domingo, 18 de setembro de 2011

Como escolher a melhor franquia para mim?



É preciso fazer uma avaliação das suas preferências e habilidades e analisar com calma cada rede em que você tiver interesse

O setor de franquias vem crescendo muito no Brasil, e essa infinidade de opções faz com que a escolha seja mais difícil. Então, antes de tomar qualquer decisão, sugiro fazer uma pesquisa detalhada sobre o sistema e procurar entender como ele funciona.

Em seguida, realize uma autoavaliação para ver se o seu perfil é adequado para ser um franqueado. Analise suas preferências, habilidades e motivos para querer ter um negócio e por que a melhor maneira de abrir esse empreendimento seria por meio de franquias.

Concluída a análise, você deve partir para saber qual o ramo de negócio tem mais a ver com o seu perfil. Ou seja: dentro de um universo de mais de 1.800 marcas, de segmentos variados, quais estão de acordo com as suas expectativas, desde o valor de investimento até os valores da empresa.

Pesquisa é sem dúvida a palavra-chave para fazer a melhor escolha. Não tenha pressa e analise minuciosamente cada segmento e modelo de negócio, o mercado em que você pretende abrir a unidade, afinidade com a marca etc. Com esse foco, fica mais fácil consultar as opções seja em guias, nas feiras ou em sites como o próprio Portal do Franchising, que contém milhares de informações podem ajudar na sua decisão.

Feita essa triagem, a pesquisa de campo passa também a ter um grande valor. É importante visitar a sede da rede, conhecer a operação de perto e conferir a estrutura da empresa. Você também precisa avaliar o relacionamento com o cliente e a equipe e a aplicação dos manuais operacionais, assim como conversar com outros franqueados da rede. Além disso, fazer cursos de capacitação para ter uma noção básica sobre gestão, marketing, legislação e vantagens e desvantagens também pode ajudar o empreendedor a esclarecer dúvidas antes de investir.

Enfim, não existe receita de sucesso, mas, para que as chances de retorno do seu investimento sejam mais garantidas, é essencial que o franqueado tenha paciência para pesquisar e, acima de tudo, aposte num negócio em que acredite e que tenha prazer em administrar.

Por Ricardo Bomeny - presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) - Do PEGN