terça-feira, 2 de julho de 2013

Dilma apresentará proposta de plebiscito nesta terça ao Congresso

 
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que apresentará HOJE ao Congresso a proposta de plebiscito para consultar a sociedade sobre o conteúdo de uma reforma política.
'É importante que haja uma consulta popular para que ela condicione a reforma política que se quer fazer', declarou Dilma a jornalistas no intervalo de uma reunião com todos os ministros e os líderes da base governista no Congresso.
 
A reforma política é uma das muitas reivindicações da onda de protestos que começou no último dia 10 de junho pelo aumento das tarifas de transporte em São Paulo e que depois se estendeu a outras cidades e ganhou novas exigências.
A presidente espera que a reforma aconteça dentro do prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que entre em vigor nas eleições de 2014.
A proposta de plebiscito incluirá, segundo Dilma, o financiamento de campanhas e o sistema de votação.
'Basicamente diz respeito ao financiamento das campanhas e ao padrão eleitoral, ou melhor dizendo, ao padrão de voto vigente, se é proporcional, se é distrital, se é misto, enfim. Vai ser formulado e amanhã vocês vão ver direitinho quais vão ser as sugestões', explicou.
 
A governante esclareceu que o governo não dará sugestões de perguntas, missão que ficará nas mãos do Congresso, que, pela Constituição, será o encarregado de convocar a consulta, e da Justiça eleitoral.
'É óbvio que não vamos dar sugestão de pergunta porque não somos nós que fazemos as perguntas. As perguntas ficam entre o Senado e Câmara de um lado, e o próprio Tribunal Superior Eleitoral de outro', comentou.
Dilma disse ainda que o movimento no Brasil é diferente do ocorrido em outros países, particularmente no Oriente Médio e na Europa, motivados pelo desemprego e pela crise econômica.
'No Brasil, o que se quer são mais direitos, mais participação e mais, sem dúvida, ação do cidadão', declarou a governante na Granja do Torto, local escolhido para a reunião de emergência.