segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conceder crédito é bom, mas com cautela é melhor ainda


Meios de
pagamento diversificados aumentam as possibilidades de vendas, mas é preciso cercar-se de cuidados






Por Roseli Garcia*
Divulgação


Apesar de 2011 mal ter começado, o universo empresarial já dá alguns passos rumo à mudança na concessão de crédito. Os empréstimos, que antes eram divididos em várias parcelas, tiveram seus prazos reduzidos. As parcelas, até então sem juros, hoje contam com alguns valores embutidos.

Apesar das recentes medidas tomadas pelo Banco Central, como o aumento do compulsório e da taxa básica de juros (Selic), o momento, de modo algum, é de pânico. Exatamente o contrário: a previsão de diversos economistas é de que o crédito continue a desfrutar de uma projeção positiva, com crescimento para 2011 e 2012 – embora não seja exatamente o mesmo cenário eufórico de 2010.

Diante dessa situação, a pergunta que dez entre dez pequenos e médios empresários fazem é: como conceder crédito? A princípio, eu diria que, acima de tudo, é importante entender que meios de pagamento diversificados aumentam as possibilidades de vendas – principalmente para a pessoa física. Afinal, lembre-se de que, como tem sido amplamente divulgado, nos últimos anos estamos lidando com um novo perfil de consumidor. A movimentação das classes de menor renda para patamares superiores tem sido intensa, e essa mudança continuará ocorrendo.

O aumento da renda e o desemprego em queda fazem com que a população usuária de crédito vá às compras. O movimento é positivo, pois o maior poder aquisitivo e o acesso de novos consumidores movimentam o mercado. Desse modo, trata-se de um ciclo virtuoso, e é preciso saber aproveitar bem esse momento, deixando a concessão do crédito à disposição do público que procurar o estabelecimento. Mas vale o alerta: é preciso cuidado com os riscos.

Para que o crédito seja cedido com segurança, cuidados básicos – porém ignorados por muitos empreendedores – são fundamentais. Isso inclui preencher corretamente a ficha cadastral do cliente, buscar suas referências, conferir sua documentação e sempre consultar bancos de dados comerciais. Esse conjunto de ações, que pode até tomar um pouco de tempo, compensa muito ao reduzir drasticamente riscos desnecessários.

Com todos esses cuidados, fique à vontade para dispor à clientela o maior leque de opções de pagamentos que você puder: do cheque ao cartão de crédito; do crediário ao pagamento à vista. Se o empresário estiver cercado de cuidados na hora de trabalhar com pagamento a prazo, as chances de aparecerem dores de cabeça no meio do caminho tornam-se sensivelmente menores.

Desse modo, caro empreendedor, o meu recado é: não tenha medo do crédito. Continue a concedê-lo, pois, para boa parte de seus clientes ele é sinônimo de acesso ao consumo. No entanto, como sempre, a palavra de ordem é cautela.