que se destacaram com seus cavalos e suas histórias, denominada de "Troféu Fatos de Vaquejada 2010", que aconteceu dia 26 de Fevereiro no Clube Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe contou com presença de locutores, aboiadores, vaqueiros afamados e admiradores deste esporte que vem crescendo Brasil a fora. O evento esteve fazendo um resgate da vaqueirama, onde na verdade vaqueiros de toda região foram homenageados com troféus. O cantor Dida de Nan esteve fazendo a animação da festança que terminou lá pelas altas horas da noite.

CDL Santa Cruz do Capibaribe valoriza datas comemorativas


A CDL da Capital da Moda, visando aproveitar melhor as datas comemorativas, instiga o comércio a preparar-se melhor para receber os clientes e aperfeiçoa a comunicação visual para atrair mais clientes para o comércio local.

É assim que acontece no São João, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e Ano Novo e, não poderia ser diferente no Carnaval. A entidade está colocando outdoor em clima de carnaval para fortalecer o comércio da cidade. Portanto, caros lojistas, fiquem atentos e não deixem que datas importantes para o comércio passem despercebidas pelo cliente.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mesmo sem regulamentação, médicos defendem terapia com ozônio


Uma técnica que usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor está criando polêmica no país. Ao menos 200 médicos estão convencidos da sua eficácia e a aplicam em várias doenças.

Mas o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) argumentam que o método, chamado ozonioterapia, não tem amparo científico e, portanto, não pode ser regulamentado.

Nesta semana, um juiz de São Paulo concedeu liminar autorizando um paciente com câncer de um hospital da capital a receber ozonioterapia no peritônio (membrana que reveste as paredes do abdome), como parte do tratamento contra dor.

Há vários estudos na literatura mundial mostrando a eficácia da ozonioterapia_ embora a maioria não seja controlada e tenha baixo grau de evidência científica. A terapia é reconhecida pelos sistemas de saúde de países como Itália, Espanha, Alemanha, Rússia e Cuba.

Os defensores dizem que o método não prospera no país porque contraria interesses da indústria. "Ozônio não é patenteado. Você não engarrafa e vende na farmácia", diz a médica Emília Serra, diretora da Aboz (Associação Brasileira de Ozonioterapia), que tenta há cinco anos regulamentar a prática no país.

O ozônio medicinal pode ser aplicado na corrente sanguínea na veia ou no reto ou diretamente na pele (para tratar feridas). Ele estimula a circulação e a oxigenação de tecidos, com funções bactericida, anti-inflamatória, imunológica e analgésica, segundo Emília.

No Brasil, várias instituições estão pesquisando a técnica. Em 2010, a Universidade de São Paulo, por exemplo, testou a ozonioterapia em bactérias hospitalares multirresistentes a antibióticos. Com apenas cinco minutos de exposição ao ozônio, dez delas foram eliminadas, inclusive a superbactéria KPC, que atingiu 13 Estados e matou ao menos 20 pessoas.

Segundo o médico imunologista Glacus de Sousa Brito, pesquisador responsável pelo ensaio clínico da USP, outras três linhas de projetos de pesquisa com ozonioterapia estão em andamento.

Uma delas propõe o tratamento de feridas infectadas (pé diabético, por exemplo). A outra vai usar o ozônio para desinfetar ambientes hospitalares. A terceira tratará, com o gás, pessoas com infecção hospitalar.

O infectologista Ésper Kallas, professor da USP, diz que, embora os estudos pareçam promissores, é preciso repeti-los em outros centros, para verificar se os resultados permanecem favoráveis. "É necessário provar a reprodutibilidade para que a gente possa empregar no dia a dia", afirma ele.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress

MINISTÉRIO

No fim do ano passado, a ozonioterapia entrou na pauta do Ministério da Saúde, durante uma audiência pública que recolheu sugestões sobre a incorporação de novas tecnologias no SUS, para o tratamento de feridas.

A Aboz apresentou vários estudos internacionais defendendo que o uso da ozonioterapia poderia reduzir em até 25% os custos do SUS com o tratamento de feridas crônicas e em 80% a taxa de amputação de membros de pacientes com gangrena provocada pelo diabetes.

CLÁUDIA COLLUCCI

Rádio IGM divulga nova programação

CONDECA divulga lista dos candidatos a conselheiro tutelar eleitos em Santa Cruz




Já passava das 19h deste Domingo 27, quando o CONDECA divulgou o resultado oficial das apurações das urnas espalhadas em todo município de Santa Cruz do Capibaribe e seus respectivos Distritos, que resultaram em cinco candidatos eleitos para o triênio do Conselho Tutelar. As disputas foram muito bem concorridas e grandes surpresas aconteceram nestas eleições. Dos 5 conselheiros anteriores, somente Narah e Gilson foram reeleitos, e mesmo assim, em 4º e 5º lugar, confirmando então, a dificuldade desta eleição que foi disputada por 17 candidatos.

Tecnologia alemã com sotaque brasileiro em Toritama.



Edílson Tavares
Foto: Carlos Maciel/JC Online


Quando o assunto é inovação, logo o Polo de Confecções do Agreste pernambucano aponta o empresário Edílson Tavares de Lima como referência na cidade de Toritama, distante 160 km do Recife.

Responsável pela implantação da Estação de Reciclagem de Efluentes - projeto alemão que ele adaptou à realidade de sua empresa (Lavanderia Mamute - a primeira de Toritama) -, Tavares transformou o cenário do município que hoje é responsável por 16% da produção nacional do jeans.

Com o crescimento acelerado do setor, houve uma verdadeira febre de lavanderias na cidade. Os reflexos foram imediatos: inúmeras empresas despejando efluentes de seus processos industriais no Rio Capibaribe, o mais importante de Pernambuco.

Diante do problema, o Ministério Público do Estado fechou o cerco e determinou que os empresários implantassem processos tecnológicos a fim de se adequarem à legislação ambiental brasileira sob pena de fecharem as portas.

Para Tavares, a solução surgiu em 1999, através de uma parceria da Lavanderia Mamute com o Sebrae, Sindicato do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) e a BFZ, uma instituição alemã que desenvolve soluções ambientais.

"Foi uma questão de vida ou morte para minha empresa. Os empresários não tinham muitas escolhas. Ou se enquadravam ou baixavam as portas. Então busquei investir no uso consciente dos recursos ambientais e vejo que foi o melhor negócio", lembra.

A técnica utilizada, segundo Edílson Tavares, é economicamente viável. "Na época fiz uma pesquisa e encontrei orçamentos em torno de R$ 400 mil. Com esse projeto, gastei apenas R$ 38 mil", comemora.

Reciclando água em uma área carente de recursos hídricos, a Lavanderia Mamute destaca-se no cenário nacional, atraindo empresários de vários estados que buscam ações inovadoras para aplicar em suas regiões.

"Não descobrimos a roda, apenas deixamos de pensar no macro e analisamos cada etapa do processo de produção dentro da lavanderia. Com isso, foi possível perceber que nós não precisávamos de água potável em todas as etapas e, a partir daí, foi fácil entender quando e como seria possível reaproveitar a água", adiantou.

Há 22 anos atuando como modelo no segmento, a Mamute já conseguiu reunir 25 clientes que hoje levam a produção para a lavanderia, reduzindo o número de empresas que poderiam estar poluindo o Capibaribe. Ao todo, são 100 mil peças lavadas por mês.

"Até então, minha empresa, assim como todas as outras, despejava a água suja no rio. Eram cerca de 150 mil litros e hoje jogamos 300 mil litros, só que de água 100% tratada. Essa mesma água se junta à do rio e depois retorna para a lavanderia, através do processo de bombeamento. Isso resulta em 60% do aproveitamento total da água", explica.

Além de evitar que a água suja seja atirada no Rio Capibaribe, a Lavanderia Mamute também conseguiu economizar. Se antes eram necessários 120 litros para lavar uma peça, atualmente bastam 70.

"Estamos numa região seca. E o combustível do meu negócio é exatamente esse produto escasso: a água. Por isso, precisava encontrar soluções de tratamento para garantir essa economia. E conseguimos mostrar para o mundo que ser uma empresa ambientalmente correta é financeiramente viável e rentável"

Fonte: JC ONLINE

Helinho Aragão confirma pré-candidatura para vereador


Helinho, pré-candidato

Desta vez é pra valer. O jovem empresário Helinho Aragão acaba de confirmar ao Blog Sulanca News que é pré-candidato a vereador em 2012. Seu nome vem sendo um dos mais comentados nas últimas eleições, mas sempre esbarrava em uma novidade que o impedia e sair candidato. “Desta vez me sinto mais maduro e vejo uma aceitação popular em torno do meu nome. Tem também a questão de minha família que sempre está ao meu lado. Outro fator importante, é que Diogo Morais já é deputado eleito, e os vereadores, Fernando Aragão e Dr. Nanau, um eles devem sair na majoritária. Então as chances são boas, sem falar do aumento e vaga na câmara que aumentará a chance de todo mundo. Mas o principal é que me sinto mais maduro e experiente. Vou tentar sim, uma vaga na câmara”. Filiado ao PTB, Helinho Aragão tem tudo para ser uma das grandes novidades no pleito de 2012.

Do Blog Sulanca News

Mestranda de Sociologia da UFCG é recebida na CDL Santa Cruz do Capibaribe



O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, recebeu a estudante de mestrado em Sociologia, Juliana Pereira, da Universidade Federal da Paraíba. Ela que buscou a CDL para entender mais sobre o comércio da cidade e, sobretudo como é a forma de atuação da CDL.

A estudante fez uma entrevista com o presidente da entidade, onde na oportunidade ele explicou como a CDL atua e apresentou a CDL Jovem que vai entrar para o terceiro ano de fundação. Fábio enfatizou a questão da entidade jovem, explicando a estudante que trata-se de jovens empreendedores que desde já, estão sendo treinados a assumir responsabilidade social no município em que estão inseridos.

O presidente explicou ainda que está é a segunda CDL jovem do estado, e que a partir dela, outras já estão em processo de criação, tendo como parâmetro, o Jovem presidente, Isac Filho, que está se comprometendo em ir a cidades que almejam criar a sua CDL Jovem, como foi o caso de Garanhuns.


Do Blog da CDL-SCC

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VOTE NIÉDJA, A NOSSA PSICÓLOGA! Nº33

você decide e vota neste Domingo para conselheiro tutelar


Novas diretrizes do NICE - Todas as crianças e jovens com suspeitas de alergia a alimentos devem ter a oportunidade de fazer um teste alérgico

UPPSALA, Suécia, PRNewswire -- As primeiras diretrizes para alergia de alimentos em crianças e jovens emitida pelo NICE, Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, recomenda o uso rotineiro de testes alérgicos no Serviço Nacional de Saúde e em ambientes comunitários para confirmar suspeitas de alergia a alimentos. Essas diretrizes com base em novas evidências comprovam o diagnóstico mais recente e avaliação de alergia a alimentos, além de declarar que o teste representa uma boa relação custo-benefício, quando comparado a não realização do teste. "As novas Diretrizes proporcionam recomendações baseadas em evidências importantes que, se implementadas, ajudarão a melhorar drasticamente o cuidado de muitas crianças e jovens com alergia", afirma o professor Aziz Sheikh, líder do Grupo de Pesquisa de Alergia e Problemas Respiratórios da Universidade de Edimburgo e diretor clínico do setor de alergia do Royal College of General Practioners. Os alimentos sempre foram reconhecido com um importante problema pediátrico em países ocidentais por causa da severidade em potencial de reações e do aumento dramático em prevalência. A alergia a alimentos pode causar várias reações alérgicas e, até mesmo, a morte por anafilaxia induzida por alimentos. Os pacientes com asma co-existentes geralmente possuem as reações mais severas que levam a visitas a unidades de cuidados intensivos. Atualmente, não há outro tratamento que não seja evitar o alimento que causa a alergia e tratar os sintomas associados às reações severas. A prevalência de alergia de alimentos na Europa e América do Norte varia de 6% a 8% em crianças até os 3 anos de idade. A NICE recomenda que todas as crianças e jovens com suspeita de alergia IgE-mediada deve fazer um teste alérgico, como um exame de sangue, p.ex., ImmunoCAP, ou um teste alérgico de puntura. Somente o histórico médico não é suficiente para fazer um diagnóstico da alergia a alimentos. Um teste alérgico pode ajudar a definir a causa subjacente de uma reação alérgica, confirmar ou descartar uma alergia a determinado alimento e, consequentemente, evitar tratamento desnecessário ou restrições alimentares. Evitar certos alimentos afeta a qualidade de vida e pode colocar os pacientes em risco significativo de deficiências nutritivas e déficit de crescimento, e deve ser evitado, se possível, principalmente em crianças e jovens. O NICE declara que tanto o exame sanguíneo quanto o teste de puntura possuem uma boa relação custo-benefício, quando comparados a não realização de nenhum teste. As diretrizes do NICE recomendam que o teste de puntura só seja realizado onde houver instalações para lidar com reações anafiláticas, visto poder provocar tais reações. O NICE também declara que profissionais de saúde que estejam empreendendo tais testes devam ser competentes e estar cientes dos possíveis riscos associados a esses testes.

Nota a Imprensa

A Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe aprovou dia 24 de Fevereiro de 2011 o Projeto de Lei 003/2011 - Institui o Auxílio Alimentação aos Guardas Municipais do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, e dá outras providências.

Histórico do Sindicato dos Guardas Civis e Agentes de Trânsito Municipais do Agreste de Pernambuco

Fundado no dia 27 de fevereiro de 2010 e apartir daí sendo iniciada uma longa e árdua luta pelos os direitos e deveres funcionais da Guarda Civil Municipal. Tendo como principio básico a busca por melhorias para a categoria e também abolindo assim enormes irregularidades praticadas por membros da divisão da guarda municipal. Este sindicato abrange todo agreste de Pernambuco somando-se 66 municípios participantes. Tendo a sede na cidade fundadora Santa Cruz do Capibaribe.

Esse projeto de lei acima em destaque foi uma lutar iniciada pelo Singmag com apenas 1(um) ano de fundação e dizendo para que realmente foi criado.Parabéns a toda diretoria e todos os GCM´S e que fizeram historia na cidade de Santa Cruz do Capibaribe ,através da greve do ano de 2010 onde foram levadas as reivindicações da categoria ao poder executivo e que de pronto acatou. Solicitando assim que uma comissão do SINGMAG em conjunto com a procuradoria do município através do Sr.Lincoln elaborasse um projeto de lei que atendesse as necessidades dos GCM´S de serviço e que muitas vezes não tinha o que comer depois de uma escala de serviço de mais de doze horas.

Esse projeto comprova da necessidade de uma mudança tanto estrutural como no requisito humanístico daquela respeitosa Secretaria de Defesa Social que sendo executada através do secretario que aos poucos vem implantando as devidas mudanças, mas nos do singmag queremos leis que nos garanta o bem-estar coletivo e assim sendo será para tudo que vier a ser aprovado pela categoria através de suas assembléias.

Um marco da historia da guarda municipal que tem 18 anos de fundação, mas que nunca se preocupou realmente em enaltecer a categoria. Pedimos cordialmente aos GCM´S que apóie este Sindicato que têm a real intenção de ver todos com o seu valor exercido pela profissão. Queremos também agradece a vereadores que tiveram a sensibilidade do assunto e em comum acordo aprovaram essa honrosa lei. E em especial a todos os meios de comunicação e ate breve.

A próxima luta do SINGMAG será o reconhecimento legal do certificado de guarda municipal e o Estatuto da categoria que já esta sendo elaborado dentro de alguns dias.

Área do cérebro ligada ao processamento da leitura não precisa da visão, diz pesquisa


Por Sindya N. Bhanoo
The New York Times

  • A parte do cérebro responsável pelo processamento visual de texto pode não precisar da visão

    A parte do cérebro responsável pelo processamento visual de texto pode não precisar da visão

A parte do cérebro considerada responsável pelo processamento visual de texto pode não precisar da visão, relatam pesquisadores na revista "Current Biology".

Essa região, conhecida como área de formação de palavras, processa palavras quando pessoas com visão normal leem. Porém, pesquisadores descobriram que ela também é ativada quando os cegos leem em braile.

"Não importa se as pessoas estão lendo com os olhos ou os dedos", disse Amir Amedi, neurocientista da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores do estudo. "De um jeito ou de outro, elas estão processando palavras".

A pesquisa refuta a crença, amplamente divulgada em livros didáticos, de que o cérebro é um órgão sensorial, onde várias regiões conduzem atividades dos diferentes sentidos, como visão, audição e tato.

Em vez disso, Amedi afirma que o cérebro é uma máquina de tarefas.

"O que sugerimos é que esta área constrói o formato das palavras, mesmo que a chamemos de área da formação visual de palavras", disse ele.

Amedi e seus colegas realizaram exames funcionais de ressonância magnética em oito adultos com cegueira congênita, enquanto eles liam em braile.

Ele e seus colegas pertencem a uma pequena comunidade de neurocientistas tentando demonstrar que as regiões do cérebro são multissensoriais. Embora a teoria ainda não seja amplamente reconhecida, ela começou a ganhar aceitação na última década.

"Esperamos que este artigo seja mais um passo para convencer as pessoas", disse Amedi. "Porém, nem mesmo 10 artigos seriam o bastante para alterar os livros didáticos. Isso pode levar mais uma década, até que possamos provar que não deixamos passar nada".

25 de Fevereiro – Dia da Criação do Ministério das Comunicações

Em 25 de fevereiro de 1967, foi criado no Brasil oMinistério das Comunicações. Este órgão do poder executivo federal é encarregado da elaboração e do cumprimento das políticas públicas do setor de comunicações. Suas atividades abrangem três áreas fundamentais: a radiodifusão, os serviços postais e as telecomunicações.

Na área de radiodifusão, o ministério administra as concessões de emissoras de rádio e televisão aberta, desde o processo de licitação até o seu funcionamento, de acordo com a legislação específica do setor.

Os serviços postais também são competência do Ministério das Comunicações, que precisa formular e propor políticas e novos serviços para o setor, cuidar da normatização técnica e tarifária e do controle e fiscalização dos serviços postais existentes, além de monitorar o desempenho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

No campo das telecomunicações, o rompimento com o modelo monopolista, em 1995, abriu o mercado para os serviços de telefonia móvel da banda B, serviços via satélite, redes corporativas, etc. Em 16 de julho de 1997 foi aprovada a LGT, Lei Geral de Telecomunicações, que definiu as linhas gerais de um novo modelo institucional e criou um órgão regulador independente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O patrono das Comunicações no Brasil é o Marechal Rondon, segundo escolha do próprio Ministério, em 1971. Sua data de nascimento – 5 de maio – é dedicada às Comunicações.

Cerca de 270 mil benefícios do Bolsa Família são cancelados


Foto Bahia noticia

Brasília - Mais de 273 mil famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza deixaram de receber o benefício do Bolsa Família este mês. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 273.263 inscritos no programa de transferência de renda tiveram seus benefícios cancelados porque não atualizaram os dados cadastrais no prazo previsto, que terminou no último dia 31 de dezembro.

Estado com o maior número de famílias selecionadas para renovar seus dados, São Paulo também registrou o maior número de cancelamento de pagamentos, com 37.264 benefícios suspensos. Em seguida vêm o Rio de Janeiro (23.842) e Minas Gerais (23.076). Este ano, o Bolsa Família irá atender a 12,9 milhões de famílias, liberando cerca de R$ 13 bilhões. Segundo o MDS, o cancelamento não é irrevogável, já que as famílias com perfil socioeconômico para participar do programa podem voltar a se inscrever. O valor do benefício varia entre R$ 22 e R$ 200, conforme a renda familiar e a quantidade e idade dos filhos. O programa também procura garantir o acesso a direitos básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social e proporcionar meios para que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O recadastramento é periódico, dura praticamente todo o ano e funciona como instrumento de controle e monitoramento do programa. Este ano, mais de 1,3 milhão de famílias terão que procurar a prefeitura de suas cidades até 31 de outubro próximo e renovar os dados cadastrais. As famílias selecionadas estão sendo avisadas por meio do extrato de pagamento de seus benefícios. Além do recadastramento, para continuar recebendo os valores a que têm direito os beneficiários tem que manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia.

Fonte: Agência Brasil

"Antilaser" pode levar ao desenvolvimento de novos tipos de computadores



Por Henry Fountain
The New York Times

  • Ilustração mostra como age o antilaser, um dispositivo que, em vez de emitir, absorve luz

    Ilustração mostra como age o "antilaser", um dispositivo que, em vez de emitir, absorve luz

Numa elegante fusão da física teórica com a experimental, cientistas da Universidade de Yale conseguiram desvirtuar a função fundamental de um laser - produzindo um dispositivo que, em vez de emitir, absorve um raio de luz.

O dispositivo, que os cientistas chamam de "absorvente coeso perfeito" ou, mais popularmente, um "antilaser", pode levar ao desenvolvimento de novos tipos de computadores, filtros e outros componentes que seriam úteis em computadores híbridos óticos-eletrônicos, entre outras aplicações.

A. Douglas Stone, físico em Yale, desenvolveu o conceito do laser contrário num artigo em "Physical Review Letters", na última primavera. O dispositivo em si, descrito num artigo da semana passada na revista "Science", foi criado no laboratório de uma física especializada em lasers, Hui Cao.

Num laser, a energia é bombeada a um meio - que pode ser sólido, líquido ou gasoso _-entre dois espelhos, estimulando a emissão de fótons que são coesos, ou de mesma frequência e fase. Os fótons refletem de um lado para o outro entre os espelhos, resultando na amplificação da luz.

"Você insere energia ali, e parte dessa energia é convertida naquele maravilhoso raio coeso de luz", disse Stone.

Em seu trabalho teórico, Stone usou o fato de que as equações descrevendo o funcionamento do laser possuem certas propriedades simétricas.

"Se você pode criar um laser de certo tipo, as equações afirmam que também é possível criar um dispositivo reverso", explicou ele.

O antilaser também usa espelhos, mas os outros componentes são o oposto de um laser. O meio que proporciona a amplificação é substituído por um que gera absorção, e o raio de luz de saída é substituído por um de entrada (essa luz precisa ser coesa, então é preciso um laser para fazer um antilaser).

O raio de entrada é dividido em dois e atinge o meio em dois lados. Os fótons quicam entre os espelhos e interferem uns com os outros, eventualmente se anulando numa confusão de elétrons e calor.

Armadilha para a luz

O dispositivo experimental absorveu aproximadamente 99,4% da luz. Em teoria, um antilaser deveria ser capaz de absorver 100%.

"Trata-se de uma armadilha unidirecional para a luz", disse Stone.

Segundo Cao, o dispositivo que eles construíram é relativamente simples, usando silício como o meio absorvente e um par de espelhos "ruins".

"Mas devemos conseguir a absorção coesa perfeita em sistemas mais complicados", disse ela.

Poderá ser possível criar uma "antiversão" de um suposto laser aleatório, onde o meio seria altamente desordenado e não haveria espelhos.

O dispositivo experimental funciona próximo do infravermelho, além do espectro visível. Mas Stone diz que, em princípio, os antilasers não seriam limitados em termos de frequência.

"Poderíamos trazê-lo ao infravermelho visível, ou mais distante", disse ele. "É definitivamente possível obter isso através do alcance total".

Stefano Longhi, físico do Instituto Politécnico de Milão, na Itália, que não se envolveu no trabalho, disse que o antilaser é uma "conquista importante, animadora e surpreendente para a comunidade científica".

Ele afirmou que uma importante característica do dispositivo é que a absorção pode ser ligada ou desligada. Isso pode tornar os anti-lasers extremamente úteis como dispositivos comutadores óticos.

Um dispositivo que absorve perfeitamente a luz pode ser considerado ideal para aplicações em energia solar, mas Longhi diz não ser este o caso. A luz solar não é coesa, e um anti-laser não funciona com luz difusa.

Um físico descreveria o dispositivo como um laser de "tempo reverso", já que as propriedades simétricas são relacionadas ao conceito de voltar no tempo.

Stone achou que o termo "antilaser" seria uma descrição melhor para os não cientistas, para que ninguém achasse que o dispositivo tinha alguma relação com a viagem no tempo.

Mas ele aponta que mesmo "antilaser" é problemático.

"Não quero que as pessoas pensem que isto é um tipo de escudo contra lasers", explicou ele. "Se R2-D2 recebesse nossos antilasers, ele viraria uma poça de metal fundido".

Empresa cria robô para substituir fisicamente funcionários que trabalham em casa


Produto funciona como um avatar do empregado e pode ser controlado pela internet

A empresa californiana Anybots desenvolveu um produto diferenciado para o mundo corporativo: um avatar robô para substituir fisicamente funcionários que trabalham em esquema de home office.

Basta o funcionário ter acesso à internet para operar o seu Anybot e poder interagir com as pessoas do seu escritório. Cada unidade é equipada com alto-falante, microfone, câmera e monitor de vídeo. Além disso, tem um dispositivo habilitado para mostrar via wi-fi o usuário ao vivo.

Outros diferenciais do robô é que ele fica com um brilho nos olhos quando o usuário está logado, para que os colegas de trabalho saibam que a pessoa está “ali” e disponível para conversa. Cada unidade do produto custa US$ 15 mil (equivalente a R$ 25 mil) e pesa 35 quilos.


Da Redação de PEGN

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chá verde emagrece e combate gordura localizada


Bebida ainda impede o envelhecimento precoce das células

O chá verde é conhecido por suas inúmeras funções terapêuticas, como prevenção de câncer e auxílio no emagrecimento. A boa fama da planta milenar é grande. Atualmente, ela pode ser aproveitada em infusões, cremes, cápsulas e ainda ser usada como solução injetável no combate a gordura localizada, em consultórios e clínicas de estética.


Acelere o emagrecimento Por ser composto por substâncias antioxidantes, o consumo do chá verde pode diminuir as taxas de colesterol e ativar o sistema imunológico. No que diz respeito a doenças degenerativas, como câncer, é composto por princípios ativos bioflavonoides e catequinas, poderosos no bloqueio das alterações que dão início aos tumores.

Os benefícios da bebida superam o inconveniente de ela ter um gosto amargo e pouco agradável. Para as pessoas que precisam emagrecer, o chá verde, quando bebido em infusão, pode ser um potente aliado, uma vez que acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura corporal. Esteticamente, a planta reduz as rugas de expressão e hidrata a pele, ainda que consumido em cápsula.

Tratamentos estéticos
O extrato da planta do chá verde, além de trazer benefícios em sua fórmula mais difundida, como bebida, também pode dar uma forcinha para você ficar mais bonita. Por apresentar boas taxas de teofilina e cafeína, na forma de injeção, ele aumenta o funcionamento do metabolismo, combatendo a gordura localizada e a celulite. Porém , a aplicação do extrato não elimina a necessidade de se tomar a bebida para obter todos os benefícios que a planta oferece.

É importante ficar de olho na dosagem e, claro, nas características de cada organismo. Por isso a necessidade do acompanhamento médico antes de realizar qualquer tipo de tratamento. A produção de injeções de chá verde não é feita em grande quantidade, diferente dos medicamentos comercializados em drogarias. Por isso, a receita é indispensável para que a solução seja produzida em farmácia de manipulação.

Cuidados com o consumo

O consumo de chá verde é recomendado em processos de emagrecimento. No entanto, isso não o absolve de complicações e efeitos indesejados que podem colocar em risco a saúde.

Ele contém cafeína e pode elevar a pressão arterial. A infusão também não é recomendada para hipertensos, gestantes ou para mulheres que estão amamentando.


O consumo em excesso pode provocar sintomas como náusea, taquicardia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Recomendas-se beber três ou quatro xícaras diariamente, garantindo os benefícios e evitando o consumo exagerado.

Tenha cuidado no preparo. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado entre cinco a dez minutos. A infusão não deve ser reaquecida e, depois de preparada, pode permanecer em locais sem luz por até 12 horas sem perder os seus efeitos.

Este conteúdo ajudou você a melhorar sua alimentação

Menino que nasceu sem orelha comemora resultados de cirurgia corretiva



O menino britânico Ethan Giles-Bowman, de nove anos, é um dos primeiros jovens pacientes a se beneficiar de um procedimento cirúrgico que construiu sua orelha direita a partir de cartilagem retirada de sua caixa torácica.

Giles é portador da síndrome Goldenhar, que fez com que ele nascesse com um pequeno lóbulo no lugar de sua orelha direita.

  • Ethan ficou mais extrovertido após a cirurgia

  • Síndrome fez com que nascesse sem uma orelha

Mulher em período fértil atrai solteiros e repele casados


Uma nova pesquisa joga um balde de água fria em quem justifica a infidelidade como "natural". Segundo um experimento da Universidade da Flórida, a fidelidade também pode ser explicada pela biologia.

Os coordenadores do estudo, Saul Miller e Jon Maner, mostraram que sinais de que uma mulher está em período fértil, como mudança de cheiro, são percebidos pelo homem. Mas, se ele for comprometido, em vez de atração, ele tende a rejeitar os sinais em uma desconhecida.

Editoria de Arte/Folhapress

PICO FÉRTIL

Pesquisas anteriores já apontaram a relação entre pico fértil da mulher e resposta masculina. Um estudo feito em 2007 com dançarinas de striptease mostrou que as gorjetas aumentavam quando elas estavam ovulando.

"No pico de fertilidade, o aumento do estrogênio deixa a mulher mais lubrificada, com mais brilho na pele. O cheiro do corpo também muda de forma sutil, mas que é percebida pelo homem", diz a endocrinologista Vânia Assaly, membro da International Hormone Society.

A reação fisiológica do macho é responder com excitação sexual e partir para o bote. Mas, se isso significa pular a cerca, outras reações biológicas podem entrar em jogo, especulam pesquisadores.

No trabalho da Flórida, uma jovem frequentou o laboratório de psicologia social por vários meses. Os homens participantes classificaram o grau de atratividade da moça. A maioria dos desimpedidos a considerou mais atraente nos períodos férteis. Os que estavam em relacionamentos românticos a acharam menos atraente justamente nessas fases.

"Parece que os homens estavam de fato tentando afastar qualquer tentação que pudessem sentir diante da mulher que estava ovulando", disse o psicólogo Maner.

Para Assaly, isso mostra como condições sociais modulam a ação hormonal.

"A presença da mulher fértil aumenta a produção de hormônios sexuais no homem, como testosterona.

Mas a consciência e a memória desencadeiam a produção de outros hormônios, como ocitocina, que trabalham contra a ameaça ao vínculo amoroso."

Para o psiquiatra Luiz Cushnir, do grupo de estudos de gêneros do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior valor desse tipo de pesquisa é possibilitar reflexões.

"Relacionamentos são multifatoriais e o ser humano tem grande repertório emocional, ao contrário dos animais. Valores socioculturais influenciam a resposta sexual e podem ter repercussão bioquímica. Mas não dá para reduzir tudo à biologia."