Hoje vou falar um pouco sobre os meus medos e receios como empresário. O pessoal da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios já abordou esse tema em um post do blog Papo de Empreendedor. Eu não sou uma pessoa acostumada com medos. Prefiro acreditar que existe sempre uma solução para todos os desafios e sempre busco encontrá-la. Não é essa habilidade que todo empreendedor deveria ter? A de superar o medo?
Todas as minhas inseguranças e receios costumam desaparecer rápido em virtude da minha esperança e confiança. Como todo ser humano, porém, é natural que eu sinta esses temores e um deles, um que aflige muitos empresários, é o da saúde financeira do meu negócio.
Nesta semana, por exemplo, estive com dois amigos consultores fazendo uma análise completa das finanças pessoal e empresarial e percebi que me descuidei um pouco. Para mudar esse cenário, retomamos um plano de controle total dos gastos e aumento da produtividade.
Agora o foco é aumentar os lucros e diminuir as despesas. Estou elaborando várias ações de marketing e focando mídias sociais para expandir essa divulgação.
Também estou elaborando uma estratégia para aproveitar o tempo ocioso dos funcionários entre os serviços prestados. Mas também preciso da ajuda de vocês. Como posso fazer isso?