segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RECIFE TEM CANTOS MIL ....

 

Palácio do Campo das Princesas

As obras de reforma do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, deverão ficar prontas em setembro de 2014. Mas quem tiver interesse em conhecer o trabalho de restauração de um dos mais belos monumentos do Recife vai ter essa chance a partir de quinta-feira (24). O espaço vai abrir as portas ao público para visitas guiadas, revelando um pouco da história do estado.
O Palácio ainda está fechado para o público, mas quase cem pessoas vão ao local todo dia para devolver o aspecto que ele tinha um século atrás. A restauração começou há quatro meses e deve custar R$ 30 milhões.

As visitas guiadas serão quintas e sextas-feiras, com pouco mais de meia hora de duração. O serviço já existia antes da restauração, mas agora terão um propósito diferente. 
Na parte administrativa do Palácio, os operários removem as muitas divisões que as salas receberam desde 1841, quando a construção começou, até a última intervenção, em 1922. Os restauradores recolheram mais de 500 objetos e móveis. O salão nobre virou um ateliê. Os especialistas recuperam lustres, esculturas, quadros. “A recuperação do original de todo o acervo é importante. Teve uma tela, por exemplo, que estava oxidada, com os seus detalhes escondidos”, falou o restaurador Juba Mello.

Todas as etapas são documentadas. "A gente documenta o antes, durante e após a recuperação", informou Patrícia Souza, que integra a equipe de restauração. E foi assim que o Salão dos Banquetes foi transformado no ateliê de restauração do mobiliário original do Palácio. Uma chapeleira, por exemplo, foi encontrada com camadas de verniz quase preto. Depois do trabalho de recuperação, a peça de aproximadamente cem anos ficou com cara de nova.

Cadeiras, arcas, conjuntos estofados, tudo está na mira dos especialistas, assim como as paredes. As cores variadas da pintura feita há 13 anos encobrem muitas mãos de tinta. Na ala residencial, com vista para o Recife Antigo, debaixo do amarelo claro surgiram tons de marrom, de azul. Cores originais, que serão resgatadas.
Nos salões principais, também há técnicas e tons preciosos escondidos. “Você encontra agora tons festivos, como rosa e amarelo, tons fora da gama de cores original que é mais sóbria, neutra, com tons pastel, terroso, sem profusão de cores, que é assim que vai ficar”, disse o arquiteto e coordenador do projeto de restauração, Wallace Caldas.

A primeira etapa da obra deve ficar pronta no primeiro semestre deste ano. Vão ficar faltando os prédios anexos e os jardins projetados pelo paisagista Burle Marx. 
Até setembro de 2014, o Palácio deverá estar pronto de novo. 
Enquanto isso, a sede provisória do governo estadual funciona no Centro de Convenções, em Olinda.