sábado, 16 de junho de 2012

Grávida faz próprio parto com orientação de médico por celular



Uma jovem de 20 anos, que estava grávida, fez o próprio parto na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, recebendo orientações de um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo celular.

Poliana Santana estava sozinha em casa quando entrou em trabalho de parto. Uma vizinha fez o contato com o serviço de obstetrícia do Samu. O médico ligou para o celular da gestante e, como não havia mais tempo para a ambulância chegar, ele passou a orientá-la.

De acordo com o médico que passou as orientações, Fernando Natal, o bebê, uma menina, demorou alguns segundos para chorar. “Com as orientações que eu fui passando, ela começou a chorar. Foi um momento muito emocionante ouvir o chorinho pelo telefone”, disse.

O marido de Poliana disse que estava no trabalho quando foi comunicado do parto. Ele chegou em casa encontrou o bebê. “ Foi um susto muito grande, mas eu fiquei mais tranquilo quando vi que ela e o bebê estavam bem”, disse.

A menina, que nasceu com 1,5 kg e foi levada para a incubadora do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) para ganhar mais peso, recebeu o nome de Lívia. Segundo os médicos, o estado dela é bom.

Segundo o Samu, desde janeiro até esta quarta-feira, foram 20 casos de parto realizados em casa porque não houve tempo do socorro chegar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência calcula que 67% das grávidas que acionam o serviço já estão em trabalho de parto. São 300 atendimentos desse tipo por mês.

Outros casos

No início de junho, uma mulher deu à luz dentro do banheiro da casa dela em Vicente Pires. O atendimento do Samu chegou uma hora e meia depois. Uma estudante ajudou no parto.

No Recanto das Emas, o parto foi dentro da viatura da Polícia Militar que levava a grávida para o hospital.

Por Wendell Galdino – Do G1 DF