sábado, 17 de setembro de 2011

A fidelidade de Gastão Vieira à família Sarney



O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), deve sua chegada ao Ministério do Turismo à aliança com o presidente do Senado, José Sarney. Mas Vieira também deve à aliança as maiores críticas que recebeu desde que assumiu a pasta, na noite de quarta-feira. Segundo reportagem do jornal O Globo (que pode ser lida no Blog do Noblat) membros do governo falam nos bastidores que o “maior problema de Gastão é o fato de ser fiel aliado da família Sarney”.
A aproximação começou em 1985, quando foi convidado por Roseana Sarney, que então secretariava o pai na Presidência da República, para formar um grupo que foi batizado de “Sorboninha”, em referência à universidade de Sorbonne, na França, para estudar os problemas do Maranhão e apresentar projetos.
O jornal cita de algumas notícias negativas sobre Gastão, como o fato de ter empregado uma filha antes de a Justiça proibir o nepotismo, mas conclui que ele não tem problemas na Justiça e nem foi citado em esquemas de corrupção. Mesmo com uma reputação aparentemente muito mais adequada ao exercício de cargos públicos do que a de vários colegas, algo reconhecido por oposicionistas, Gastão é visto com desconfiança:

“O Gastão é um cara que tem um potencial razoável, mas segue os Sarney cegamente. Não tenho notícia dele em coisa suja. Em quatro anos como secretário de Educação de Roseana ele construiu três escolas. E como secretário de Planejamento, a informação é que gastou o dinheiro todo antes do tempo”, afirmou o deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Por José Antonio Lima – Do Época