sábado, 31 de julho de 2010
UESCC INICIA HOJE O 3º ENCONTRO DA CULTURA ALTERNATIVA
Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano, tão carente de atividades culturais, terá após o grande sucesso da peça teatral “As Linguarudas”, que contou com incentivo da UESCC, as atividades do 3º encontro da Cultura Alternativa. O evento será promovido pela União dos Estudantes (UESCC) com apoio do INEC, Banco do Nordeste, da Funarte e do Ministério da Cultura, o qual terá duração de 08 semanas onde serão visitadas 06 escolas da cidade com o projeto UESCC NA ESCOLA, levando várias oficinas de teatro, dança, capoeira, poesia, percussão, sala de cinema e debates para cada escola pólo das confecções, todos os sábados. Durante o evento, também estará se realizando o CINE UESCC com apresentação de filmes na Sede da UESCC. Dia 18 de setembro haverá a reunião de todos os trabalhos desenvolvidos durante a execução do projeto com o grande Encontro da Cultura Alternativa, com exposições de artes e fotografias, amostras das oficinas, com apresentações do que foi produzido nas escolas e com a finalização com DIVERSAS ATRAÇÕES MUSICAIS.
Marina cumpre agenda no Recife visitando área carente
presidenciável do PV, senadora Marina Silva, chegou ontem no final da tarde ao Recife, onde cumpriu uma agenda intensa.
Moda Center pode ganhar interventor
O final da gestão da atual diretoria do Moda Center Santa Cruz e a não realização de nova eleição para escolher novos integrantes tem causado um enorme mal estar entre os condôminos do parque. O fato é que os prazos legais para a realização de nova eleição foram extrapolados e alguns condôminos devem entrar ainda hoje com pedido de intervenção do Moda Center. Com isso existe a possibilidade de afastamento da atual diretoria. Dessa forma um interventor, nomeado pela justiça, passaria a administrar provisoriamente o local até que novas eleições fossem convocadas.
Receita de Escondidinho
500g de carne de charque cozida e desfiada ou carne do sol
500g de cebola cortada em tiras grossas
6 dentes de alho grandes espremidos
1,5kg de macaxeira (também conhecida como mandioca ou aipim)
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto
50g de queijo ralado
óleo para fritar a carne
Preparação:
Cozinhe a macaxeira com sal até ficar bem macia. Bata no processador ou no liquidificador com um pouco da água do cozimento até formar uma pasta grossa. Leve de volta ao fogo com a manteiga, fazendo um purê, e de seguida Reserve. Frite a carne de charque com a cebola e o alho e tempere com a pimenta a gosto. Não deixe ficar muito seca. Em um refratário faça uma camada com metade do purê, despeje por cima a carne e cubra com o restante do purê de macaxeira. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até dourar.
Observações:
O escondidinho pode ser servido como petisco, para acompanhar uma cerveja gelada ou como prato principal. Neste caso o único acompanhamento necessário é uma salada leve, com alface, tomate e cebolas.
Pronto a servir!
Domingo é dia de Trilha Ecológica na Terra das Dálias
O ponto de encontro será em frente ao Hotel Jorge Eduardo às 8 horas da manhã, onde será servido um café regional pela equipe da Secretaria de Turismo do município, em seguida todos iniciarão o percurso junto com o toyoserra até a Mata das Frexeira.
Lá, os visitantes poderão percorrer trilhas em mata fechada e se encantar com os belíssimos mirantes sentindo o agradabilíssimo clima de montanha que a cidade é agraciada, chegando aos 9º no período chuvoso.
Todos podem participar é só entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico do município e fazer sua inscrição.
Mais informações pelos fones (081) 3733 – 1156 / 1247 / 2103 – 4555
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing
sexta-feira, 30 de julho de 2010
GALÊGO DE MOURINHA APRESENTA SUA CARTA RENÚNCIA
Encarei a missão como mais um desafio na vida. Durante o período que estive a frente da pasta, pude perceber o quanto é complexo os problemas estruturais desta cidade. O contato com a população no projeto Secretaria nos Bairros me fez conhecer de forma prática as necessidades e carências dos bairros de nossa cidade, fazendo-me sentir feliz quando as reivindicações da população eram contempladas.
Procurei atender a todos que me procuraram, na rua ou no gabinete, independente de cor partidária. Se não fiz mais, foi conseqüência das condições de trabalho que nos foram proporcionadas – marcadas pela escassez de recursos materiais e humanos – bem como, dos entraves e resistências por parte de alguns que, de maneira egoísta e inconseqüente, tentaram frear ações desta secretaria. Lamento a estreiteza da mente de alguns que ainda não entenderam que o nosso lema é construir e cuidar das pessoas.
À imprensa, colaboradores e amigos, agradeço a compreensão e a maneira carinhosa que me trataram. Devo agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui. Fiz amigos, muitos dos quais me acompanharão para sempre. Por isso, tenho que comemorar!
Assim, é com total tranqüilidade de espírito e certeza do dever cumprido, que apresento minha renúncia.
Atenciosamente,
José Moura Filho
FEBRATEX 2010: Santa Cruz do Capibaribe terá representação no evento
Os empreendedores foram convidados a participar de uma reunião onde o presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira explanou através de slides o que é a FEBRATEX, explicando como funciona o evento e a sua repercussão no mercado nacional e internacional.
“A cada edição da feira, ela cresce, quase que duplica”. Enfatizou a Vice-Presidente da Associação, Fátima Nascimento. Áurea Xavier foi uma precursora da Terra das Confecções a ir a Santa Catarina. A empresária explicou que anualmente a FEBRATEX se expande, diferentemente de outros eventos de moda pelo Brasil afora.
Para finalizar, Aroldo enfatizou que a visita às empresas é de extrema importância. “Pois os empresários daqui podem aprender muito com as ideias dos empresários de lá”, pontuou.
Betto Aragão
Assessoria de imprensa da ASCAP
CDL Jovem visita mais uma escola e palestra sobre a educação no Trânsito
Com parceria da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Municipal, os meninos da CDL Jovem já percorreram várias escolas e se mobilizaram pelo centro da cidade propagando panfletos e adesivos para fazer os usuários do trânsito da Terra das Confecções entender que sempre se pode fazer melhor.
Os alunos da Escola Padre Zuzinha pararam para ouvir a palestra proferida pelo Guarda Municipal, Valter que acompanha a CDL Jovem em suas apresentações.
Para maiores informações:
Katyane Michele – Secretária Executiva da CDL
81-3731-2850
Assessoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe
Betto Aragão 9984-6855 9134-7131
Tosse é melhor indicativo para diagnosticar gripe suína do que febre, diz estudo
O estudo conclui que tosse ou outros sintomas respiratórios são mais precisos na determinação da infecção pela influenza do que a febre, diz matéria publicada no Science Daily.
Atualmente, a presença de febre é determinante para um paciente ser classificado como possível caso de gripe suína. Outro exemplo dado é que durante a pandemia, a seleção nos aeroportos depende de scanners de temperatura do corpo para detectar a presença de febre.
No entanto, os autores do estudo descobriram que a tosse, e não a febre, seria um indicador mais confiável da infecção, já que quase metade dos indivíduos com gripe A leve pode não apresentar febre.
A equipe liderada por Sang Won Park, professor da Universidade Nacional de Seul, investigou casos confirmados de H1N1 de pacientes que foram internados e colocados em quarentena durante as fases iniciais da pandemia, em 2009.
Os resultados do estudo mostraram que apenas 45,5% dos indivíduos tiveram febre. Pessoas com infecção leve e sem febre não seriam identificadas, mas continuaria a fazer parte da cadeia da doença.
Células-tronco e veneno de cobra são usados para reconectar neurônios
A partir de investigações sobre esses mecanismos de rearranjo dos circuitos nervosos, um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo um modelo inovador que associa terapia celular ao reimplante das raízes nervosas.
Para restabelecer a conexão entre o sistema nervoso periférico e o central, os pesquisadores utilizam células-tronco mononucleares de medula óssea e uma “cola” desenvolvida a partir do veneno de serpentes.
O projeto é coordenado por Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, professor do Departamento de Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia e Biofísica, e conta com apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Participam também do projeto Roberta Barbizan, orientanda de doutorado de Oliveira no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Unicamp, Rui Seabra Ferreira Júnior, professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por imagem da Faculdade de Medicina (FMB) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu e Antônio de Castro Rodrigues, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP.
Coordenador do Laboratório de Regeneração Nervosa da Unicamp, Oliveira apresentou na segunda-feira (26/7), durante o 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, em São Paulo, modelos utilizados por sua equipe para investigar os mecanismos de regeneração do sistema nervoso central e periférico.
Este ano, o grupo já publicou artigos sobre o tema nas revistas Neuropathology and Applied Neurobiology, Journal of Comparative Neurology e Journal of Neuroinflammation.
“Após lesão no sistema nervoso – periférico ou central –, ocorre um rearranjo considerável dos circuitos neurais e das sinapses. Entender esse rearranjo é importante para determinar a sobrevivência neural e a capacidade regenerativa posterior”, disse Oliveira à Agência FAPESP.
Para estudar os mecanismos de regeneração, os cientistas utilizam técnicas que unem microscopia eletrônica de transmissão, imuno-histoquímica, hibridação in situ e cultura de células gliais e neurônios medulares.
“Procuramos associar a terapia celular ao reimplante das raízes nervosas. Para isso, temos usado células-tronco mesenquimais e mononucleares no local da lesão ou nas raízes reimplantadas. A ideia não é repor neurônios, mas estimular troficamente essas células e evitar a perda neural, de modo a conseguir otimizar o processo regenerativo”, disse.
O projeto mais recente do grupo envolve o uso de um selante de fibrina – uma proteína envolvida com a coagulação sanguínea –, produzido a partir de uma fração do veneno de jararaca pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu.
“Os axônios dos neurônios motores saem da medula espinhal e entram na raiz nervosa, dirigindo-se aos nervos. O nosso modelo emprega essa ‘cola’ biorreabsorvível para reimplantar as raízes nervosas na superfície da medula, onde o sistema nervoso periférico se conecta ao sistema nervoso central. Associamos essa adesão às células-tronco, que produzem fatores neurotróficos – isto é, moléculas proteicas capazes de induzir o crescimento e a migração de expansões das células neurais”, explicou Oliveira.
Quando as raízes motoras são arrancadas, cerca de 80% dos neurônios motores morrem duas semanas após a lesão. Mas os motoneurônios que sobrevivem têm potencial regenerativo após o reimplante de raízes nervosas.
“Porém, na maioria das vezes, o reimplante das raízes não é suficiente para se obter um retorno da função motora, porque a lesão causa uma perda neuronal grande demais. Por isso, é preciso desenvolver estratégias para diminuir a morte neuronal após a lesão. Achamos que o uso do selante de fibrina pode auxiliar nesse processo”, indicou.
Segundo Oliveira, quando há uma lesão periférica – comum em acidentes de trabalho, por exemplo –, com transecção ou esmagamento de nervos, ocorre uma resposta retrógrada, isto é, uma reorganização sináptica visível na medula espinhal, onde se encontram os neurônios.
“O interessante é que, quando a lesão é periférica, o neurônico sinaliza de alguma forma para a glia – o conjunto de células do sistema nervoso central que dão suporte aos neurônios –, que se torna reativa. Essa reatividade está envolvida no rearranjo sináptico por meio de mecanismos ainda pouco conhecidos. Nosso objetivo é compreender e otimizar esse processo de rearranjo sináptico para, futuramente, criar estratégias capazes de melhorar a qualidade da regeneração neuronal”, afirmou.
Rearranjo sináptico
No laboratório da Unicamp, os cientistas induzem em ratos e camundongos doenças como a encefalomielite autoimune experimental – que é um modelo para estudar a esclerose múltipla. Após a indução de uma forma aguda da doença, os animais apresentam todos os sinais clínicos, tornando-se tetraplégicos de 15 a 17 dias após a indução.
“Por outro lado, eles se recuperam da tetraplegia muito rapidamente, entre 72 e 96 horas. O rearranjo sináptico induzido pela inflamação é tão grande que paralisa completamente a funcionalidade tanto sensitiva como motora, mas de forma transitória”, disse Oliveira.
No entanto, a esclerose múltipla destrói a bainha de mielina, uma substância que isola as terminações dos nervos e garante o funcionamento dos axônios. Segundo Oliveira, porém, essa bainha se recupera em surtos temporários: em alguns momentos há desmielinização; em outros, a resposta imune fica menos ativa, permitindo que a bainha de mielina se recomponha.
“O paradoxal é que, mesmo que a remielinização não tenha se completado, o animal volta a andar normalmente. Nossa hipótese é que o processo autoimune causa lesões cuja repercussão no sistema nervoso central é similar àquela que ocorre após uma injúria axonal. Transitoriamente, os neurônios param de funcionar. Quando a inflamação cede, as sinapses retornam muito rapidamente. No modelo animal, em algumas horas a função é retomada e os sinais clínicos vão desaparecendo”, disse.
Além do modelo da esclerose múltipla, os cientistas trabalham também com um modelo de lesão periférica dos nervos e na superfície da medula espinhal.
“Quanto mais perto da medula ocorre a lesão, mais grave a lesão em termos de morte neuronal. Todas são graves, mas aquela que ocorre perto da medula causa perda neuronal e aí não há perspectiva de recuperação. Mesmo com as vias íntegras, o neurônio que conecta o sistema central com o músculo morre e nunca mais haverá recuperação”, explicou o professor da Unicamp.
“Tanto no animal como no homem, ocorre uma perda grande de neurônios, mas da pequena porcentagem que resta, apenas cerca de 5% consegue se regenerar. No homem, entretanto, há uma demora de mais de dois anos para que se recupere alguma mobilidade. No rato, a mobilidade é recuperada em três ou quatro meses”, disse.
“Uma vez que isso foi descoberto, começou-se a tentar reimplantar as raízes, desenvolvendo estratégias cirúrgicas e tratamentos com drogas que evitem a morte neuronal nesse período em que há desconexão. Essa parece ser a saída mais promissora para evitar a perda neuronal e otimizar a regeneração”, afirmou.
Um trabalho sem desafios e motivação leva a um estilo de vida sedentário, revela
Alguns estudos têm sugerido que um estilo de vida sedentário pode estar associado ao tipo de trabalho que o indivíduo exerce no dia a dia, especialmente trabalhos considerados passivos, com pouca autonomia e baixa demanda de dimensões psíquicas e sociais.
Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico científico Occupational and Environmental Medicine mostra pela primeira vez que a exposição ao longo dos anos a trabalhos com características passivas aumenta a chance de levar uma vida sedentária.
A pesquisa acompanhou mais de 6 mil ingleses com idades entre 35 e 55 anos em três diferentes momentos e por um período de cinco anos. Os participantes do estudo eram funcionários públicos que exerciam atividades de escritório e foram submetidos a uma escala que classifica o grau de passividade no trabalho.
A relação entre trabalho passivo e sedentarismo foi demonstrada entre os homens, mas não entre as mulheres, e esse resultado é consistente com estudos prévios que apontam que a saúde dos homens é mais vulnerável do que a das mulheres a condições de trabalho insatisfatórias. Entretanto, existem também evidências que uma baixa realização no trabalho afeta também a saúde das mulheres. Os resultados da atual pesquisa confirmam que a saúde é mais uma de tantas razões para que se faça o trabalho ser estimulante e desafiador.
Por Ricardo Teixeira
Converse Com Ele!
Assinado ordem de serviço para a Entrada do Distrito de Gravatá do Ibiapina
Estiveram presentes na ocasião o Secretario de Transportes do Estado, Eugênio Morais, o Prefeito da Terra das Dálias José Evilásio, secretários municipais e o responsável pela construtora que realizará a obra.
A obra que é estimada em R$ 989.845,82 tem extensão de 1,50 Km e beneficiará todos os moradores e visitantes, pois o distrito é muito visitado por possuir casarios datados do final do século XIX e inicio do XX e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com altares em madeira com detalhes dourados e peças em arte barroca, sendo uma relíquia nos dias atuais.
“A execução desta obra é um compromisso que tenho com o povo taquaritinguense, especialmente com os moradores do Distrito de Gravatá do Ibiapina. Nunca parei de lutar junto ao Governo estadual para a realização desta antiga solicitação dos moradores. Hoje me sinto realizado, pelo dever cumprido”, enfatizou o Prefeito José Evilásio.
Nos próximos dias as obras serão iniciadas e segundo a empresa executora em 120 dias estará concluída.
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing
Comunicado Câmara de Vereadores
Todas as reuniões da Câmara santacruzense são transmitidas através da WebTV, ao vivo, pelo site www.camarascc.com.br, e tem a finalidade de possibilitar a efetiva participação da sociedade na fiscalização do trabalho dos Vereadores.
PRÊMIO PENSANDO A IGUALDADE DE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE,
COM A TEMÁTICA "LEI MARIA DA PENHA".
UMA PARCERIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE ATRAVÉS DA COORDENADORIA DA MULHER E DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES; EM PARCERIA COM O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GÊNERO, DIREITOS HUMANOS E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DO CESAC, A CDL, O BANCO DO BRASIL E A ACADEMIA SANTACRUZENSE DE LETRAS.
TEREMOS 4 CATEGORIAS COM AS SEGUINTES PREMIAÇÕES:
I - Categoria 1 - “Estudante de Graduação”- 01 bolsa de pós graduação num curso oferecido pelo CESAC;
II - Categoria 2 - “Estudantes do Ensino Fundamental II”- 01 computador;
III - Categoria 3 - “Estudantes do Ensino Médio”- 01 computador;
IV- Categoria 4 - “Professores Promotores da Igualdade de Gênero e Direitos Humanos”- 01 notebook.
TEREMOS A PARTICIPAÇÃO DA SENHORA MARIA DA PENHA COMO PARTICIPANTE DA COMISSÃO JULGADORA.
INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 03 DE AGOSTO
Pitombinha perde sua mãe
Quem tanto faz rir hoje chora.
GRANDIOSO ENCONTRO UNIVERSITÁRIO
Hoje no clube Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe, acontece a 1º Festa de Integração dos Universitários às 20:00 hs. Os organizadores do evento convidam todos a participarem! Numa forma de unir a classe universitária e descontrair um pouco, será apresentada numa única noite, Grupo de Chorinho, Mpm, Rock - Pop, Pagode e muito Forró. Tudo isso com muita qualidade e estilo, numa prova de que quando se quer, dá para se fazer uma festa legal e divertida. Contamos com a presença de todos universitários ou não, porque o que vale mesmo é a sua diversão!
Entrada gratuita..
ONG Pão é Vida conclui cursos com o apóio da Rota do Mar
As turmas iniciaram dia 25 de março e o curso aconteceu na rua Vereador Severino Ribeiro da Silva, 94 - bairro novo em Santa Cruz do Capibaribe. O alvo eram pessoas da comunidade próxima ao açude da Manhosa, no Santo Agostinho. Famílias que viviam na Favela do Papelão e estavam em situação de risco social.
Pessoas que chegam a cidade e por não possuírem qualificação profissional, não conseguem emprego.
Os cursos foram realizados em parceria com a Rota do mar, que cedeu máquinas de costura.
Assessoria de Imprensa
Funcionário do Moda Center morre durante serviços de eletricidade no Parque de Feiras
O incidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, 29 de julho, quando o funcionário Salomão José Silva, de 34 anos, realizava serviços de reparo na rede elétrica do Moda Center Santa Cruz.
Em contato com a imprensa a diretoria do MC enviou uma nota lamentando o fato e se comprometendo em prestar toda a assistência a família de Salomão.
Confiram a nota:
Nota de Falecimento
A Diretoria do Moda Center lamenta informar o falecimento do seu funcionário Salomão José Silva dos Santos, 34 anos, eletricista, no dia de hoje, 29 de Julho de 2010, por volta das 13h50m, vítima de acidente ocorrido durante os serviços de manutenção da rede elétrica do Parque.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelos órgãos competentes e o Moda Center está adotando todas as providencias relativas à assistência aos familiares e inclusive o sepultamento do seu funcionário.
Ressalvamos os relevantes serviços prestados por Salomão, profissional de excelente capacidade técnica, pessoa humana de inestimável valor e funcionário exemplar, que certamente nos fará muita falta.
Moda Center Santa Cruz
Jarbas deve denunciar Eduardo por uso da máquina
A coligação Pernambuco Pode Mais, que tem o senador Jarbas Vasconcelos como candidato ao governo estadual, deve ingressar com representação contra o governador Eduardo Campos (PSB) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de acordo com o portal pernambuco.com.
Os oposicionistas devem bater na tecla do uso da máquina pública em favor da candidatura à reeleição do socialista.
A justificativa para a representação eleitoral seria o envio aos jornais e blogs de fotografias do governador, na condição de candidato à reeleição, pela Secretaria Especial de Imprensa (SEI).
As fotos, com a assinatura de um profissional da SEI, retratavam o governador na Missa do Vaqueiro em Serrita, município sertanejo distante 544 quilômetros do Recife.
"A coordenação da campanha sinalizou para entrarmos com o processo”, disse o advogado da coligação, Lêucio Lemos. Segundo ele, a assessoria jurídica está reunindo material e discutindo que aspectos abordar na representação. Os oposicionistas preferem não falar em data para protocolá-la no TRE.
A advogada da coligação liderada por Eduardos Campos, Virgínia Pimentel, preferiu não comentar o assunto, pois ainda não existe nada de concreto na Justiça Eleitoral.
Portabilidade do número do celular nivela o campo de atuação na América Latina, conforme descoberta da Pyramid
portabilidade do número do celular representa tanto uma ameaça quanto
uma oportunidade para as operadoras na América Latina. Qual delas
ocorrerá, irá depender da habilidade de uma operadora de antecipar as
necessidades dos clientes e oferecer serviços que representem mais
valor para eles, de acordo com um novo relatório da Pyramid Research
( www.pyr.com ).
O relatório Mobile Number Portability May Trigger Big Changes in
Latin American Markets (A Portabilidade do Número do Celular Pode Dar
Início à Grandes Mudanças nos Mercados Latino-Americanos) explora as
razões para os reguladores implementarem a portabilidade e a
abordagem que as operadoras de diferentes portes adotaram para lidar
com a Portabilidade do Número do Celular. Ele também examina o
impacto que a medida causou no mercado, as abordagens estratégicas
adotadas operadoras de pequeno e grande porte e seus resultados.
Baixe um resumo no endereço:
http://www.pyramidresearch.com/downloads.htm?id=5&sc=PRN072910_INSLA2.4
. Adquira o relatório no endereço:
http://www.pyramidresearch.com/store/ins_la_100720.htm?sc=PRN072910_INSLA2.4
.
A Pyramid acredita que qualquer operadora pode se beneficiar da
Portabilidade do Número do Celular. "Para várias operadoras, a
principal fonte de crescimento da receita é a aquisição de novos
clientes, porém, na medida em que a penetração móvel alcança níveis
mais altos em vários mercados latino-americanos, encontrar novos
clientes está se tornando mais e mais difícil", disse Juliana Gomez,
analista da Pyramid Research e autora deste relatório. "Nestas
circunstâncias, a Portabilidade do Número do Celular se torna uma
importante consideração porque permite que os clientes façam mudanças
entre as redes".
"Em um mercado próximo à saturação, a melhor maneira de crescer é
roubar os clientes de seus concorrentes ou levar seus clientes para o
próximo nível através do aumento do uso dos serviços de dados", disse
Gomez. "A Portabilidade do Número do Celular nivela o campo de
atuação, dando a todos os participantes do mercado uma oportunidade
relativamente igual para adquirirem clientes, pois faz com que a
batalha passe para um campo mais estratégico; isto permite que as
operadoras possam competir com melhores ferramentas de mercado, tais
como serviços".
quinta-feira, 29 de julho de 2010
CUIDADOS BÁSICOS PARA TER CÍLIOS LINDOS
Ter cílios bonitos, espessos e longos é muito complicado, a não ser que você tenha herdado dos seus pais uns cílios de cinema.
Mas não se preocupe que, mesmo que você tenha cílios frágeis, há maneiras de fortalecê-los e mantê-los saudáveis e bonitos. Você só qtem que seguir estes passos:
Desmaquiar com cuidado: Se você costuma usar rímel, mesmo que seja transparente, ou eye liner, lembre que tem que se desmaquiar os olhos todas as noites para que não fiquem resquícios de produtos químicos.
Nutre: Quando você já tiver se desmaquiado, aplique uma máscara natural. Pegue um poquinho de azeite de oliva, coloque num algodão e aplique na parte do nascimento dos cílios. O azeite nutre a raíz e aos poucos você vai ver como os seus cílios ficarão fortes. O óleo de amêndoas também é bom para isto. Aplique uma gotinha no dedo e massageie desde a raiz dos cílios até às pontinhas.
Que óleo escolher? O que você mais gostar e que estiver mais à mão. Você pode alterná-los e cada semana usar um, assim os seus cílios terão o l máximo dos beneficios de cada óleo.
Não abuse do rímel: Use só em ocasiões especiais e no dia a dia, se quiser realçar os seus cílios, utilize um rímel incolor.
EDP Energias do Brasil anuncia a Webcast de sua Teleconferência sobre os Resultados do segundo trimestre de 2010
Participe do Concurso Cultural Inspiração Empreendedora
As seis frases mais originais ganharão seis meses de assinatura da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Complete a frase "Minha dica de empreendedorismo é..." e concorra a seis meses de assinatura da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para participar é bem fácil. Formule uma frase original e envie para o twitter da PEGN http://twitter.com/peqempresas) no site do microblog: http://www.twitter.com/. Exemplo: @peqempresas Minha dica de empreendedorismo é ... As seis frases mais originais ganharão seis meses de assinatura grátis da revista. O concurso tem início no dia 28 de julho de 2010 e termina às 23h59 do dia 01 de agosto de 2010. Leia o regulamento abaixo e participe. REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL "Inspiração Empreendora" Editora Globo S/A CNPJ: 04.067.191/0001-60 1. O concurso cultural “Inspiração Empreendedora” será válido em território nacional, a partir das 14:00 horas (quatorze horas) do dia 28 de julho de 2010 até as 23h59m (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 01 de agosto de 2010, período no qual os participantes deverão completar a frase: “Minha dica de empreendedorismo é .....” e enviar para o perfil oficial da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios no twitter (https://twitter.com/peqempresas). A frase elaborada pelo participante deverá obedecer ao limite máximo de 140 (cento e quarenta) caracteres.
2. O número de inscrições é ilimitado: cada participante poderá enviar quantas frases desejar.
3. Estarão automaticamente desclassificados os participantes que enviarem frases que fujam ao tema do concurso ou que não sejam seguidores do perfil oficial da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios no Twitter. Também serão desclassificadas as frases enviadas fora do período de vigência do concurso.
4. A comissão julgadora, formada por membros da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, com base nos critérios de criatividade e adequação ao tema, escolherá as 6 (seis) melhores frases enviadas pelos participantes.
5. O resultado do concurso será divulgado no Twitter, no dia 02 de agosto de 2010, a partir da 13h.
5.1. A Editora Globo entrará em contato com os vencedores, através de DM (Direct Message) pedindo os seus dados: nome completo, CPF, telefone, e-mail e endereço completo.
6. Os ganhadores serão contemplados, cada um, com 1 (uma) assinatura de vigência semestral da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
6.1 O prêmio é individual, intransferível, não passível de troca e não poderá ser convertido em dinheiro.
7. A Editora Globo será responsável pela entrega do prêmio aos ganhadores. O prêmio exemplar da revista será entregue até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado do concurso, sempre no endereço informado pelo ganhador em direct message.
8. Os participantes deste concurso cultural, ou seus responsáveis se menores de 18 anos, declaram que as frases são originais e que são os únicos, exclusivos e legítimos titulares de todos os direitos autorais e conexos relacionados às frases encaminhadas. Os participantes responsabilizam-se integralmente por eventuais reclamações de terceiros decorrentes da utilização das respostas pela promotora deste concurso, sendo certo que mesmo as respostas não contempladas poderão ser publicadas pela empresa promotora, em seus sites e revistas, para divulgação do concurso cultural.
9. Os ganhadores deste concurso cultural, ou seus responsáveis se menores de 18 anos, transferem à empresa promotora, sem ônus e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais e de imagem relacionados às respostas e fotos enviadas, para qualquer tipo de utilização, especialmente na divulgação do resultado do presente concurso cultural. No mesmo momento, os ganhadores, ou responsáveis, autorizam a Editora Globo a publicar seus nomes e imagens na página do twitter da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios https://twitter.com/peqempresas e no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios http://www.revistapegn.globo.com/
10. Trata-se de um concurso de caráter exclusivamente cultural, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento, sem ser vinculada à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço. É aberta a toda e qualquer pessoa residente em território nacional, exceto para funcionários da Editora Globo, nos termos do artigo 3 da Lei n.º 5.768, de 20 de dezembro de 1971, regulamentada pelo Decreto n.º 70.951, de 9 de agosto de 1972, sendo vetada também a participação de quaisquer outras pessoas envolvidas na organização deste concurso.
11. A simples participação neste concurso de incentivo à criatividade implica total conhecimento e aceitação irrestrita deste regulamento.
14 dicas fundamentais para quem tem um negócio em casa
As sugestões abaixo foram obtidas com professores e consultores da FGV, do Ibmec e do Sebrae e a partir do livro 101 Maneiras de Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa, de Dan Ransey. Confira.
4) Solicite um segundo alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária, caso você pretenda trabalhar com alimentos. A legislação tem regras rígidas: a cozinha, por exemplo, não pode ser a mesma usada por moradores; precisa ser instalada em área independente, com azulejos até o teto e piso impermeabilizado, entre outros itens.
Da redação
Estudo indica que cães imitam movimentos dos donos
Esta imitação automática seria uma parte crucial do aprendizado social a respeito de humanos, diz a pesquisa, que também revela pistas sobre como este tipo de aprendizado evoluiu.
Os cientistas austríacos afirmam que o fenômeno - no qual a visão do movimento de outro corpo faz com que o observador se movimente da mesma forma - é evidente em muitos outros animais.
O estudo, liderado pela cientista Friederike Range, também sugere que a forma com que as pessoas interagem e brincam com seus cães enquanto eles crescem modela a habilidade do animal para a imitação.
"Não é algo espontâneo. Os cães precisaram de muito treinamento para aprender isto", disse Range.
Abrindo portas
Range e seus colegas investigaram a habilidade de imitação dos cães com uma série de experimentos com testes simples de abertura de portas.
Os pesquisadores austríacos construíram uma caixa com uma porta na frente, que poderia ser aberta com um puxador.
Os donos dos cães então demonstraram como abrir a porta aos animais, usando a mão ou a boca.
"Quando os donos usaram a mão, o cão tinha que abrir a porta com a pata para conseguir uma recompensa", disse Range.
Quando o dono abria a porta usando a boca, o cão tinha que usar a mesma técnica.
"Um segundo grupo de cães tinha que aprender o método alternativo - se o dono usava a mão, eles tinham que usar a boca, e quanto o dono usava a boca para abrir a porta, os cães tinham que usar a pata", explicou a cientista à BBC.
Aprendizado
Os cães que tiveram que imitar a mesma ação que os donos aprenderam a tarefa muito mais rapidamente do que aqueles que tiveram que fazer o contrário.
Isto mostra que os cães tinham uma predisposição para imitar os movimentos de mão/pata ou boca/focinho. Range também notou que, devido ao fato de os cães possuírem um corpo muito diferente das pessoas, eles também tinham que interpretar o que viam.
"Este tipo de aprendizado tem vantagens evolucionárias óbvias para os animais", afirmou a pesquisadora.
"Eles podem aprender a respeito de certos aspectos da vida sem ter que aprender por tentativa e erro, o que sempre é mais arriscado."
Operação Alfaiate II em Toritama e Santa Cruz
A Secretaria de Defesa Social - desencadeou na cidade de Toritama a “Operação Alfaite II”. O objetivo da ação é cumprir 45 mandatos de prisão temporária, 12 mandatos de internação temporária (menores) e 40 mandatos de busca e apreensão.
Os suspeitos são acusados de praticar crimes como tráfico de drogas, associação para o trafico e homicídios com atuação não só em Toritama, mas em outros municipios circunvizinhos.
A ação esta sendo coordenada pela Diretoria Geral de Polícia Judiciária da Polícia Civil e com o apoio operacional do Grupamento Tático Aéreo com uma aeronave multimissão “Esquilo B2”.
Surgimento do pescoço teve papel fundamental na evolução
Aquele pequeno pedaço do corpo entre a cabeça e os ombros foi mais importante para a evolução humana do que se pensava. Segundo um novo estudo, o pescoço deu ao homem tamanha liberdade de movimentos que teve papel fundamental na evolução.
A conclusão deriva da análise genética do homem e de peixes e foi publicada nesta terça-feira (27) na revista on-line Nature Communications, em artigo com acesso livre.
Cientistas achavam que as nadadeiras peitorais em peixes e os membros superiores (braços e mãos) em humanos fossem inervados (recebessem nervos) a partir dos mesmos neurônios. Afinal, nadadeiras e braços parecem estar no mesmo local no corpo.
Não exatamente. De acordo com a pesquisa, durante a transição ocorrida entre peixes e animais que passaram a caminhar sobre a terra – que deu origem aos mamíferos –, a fonte dos neurônios que controlam diretamente os membros superiores se deslocou do cérebro para a medula espinhal, à medida que o tronco se distanciou da cabeça e entrou em cena o pescoço.
Os braços no homem, assim como as asas de aves e morcegos, separaram-se da cabeça e ficaram posicionados no tronco, abaixo do pescoço, indica o estudo feito por Andrew Bass, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e colegas.
“O pescoço possibilitou o avanço em movimentos e na destreza em ambientes terrestres e aéreos. Essa inovação em biomecânica ocorreu simultaneamente a mudanças no modo em que o sistema nervoso controla os membros”, disse Bass.
De acordo com o pesquisador, o surgimento desse nível de plasticidade evolutiva provavelmente é responsável pela grande variedade de funções dos membros superiores, do voo em aves e do nadar em baleias e golfinhos às habilidades humanas.
O artigo Ancestry of motor innervation to pectoral fin and forelimb (doi:10.1038/ncomms1045), de Andrew Bass e outros, pode ser lido na Nature Communications em www.nature.com/ncomms/journal/v1/n4/full/ncomms1045.html.
Não ter amigos é tão perigoso como fumar ou consumir álcool em excesso
Washington, (EFE).- Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado hoje no site da revista "PLoS Medicine".
Os especialistas asseguram que o isolamento é ruim para a saúde e, no entanto, esta é uma tendência cada vez maior em um mundo industrializado no qual "a quantidade e a qualidade das relações sociais estão diminuindo enormemente".
Estudos prévios demonstraram que as pessoas com menos relações sociais morrem antes daqueles que se relacionam mais com amigos, conhecidos e parentes.
Por isso, preocupados com o aumento de pessoas que se relacionam menos com as outras, os cientistas analisaram como um isolamento excessivo pode afetar a saúde.
Para isso, os pesquisadores recorreram a 148 estudos prévios com dados sobre a mortalidade de indivíduos em função de suas relações sociais.
Após analisar os dados de 308.849 indivíduos acompanhados durante uma média de 7,5 anos, os cientistas descobriram que as pessoas com mais relações sociais têm 50% mais chances de sobrevivência do que quem se relaciona menos com outras pessoas.
Segundo os especialistas da Universidade Brigham Young, do estado do Utah, e do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte que participaram do estudo, a importância de ter uma boa rede de amigos e boas relações familiares "é comparável a deixar de fumar e supera muitos fatores de risco como a obesidade e a inatividade física".
Estes resultados também revelam que, analisando a idade, o sexo ou a condição de saúde do indivíduo, a integração social pode ser outro fator levado em conta na hora de avaliar o risco de morte do indivíduo.
"A medicina contemporânea poderia se beneficiar do reconhecimento de que as relações sociais influem nos resultados de saúde dos adultos", apontam os responsáveis pelo estudo, para quem médicos e educadores poderiam advertir sobre a importância da relações sociais da mesma forma que defendem o antitabagismo, uma dieta saudável e a realização de exercícios.
Estudo diz que sentimos atração por pessoas parecidas conosco ou com nossos pais
Estudo americano sugere que as pessoas tendem a sentir atração sexual por quem se parece com elas próprias, ou com seus pais, embora ninguém queira admitir a realidade.
A conclusão, feita a partir de três experiências conduzidas pelo psicólogo Chris Fraley, da Universidade de Illinois, foi publicada no periódico “Personality and Social Psychology Bulletin”.
No primeiro teste, os voluntários tinham que olhar fotos de pessoas estranhas e dar notas mais altas para as que julgavam mais atraentes. Antes de mostrar os rostos, metade do grupo era exposta muito rapidamente à imagem do pai, no caso das mulheres, ou da mãe, no caso dos homens. Os participantes tendiam a dar notas melhores às faces apresentadas imediatamente após a imagem subliminar do pai ou da mãe.
No segundo experimento, os participantes tinham que avaliar a capacidade de atração sexual de outro conjunto de faces, compostas a partir de dois rostos diferentes. Para metade do grupo, a composição incluía o rosto do próprio voluntário. O resultado? As pessoas tendiam a escolher como mais atraentes os rostos que incluíam sua própria imagem.
No terceiro teste, os participantes eram informados de que o rosto tinha sido construído a partir da própria imagem, quando na verdade não tinha. Os voluntários, nesse caso, diziam que as faces supostamente formadas com a própria foto eram as menos atraentes.
Segundo o pesquisador, os resultados comprovam as teorias de Sigmund Freud sobre o tabu do incesto, imposto pela sociedade para inibir nossos instintos primitivos. Já os seguidores da psicologia evolucionista teriam menos razão ao defender que as pessoas têm uma aversão sexual aos pais porque seres geneticamente diferentes tendem a ter descendentes mais saudáveis.
No entanto, o pesquisador esclarece que os resultados podem indicar apenas que nosso cérebro tende a “gostar” daquilo que lhe parece mais familiar. Fraley afirma que mais pesquisas devem ser feitas.
De qualquer forma, o estudo ajuda a explicar (embora não justifique) casos de incestos como a da americana Aimee L. Sword, condenada por ter tido relações sexuais com o filho biológico encontrado no Facebook.
Plínio Sampaio defende aborto, maconha e casamento gay
A legalização do aborto, a liberação do uso da maconha e o reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo foram defendidos hoje (27) pelo candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio Sampaio,informa a Agência Brasil.Na opinião do candidato, as mulheres devem ter o direito de decidir sobre a interrupção da gravidez, e a legalização do aborto acabaria com as mortes causadas pela prática realizada de maneira clandestina. Sobre a maconha, Plínio Sampaio entende que a legalização da droga, que passaria ter o controle estatal, seria uma forma de combater a violência gerada pelo tráfico.A união civil de pessoas do mesmo sexo foi apontada por ele como legítima. O candidato ressaltou, no entanto, que o casamento gay deve ser separado das questões religiosas. Plínio não acha que deverá ter problemas para aprovar essas propostas no Congresso, porque a sua eleição também significaria a eleição de um número grande de parlamentares federais do partido. “O pressuposto de uma vitória do PSOL é que a gente tenha uma maioria no Congresso”, afirmou.
EUA terá carro voador em 2011
São Paulo, Imagine a cena: você está andando na rua, quando olha para o céu, e se depara com um carro voador. Seria parte de um sonho? Não mais. Em 2011, uma cena desse tipo poderá ser frequente. A Terrafugia acaba de divulgar oficialmente o modelo Transition, que pode ser usado como carro ou avião.
O veículo terá suas vendas iniciadas a partir do ano que vem nos Estados Unidos e custará cerca de US$ 194. Com asas dobráveis e motor Rotax 912, ele tem autonomia de 740 quilômetros e pode atingir a velocidade de 185 km/h.Utilizando apenas gasolina comum, o Transition realiza sua transformação de automóvel para avião em apenas 30 segundos, e vice-versa. No chão, tem tração dianteira, onde a força do motor é aplicada no eixo da frente.
Expo Money traz novidade à capital federal em sua 4ª edição
quarta-feira, 28 de julho de 2010
ASCAP se reúne com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe
A diretoria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP se encontrou com o prefeito da Terra das Confecções, Antônio Figueroa – Toinho do Pará.
Na reunião, o presidente da ASCAP Aroldo Ferreira entregou um documento ao prefeito, onde ele relata a importância da entidade e mostra a necessidade da ASCAP ter a sua sede própria. Além da diretoria da entidade, participaram da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão e o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Adeilson Bezerra.
No encontro, Fátima Nascimento, Vice-presidente da ASCAP relatou a importância que tem em se capacitar os empresários e seus colaboradores, e isto a ASCAP tem feito com maestria. Ela frisou ainda que em uma cidade do porte de Santa Cruz do Capibaribe, a ASCAP tem feito seu papel, mas precisa de um espaço amplo para que possa continuar fazendo. O Prefeito Toinho do Pará determinou que a Responsável pela área municipal, Patrícia encontre o terreno adequado para que seja doado a ASCAP. “Nós temos um grande problema, que é a questão da cultura do aprendizado, e a ASCAP tem feito isso muito bem com o empresariado da nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Para maiores informações:
Aline Gomes – Secretária Executiva da CDL
81-3731-2818
Assessoria de Imprensa da ASCAP
Betto Aragão 9984-6855 9134-7131
ONG PÃO É VIDA FAZ SEGUNDA VIAGEM Á ÁGUA PRETA PE
A enxurrada destruiu parte de muitas cidades nordestinas e voltando lá, vimos que a cidade era outra. Afinal, as ruas estavam limpas e chegando no local, avistamos ao longe as barracas inglesas enviadas para os desabrigados por uma organização humanitária. Elas são branquinhas foram montadas em cima de uma colina, nos dirigimos até lá, mas, ao chagar no local nos demos conta de que estavam vazias. Alguns funcionários da CELPE estavam instalando iluminação em um posto próximo as barracas...
Esperamos que as barracas doadas venham de fato servir ao que foi destinado. Diante de uma tragédia natural sem precedentes no Nordeste Brasileiro. Assusta a morosidade do socorro ás vítimas. Veja o vídeo das barracas vazias http://www.youtube.com/watch?v=SrxwmpuywE8
Na primeira viagem a região no dia 24 de junho, levamos donativos, sob ameaça de sermos saqueados no caminho, segundo informações. Fugitivos de um presídio estavam saqueando os carros que passavam na região...
Ao no aproximar da cidade de Catende em PE, já era possível perceber a destruição.
Em Água Preta as pessoas nos contaram que a água veio repentinamente como uma onda, e ninguém conseguiu salvar seus móveis e outros objetos pessoais. Um cenário triste para nós e pior ainda para quem construiu com dificuldades sua casa, viveu ali por 30 ou 40 anos e viu tudo indo embora em segundos sem poder salvar quase nada.
As enchentes no Nordeste foram terríveis para as pessoas que vivem nas regiões afetadas.
As pessoas pensam que ajuda do governo já chegou, que o povo tem tudo, 6 dias após o ocorrido o presidente estava sobrevoando a região.
Vídeo da primeira viagem que a ONG Pão é Vida fez á Água Preta PE, levando donativos. http://www.youtube.com/watch?v=cSyXMfwZlwc
Depois dessa primeira Viagem fomos junto com o pessoal da Congregacional Vale I levando a Barreiros 3 caminhões com donativos. Dia 10 de julho fomos a Palmares com um caminhão de colchões e alimentos doado por um casal parceiro de São Paulo.
BLOG PÃO É VIDA: www.ongpaoevida.blogspot.com
O MSN: ronaldo_joanadarc@hotmail.com
Orkut: ONG Pão é Vida.
Telefones (81) 9278 9315 (81) 9752 0140
Ronaldo ou Joana D arc Henzel
Santa Cruz do Capibaribe conta agora com Núcleo de Estudos de Gênero
“É uma grande satisfação contribuir com a formação de profissionais com uma nova perspectiva sobre a relação de homens e mulheres’’, afirmou Cristina Camarotti para o auditório repleto de estudantes. Cristina Buarque também falou sobre a importância do papel do núcleo, “a juventude não é só o futuro do país, é também o presente e, por isso, precisamos construir de agora uma nova relação entre homens e mulheres”, afirmou.
Na oportunidade, também foi lançado o Prêmio Pensando a Igualdade de Gênero e Direitos Humanos em Santa Cruz do Capibaribe, com o tema Lei Maria da Penha. Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e de Graduação, além de professores, podem elaborar redações e artigos científicos. Para se inscrever é necessário ir ao Cesac, na rua Júlia Aragão, Centro, no período de 3 de agosto até o dia 10 de setembro.
Coordenadoria- Na ocasião, a Secretária da Mulher, Cristina Buarque, também visitou as instalações da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referencia da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe.
Veronica valadares
Oficinas do Pernambuco Conhece Pernambuco serão realizadas na Terra das Dálias
Serão duas oficinas: Sensibilização para o Turismo e Qualidade no Atendimento, voltadas para todas as pessoas que trabalham com turismo no município como empresário, profissional do setor hoteleiro, bares e restaurantes, agencias de turismo, comércio e pessoas preocupadas com o desenvolvimento turístico da cidade.
O local escolhido para a realização das oficinas foi o Hotel Jorge Eduardo, localizado na Rua Professor Luiz Carlos, a partir das 09h. As inscrições são limitadas a 30 pessoas por oficina, totalizando 60 vagas e já podem ser feitas na sede da Prefeitura Municipal na Rua Padre Berenguer.
Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing