Uma pesquisa realizada pela universidade de Toronto, no Canadá, mostrou
que consumir uma determinada quantidade de chocolate amargo
por semana diminui os riscos de ter um AVC (acidente vascular
cerebral). A pesquisa, que envolveu diversos estudos em conjunto, será
apresentada no mês de abril no encontro internacional da American
Academy of Neurology.
Um dos estudos envolveu cerca de 45 mil voluntários e concluiu que o consumo de uma porção de chocolate por semana diminuiu em 22% o risco dessas pessoas sofrerem um derrame. O outro estudo, realizado com pouco mais de 1.500 pessoas, mostrou que o consumo de 50 gramas do chocolate por semana reduz em 46% as chances de morte, após um AVC.
Entretanto, de acordo com os pesquisadores, é necessário determinar ainda se o chocolate realmente diminui os riscos de AVC ou se são as pessoas saudáveis que consomem mais chocolate. O benefício do chocolate contra a ocorrência de derrames estaria associado à presença de polifenóis, antioxidantes protetores das células contra agressões externas, na composição do cacau
O composto inibe a oxidação do colesterol ruim (LDL), evitando o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Outro benefício é a diminuição da coagulação das plaquetas, que formam pequenos agrupamentos que podem obstruir as artérias e também causar um AVC. Porém, a recomendação é válida apenas para o chocolate amargo, pois é rico em cacau. Não entram na categoria chocolate ao leite e chocolate branco.