terça-feira, 8 de abril de 2014

O QUE É A ORTODONTIA??


Especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (“dentes de leite”), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM). 

Atualmente uma das filosofias de tratamento ortodôntico é a correção da má oclusão o mais precoce possível, desde que seja necessário, é chamada de Ortodontia Preventiva. Pode ser iniciado quando erupcionam os primeiros dentes permanentes, por volta dos 6 ou 7 anos de idade. No entanto, algumas situações especiais, como nos casos de mordida cruzada anterior ou posterior, mordida aberta e outros, podem ser abordadas ainda mais precocemente, na fase de dentição decídua (“dente de leite”).

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes (gengiva e periodonto), todos podem se beneficiar dos tratamentos. Situação aliás que merece destaque, devido ao número crescente de adultos em tratamento ortodôntico nos consultórios, incentivados também pelo surgimento de aparelhos estéticos (transparentes).

Afinal, nunca é tarde para sorrir melhor!!