quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Segurança: Pernambuco recebe reforço de 1.418 novos policiais militares





A população pernambucana contará, já no carnaval de 2013, com um reforço de novos 1.418 policiais militares. Essa é mais uma ação do programa estadual de enfretamento à violência, Pacto pela Vida. A aula inaugural que deu início ao curso de formação dos soldados foi presidida pelo governador Eduardo Campos, no final da tarde desta terça-feira (11/09), no Quartel do Derby, localizado na área central do Recife.
Com a formatura dos soldados a população pernambucana passa a contará com 8.098 novos policiais militares, contratados durante a gestão Eduardo Campos, zelando pela segurança pública em todo o estado. A nova turma é fruto da convocação dos aprovados no concurso para a Policia Militar (PM), realizado em 2009. O investimento do Governo do Estado com o curso de formação é de cerca de R$ 14 milhões, desse total cada aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 958,00.
Em discurso para os alunos, Eduardo destacou que sua gestão decidiu investir no recompletamento do quadro dos órgãos operativos de policia. “Já era o tempo em que os concursos eram feitos e as pessoas não eram convocadas. Nós aproveitamos o concurso feito no governo que nos antecedeu até o último chamamento e fizemos um novo concurso. De forma que, hoje, dos 19 mil homens e mulheres que compõe a nossa PM, oito mil ingressaram nos últimos cinco anos”, destacou.
O ingresso na PM para muitos soldados representa não apenas a realização de um sonho, mas também uma fonte de renda estável. A aluna Maria Edvani da Silva, 28, encheu os olhos de lágrimas ao lembrar que em 2009 realizou dois sonhos: ingressou no curso universitário de história e foi aprovada no concurso. “Esse concurso juntou o útil ao agradável. Foi a realização de um sonho, estou fazendo uma coisa que eu gosto, e vou ser  remunerada por isso”, comemorou ao destacar que a renda vai ajudar a criar o filho de cinco anos.
Mas não eram apenas os soldados que estavam felizes com o ingresso na PM. Prova disso foi a presença de dezenas de familiares que, das arquibancadas filmavam toda a solenidade. Foi assim com o militar reformado do exército, Moises da Silva que, acompanhado da esposa e da sogra, prestigiou o filho Esdras Santos, 25, também aprovado no concurso “É um orgulho para mim ter um filho defendendo o estado”, disse com um largo sorriso  no rosto.
Ao defender a formação de uma “policia inovadora” que utilize “práticas modernas” e também “mais a inteligência do que a força”, Eduardo deu boas-vindas aos futuros policiais e deixou um conselho. “Aproveitem bem esse momento. É hora de firmar um compromisso: quando vocês forem colocar a profissão de vocês a serviço da cidadania, sempre se coloquem no lugar do outro. Se agente agir assim, com certeza a gente vai fazer um mundo muito melhor do que ele é hoje”, assegurou.
Os futuros policiais terão aulas teóricas e práticas durante os próximos seis meses durante o Curso de Formação de Soldados, que somará um total de 1.066 horas/aula. Na grade curricular, disciplinas como Direitos Humanos, Prevenção, Inteligência Policial, Atendimento Pré-Hospitalar. Os soldados também terão aulas de Técnicas de Abordagem e Policiamento Ostensivo, Armamento e Tiro de Defesa, entre outros.
Progressão
Durante sua gestão, o governador Eduardo Campos também investiu na capacitação e na progressão funcional dos policiais. Mais de seis mil militares ascenderam em suas graduações de Cabo, Sargento, Oficiais de Saúde e da Administração. Outros 11 mil policiais participaram de capacitações. Em andamento, por exemplo, está o curso Nacional de Promotor de Policia Comunitária que conta com 1.104 policiais matriculados.