quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como usar melhor sua câmera


 

Saiba como aproveitar os recursos básicos de sua câmera fotográfica digital, economizando bateria e produzindo fotos de melhor qualidade
Você sabe tirar fotos?
Confira algumas dicas para levar boas recordações para casa.Elas são companheiras de viagens, festas e eventos. Dos adolescentes, são amigas inseparáveis. As câmeras fotográficas digitais são tão populares que, dentro de uma mesma família, cada um tem a sua. A possibilidade de tirar, checar e apagar mudou a relação que as pessoas têm com a fotografia: elas clicam mais e apagam muitas fotos – coisa que, até 15 anos atrás, seria inconcebível.
"O fotógrafo amador tinha que comprar o filme, depois mandar revelar e ampliar as fotografias", diz Daniel Ozana, professor de Fotografia do Senac de São Paulo. Segundo ele, "com a tecnologia digital, a fotografia saiu dos álbuns impressos e foi para a internet em sites (como o http://www.flickr.com/), blogs ou para mídias como um DVD ou um pendrive". Hoje, é possível compartilhar as imagens com a família, amigos, e até completos estranhos, praticamente em tempo real.
Embora haja tantas facilidades, o resultado pode ser pífio, principalmente se o autor não entender o funcionamento da câmera.
Quantas fotos você realmente considera bem tiradas depois de um fim de semana todo de cliques e poses?
 Mesmo com as câmeras mais simples é preciso conhecer suas principais funções e ajustá-las às suas necessidades. Ler o manual é um bom começo, mas quem é que consegue passar do primeiro capítulo?
ÉPOCA preparou um guia prático das principais funções das câmeras mais básicas, com sugestões sobre baterias, cartões de memória e como segurar a máquina para a foto não tremer.
Confira, também, dicas da top Gisele Bündchen para sair bem na foto.
Filme x Digital As técnicas e os princípios aplicados na fotografia analógica e na digital são os mesmos.
A diferença é que na primeira usa-se um filme sensível à luz e, na segunda, um sensor também sensível à luz mas que gera uma matriz virtual.
Dicas Normalmente, as pessoas optam por deixar o botão para ajustar a câmera a diferentes cenas no automático.
Utilizar essa função faz o equipamento tentar evitar alguns erros, de acordo com a situação escolhida.