terça-feira, 2 de julho de 2013

CINCO EQUÍVOCOS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO


 
1.      A TEORIA DA EVOLUÇÃO DIZ QUE O HOMEM VEIO DO MACACO.

Não diz! Ela diz que temos um ancestral em comum com o chimpanzé. Poderíamos dizer que os chimpanzés são nossos primos. Devemos ter cuidado com o uso da palavra “macaco”.  Macaco é um termo vulgar usado pra definir o grupo dos primatas, no qual estão os seres humanos. Ou seja, somos macacos também. Não existe “o macaco”, não existe uma espécie que possamos chamar de macaco. Chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas são chamados de macacos, mesmo sendo espécies diferentes. Quando alguém diz que os cientistas defendem que viemos do macaco, está partindo de um erro. Entendo que aquela fila indiana nos livros de Biologia nos leve a pensar que a Teoria da Evolução diga isso, mas não diz. Há um desenho de uma árvore nos livros de Biologia. Esse desenho é mais esclarecedor e pode livrar-nos de equívocos.
 
2.      SE VIEMOS DO MACACO, POR QUE AINDA EXISTEM MACACOS?
 
O esclarecimento da primeira questão serve também pra essa. Como a Teoria da Evolução não diz que o homem veio do macaco, essa pergunta é sem sentido.
 
3.      TEORIA DA EVOLUÇÃO IMPLICA EM ATEÍSMO.
 
Errado. Pra muitos é impossível conciliar Teoria da Evolução e Deus, pra muitos é possível. Existem muitos evolucionistas que acreditam em Deus. Exemplos bem conhecidos são Francis Collins (um dos pioneiros do Projeto Genoma Humano) e Francisco Ayala. Ambos são evolucionistas e cristãos. A única coisa que pode ser obstáculo entre a Teoria da Evolução e a Bíblia é se você tomar o relato de Gênesis como literal. Se você entender algumas partes (Adão, Eva e a serpente, por exemplo) como simbólicas, é perfeitamente possível. Portanto, quando alguém se diz evolucionista não significa propriamente que ele seja ateu. E existem inúmeros exemplos que corroboram isso.
 
4.      SE A TEORIA DA EVOLUÇÃO É VERDADE, SIGNIFICA QUE TUDO VEIO A EXISTIR POR ACASO.
 
A Teoria da Evolução não aborda a origem do universo ou a origem da vida. Ela aborda o porquê de termos as espécies atuais. Se Deus existe ou não, não é uma questão que a Teoria da Evolução estuda. Muitos ligam Teoria da Evolução com Teoria do Big Bang, o que é um engano. São coisas distintas. Com Deus ou sem Deus, a Teoria da Evolução permanece de pé. Também devemos entender que acaso é um acontecimento imprevisto e não planejado. Acaso não determina nada, não é responsável por nada, pois ele não é uma entidade. A maioria dos que falam sobre o acaso, não tem noção do que seja.

5.      A TEORIA DA EVOLUÇÃO É APENAS UMA TEORIA, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ.

O Oxford English Dictionary diz:Teoria, acepção 1: Conjunto ou sistema de ideias ou afirmações apresentado como explicação ou justificativa de um grupo de fatos ou fenômenos; hipótese que foi confirmada ou estabelecida por observação ou experimentação e é proposta ou aceita como explicação para os fatos conhecidos; declaração do que se considera como as leis, princípios ou causas gerais de algo conhecido ou observado.Teoria, acepção 2: Hipótese proposta como explicação; por conseguinte, mera hipótese, especulação, conjectura; idéia ou conjunto de idéias a respeito de alguma coisa; opinião ou idéia individual.

Na ciência, a palavra Teoria é usada na primeira acepção. Posso citar dois exemplos de teorias científicas: a teoria heliocêntrica e teoria gravitacional.
A teoria heliocêntrica é a que nos diz que os planetas do nosso sistema solar gira em torno do sol. Alguém discorda? Mas não é apenas uma teoria? A gravitação, segundo Kenneth R. Miller (geneticista CRISTÃO), é uma teoria. Mas se você duvida dessa teoria, pule do 10º andar de um prédio e veja se ela merece confiança. Estou exagerando. Solte um tijolo no pé, 
 
  (Carlos Wilker)