sábado, 15 de outubro de 2011

Justiça de Alagoas bloqueia bens de deputado federal, prefeito de Maceió e mais 15 acusados de desvio de verbas públicas



A Justiça de Alagoas determinou o bloqueio de bens de 17 pessoas acusadas pelo Ministério Público de fazerem parte de uma “organização criminosa” que teria desviado cerca de R$ 300 milhões da folha de pagamentos da Assembleia Legislativa de Alagoas. Entre os réus da ação, iniciada depois da Operação Taturana da Polícia Federal, de dezembro de 2007, estão os prefeitos de Maceió, Cícero Almeida, e Roteiro, Fábio Jatobá, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), filho do senador Benedito de Lira (PP-AL), e o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Antônio Albuquerque (PT do B).

Segundo o portal Terra, um dos pilares do esquema era o Banco Rural, o mesmo que figura no processo do chamado mensalão do PT, de 2005.

Em agosto, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, denunciou os integrantes da quadrilha por enriquecimento ilícito, com apropriação de recursos públicos – através de empréstimos ilegais junto ao Banco Rural, com ajuda de fantasmas. As operações foram pagas com recursos da Assembleia, que era avalista dos empréstimos. O dinheiro – segundo a PF – pagou mansões, carros importados de luxo, além de ter sido empregado na compra de votos para a eleição de alguns parlamentares.

A Gazeta de Alagoas conta que o juiz André Guasti Motta determinou o bloqueio de bens baseado principalmente em depoimentos de testemunhas:

“A intervenção da Assembleia Legislativa, por meio de seus pares, no convênio firmado com o Banco Rural parece demonstrado, ao menos sumariamente, dando conta de que há fortes indícios de que os empréstimos pessoais e saques realizados por terceiros (laranjas) na “boca do caixa” eram de fato realizados, porém pagos com verba pública, o que demonstra a possível ocorrência dos atos ilícitos mencionados e que causaram prejuízos na ordem de milhões”, explica o juiz.

De acordo com o Terra, também foram bloqueados os bens do conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas Cícero Amélio, dos deputados estaduais Nelito Gomes de Barros (PSDB), filho do ex-governador Manoel Gomes de Barros -, Dudu Albuquerque (PT do B), João Beltrão (PRTB), Isnaldo Bulhões Júnior (PDT) – filho do ex-presidente do Tribunal de Contas Isnaldo Bulhões – e Cícero Ferro (PMN). O ex-deputados réus são Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, Maria José Viana, Celso Luiz, Gilberto Gonçalves, Alves Correia, Adalberto Cavalcante e Gervásio Raimundo.

Por José Antonio Lima – Do Época