quarta-feira, 30 de abril de 2014

Condenado agoniza antes de morrer após falha em injeção letal nos EUA

Clayton Lockett - Charles Warner

As complicações na aplicação da pena de morte a um condenado, que morreu de ataque cardíaco 40 minutos após receber a injeção letal no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, obrigou nesta terça-feira o cancelamento de uma segunda execução, naquele que seria o primeiro justiçamento duplo do país desde 2000.
Segundo o jornal local 'The Oklahoman', Clayton Lockett, de 38 anos e condenado à morte pelo assassinato de uma jovem de 19 anos em 1999, se contorceu e teve espasmos quando recebeu a injeção, que continha uma combinação de substâncias que nunca havia sido utilizada em Oklahoma, antes de morrer.
Era a primeira vez em que era utilizado o medicamento midazolam como parte de uma injeção, que continha três substâncias, em Oklahoma e, pouco depois de recebê-la, o condenado começou a sofrer convulsões.

Cerca de meia hora depois do início da execução, o diretor do Departamento Penitenciário de Oklahoma, Robert Patton, anunciou que a mesma estava cancelada, porque os remédios não estavam fluindo pelas veias do réu, mas Lockett foi declarado morto pouco depois por decorrência de um ataque do coração.
Patton pediu então o adiamento, no máximo para até 14 dias, da outra execução prevista para esta terça-feira (29), que deveria ocorrer duas horas depois da primeira, a de Charles Warner, de 46 anos e culpado pelo assassinato de um bebê de 11 meses.
Esta seria a primeira execução dupla nos Estados Unidos no século XXI, já que a última vez em que a pena capital foi aplicada em dois condenados no mesmo dia foi em 9 de agosto de 2000, no Texas. Além disso, essa seria a primeira execução dupla no estado de Oklahoma desde 1937.