terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Começa hoje a caravana dos vereadores do Recife pelo Brasil



Para ficar bem na fita e esvaziar as críticas feitas às viagens dos vereadores em pleno recesso, o presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), garantiu que os custos serão reduzidos ao máximo. Três comitivas - cada uma com três vereadores acompanhados de um assessor - desembarcam hoje em Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), com o objetivo de conhecer in loco as experiências, instalações e estruturas das casas legislativas.
Em vez de quatro diárias, Vicente informou que serão três, no valor de R$ 500, na qual estão inclusas hospedagem, alimentação e transporte. Somadas a isso, as passagens aéreas de cada vereador. O custo total da iniciativa, porém, Vicente não soube informar. "Eu só vou poder dizer quando eles chegarem na quinta-feira (17)", disse.
A viagem gerou polêmica por acontecer em pleno recesso parlamentar, quando as casas legislativas estão com um ritmo completamente diferente do habitual. "Não fiz depois para não me acusarem de estar interrompendo a pauta legislativa", justificou Vicente. Outro ponto foi a escolha de vereadores novatos, que à priori teriam menos "trato" com os assuntos pertinentes às questões internas de uma casa legislativa. Cinco dos nove estão exercendo o mandato pela primeira vez. "Eu quis mesclar", completou.

Os empenhos das diárias ainda não foram divulgados no Portal da Transparência da Prefeitura do Recife. Segundo Vicente, isso não foi feito porque está no início da legislatura, portanto, sem uma programação financeira definida. "Se essa viagem fosse em março, já existiria a programação. Então, os custos com as diárias estão sendo cobertos pelo duodécimo e as passagens foram compradas através de um convênio", explicou o presidente da Casa José Mariano.

Os vereadores deixaram o Recife com um questionário e uma lista de pontos a ser observados in loco, como as instalações físicas e a questão organizacional. Na próxima terça-feira (21), Vicente espera ter os relatórios elaborados pelas comitivas em mãos.

Os grupos de vereadores que irão para Curitiba e São Paulo têm reunião marcada para amanhã (16) com os respectivos presidentes das câmaras legislativas. Já o que irá para Fortaleza - Marco di Bria (PTdoB), Aerto Luna (PRTB) e Estéfano Menudo (PSB) - se reúne hoje com o presidente da Câmara cearense, vereador Walter Cavalcante (PMDB). A volta ao Recife, porém, só acontecerá dois dias depois, na quinta à noite.


DELICIOUS DIGG NEWSVINE STUMBLE WINDOWS LIVE