sábado, 17 de setembro de 2011

OS FAMOSOS LADRÕES DO TEMPO



O TEMPO é um dos três recursos que não podemos descuidar na vida pessoal e profissional.

Os dois outros são NOSSA CAPACITAÇÃO E DINHEIRO. Na verdade, todos os recursos ou interesses que envolvem um projeto são: TEMPO/CAPACIDADE/DINHEIRO. Porém, o tempo é um recurso mais crítico do que seus parceiros em um projeto. Dinheiro você recupera ou toma emprestado no banco. Claro, isso pelas vias normais! Capacitação, você tem como buscar todo dia. Já o tempo, não. Jamais recuperamos o tempo perdido e não podemos pedi-lo emprestado. A expressão “recuperar o tempo perdido”, não passa de retórica. O tempo apenas passa, some e nunca mais o encontramos. Sendo assim tão crítico, precisamos abominar tudo que nos façam perdê-lo. Devemos eliminar de nossas empresas os desperdiçadores de tempo, a exemplo da FALTA DE TREINAMENTO DE PESSOAL. Um dos fatores que mais colabora para colocar o tempo no lixo é a falta de padrão e treinamento nas empresas. Quando não seguimos procedimentos pré-estabelecidos para tarefas diárias, queimamos o tempo. A falta de padronização do tempo gera retrabalho, discussões repetitivas e arrebenta agendas. A falta de treinamento perde-se vendas e clientes. Outro grande inimigo é a politicagem interna nas empresas. Em função dela só existem conversas desgastantes que destroem a paciência e o tempo de quem deseja trabalhar. Reuniões mal preparadas, onde a pauta não tem sentido e onde o nível de preparação é baixo também roubam tempo. Outro ladrão famoso do tempo é a falta de planejamento. Ah, esse é terrível!. O planejamento quando não bem elaborado torna-se o PAI E A MÃE DE TODOS OS ERROS NAS EMPRESAS. Quer um exemplo? O FECHAMENTO DE UMA EMPRESA! Quando uma abertura de empresa é mal planejada o fechamento é mais do que certo. Portanto, aprender usar e administrar o tempo deve ser aprendido, pois não nascemos com este dom. Sem este tipo de aprendizado, há fortes probabilidades de que nossos hábitos e atitudes em relação ao tempo sejam deficientes. A falta de percepção do tempo limita nosso desenvolvimento porque tudo o que fazemos consome tempo. Muitas vezes, o que fazemos não gasta dinheiro, mas sempre gasta tempo. Outra coisa, não há maneira de poupar tempo, apenas há técnicas para gastá-lo melhor. Isso é sério! Os profissionais bem sucedidos são aqueles que melhor souberam administrar seu tempo. QUEM AINDA NÃO PERCEBEU QUE A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO É UMA FERRAMENTA DE ABSOLUTA NECESSIDADE, QUEIXA-SE TODOS OS DIAS QUE NÃO TEM TEMPO PARA NADA. Um detalhe: escrevi este texto após reflexão durante aplicação do meu tempo em uma caminhada. Tome nota: todos os meses haverá CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ALAGOINHAS. Procure informações com o Consultor/Orientador Antônio Carlos. Aliás, este Curso também poderá ser aplicado internamente em sua empresa.

Colaboração...Antônio Carlos Pereira

Orientador/Aconselhador/Consultor de Negócios/Consultor de Empregos, Palestrante Profissional, Ex- Gerente de Banco e Sebrae.

Nossos Contatos: ancarsope@bol.com.br...075-9827-6462....9159-3942