segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RECIFE TEM CANTOS MIL ...



Cais José Estelita é um cais que se encontra na Ilha de Antônio Vaz em RecifePernambuco. Liga o bairro do Cabanga ao de São José (Recife) e é banhando pela Bacia do Pina. 
Do lado oposto à bacia existe uma serie galpões da extinta Rede Ferroviária Federal. Inexistia até o começo do século XX, assim como boa parte da área ocupada pelos armazéns e linhas férreas do outro lado da avenida. Surgiu como área de aterro para interligar o Forte das Cinco Pontas e Forte Principe Guilherme.
A Estrada de Ferro Recife ao São Francisco foi inaugurada em fevereiro de 1858, a segunda do Brasil. Neste local também funcionavam pelo Porto do Recife e também estocavam o açúcar produzido na zona canavieira.
Este espaço, mesmo desativado permaneceu com como propriedade da Rede Ferroviária Federal, até que foi vendida para um complexo de empresas privadas do setor imobiliário, formado pela Moura Dubeux, Queiroz Galvãoi, GL Empreendimento e Ara Empreendimentos. Esta venda foi realizada em 2008, através de leilão.