Batman e Robin, Toquinho e Vinícius, Bill Gates e Steve Ballmer: o que faz uma parceria funcionar? Por que algumas duram décadas, enquanto outras não chegam a completar um ano? A revista Entrepeneur reuniu um time de especialistas e listou os elementos cruciais para uma boa parceria nos negócios. Descubra se você e seu sócio formam ou não uma dupla imbatível.
Confiança Tem que ser total, dos dois lados. Para que os parceiros trabalhem e tomem decisões em perfeita sintonia, é preciso que os dois estejam comprometidos com a parceria. Aqui, não importa tanto se as personalidades são semelhantes ou opostas: o importante é que cada um seja capaz de colocar a mão no fogo pelo outro.
Respeito mútuo Em um relacionamento de negócios, é fundamental que as habilidades dos parceiros sejam complementares. Dessa mameira, cada um vai respeitar o talento único do outro. É preciso cada um dos lados reconheça o valor do colega de sociedade: ele tem que saber que, sem a participação do parceiro, nada teria sido conquistado.
Mesmos valores e visão Depois da confiança, é o item mais importante. É impossível abrir uma empresa junto com alguém que tenha objetivos diferentes: em algum momento, a receita vai desandar. Também não dá para confiar seus sonhos a alguém que não compartilhe os mesmos princípios éticos que você. Uma parceria assim está fadada às brigas e ao fracasso.
Transparência e honestidade Aqui, os experts apontaram semelhanças com o casamento: todos os assuntos têm que ser colocados na mesa e discutidos, por mais difíceis que pareçam. É preciso conversar abertamente sobre dinheiro, ter coragem de admitir os erros, discutir as diferenças de estilos de gestão etc. Conselho de expert: ao conhecer um parceiro em potencial, conte a ele tudo o que acha que ele precisa saber de você. Depois, encoraje-o a fazer o mesmo. Se, depois disso, você ainda achar que a parceria vale a pena, vá em frente. Talvez você não fique tão famoso quanto as duplas aí em cima, mas com certeza seu negócio vai agradecer.
Por Marisa Adán