terça-feira, 30 de agosto de 2011

Embaixada brasileira nos EUA foi grampeada, mostram documentos revelados por jornal



As relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos tiveram uma série de incidentes na década após a redemocratização brasileira. A Folha de S.Paulo revelou, neste domingo (28), telegramas inéditos enviados pela embaixada brasileira em Washington ao Itamaraty, de 1990 a 2001. Os documentos fazem parte das 10.883 páginas sigilosas de arquivos do Ministério das Relações Exteriores a que o jornal teve acesso e tornou disponível no projeto Folha Transparência.

Entre os conteúdos revelados, estão os relatos de que a embaixada brasileira nos Estados Unidos foi grampeada, em 2001.

O embaixador Rubens Antonio Barbosa contou, em recado para o então ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, que “descobriu-se o que pareceria ser uma ligação telefônica direta entre o prédio da Chancelaria [brasileira] e o Departamento de Defesa norte-americano”.

“A ligação opera à semelhança de um ramal interno, isto é, ao se discar o dígito ’0′ atende uma telefonista daquele órgão do governo dos EUA”, relata Barbosa.

Dez anos depois da interceptação, Barbosa revelou à Folha ter levado o assunto ao Departamento de Estado norte-americano. A reação, segundo ele, foi de silêncio absoluto. “Nunca ninguém passou recibo de quem era o autor, do que queriam ou o que estavam querendo de nós.”

Por Liuca Yonaha – Do Época