terça-feira, 9 de julho de 2013

COMO RECICLAR CORRETAMENTE


Cada um de nós podemos contribuir a cuidar do meio ambiente
 desde as nossas casas com gestos simples
 
Separar os resíduos em caixas de lixo.
 
É fundamental e a base para reciclar bem. É importante que reserve espaço na sua casa para colocar quatro caixas de lixo que vai precisar: amarelo (latas e embalagens), verde (vidro), azul (papeis) e laranja (orgânico). Não é preciso que sejam exatamente desta cor, basta por uma etiqueta identificando e já será suficiente. O importante é que fique bem claro o que é para pôr em cada caixa.
 
Ter bem claro o que vai em cada caixa.
 
Parece óbvio, mas às vezes encontramos coisas que não sabemos onde é para pôr. Atenção:
 
Amarelo: plástico (todo o tipo de latas e garrafas desse material), sacos de plástico, latas de metal (latas de bebidas, latas de conserva, spray e tampas de alumínio).
 
No contentor amarelo não se deve pôr: lâmpadas, medicamentos (estes devem ser levados a uma farmácia onde há caixas especiais para reciclar esses produtos), pilhas, baterias, lâminas de barbear e outros elementos perigosos.
 
Contentor verde: é o que dá menos confusão, pois neste contentor vai as coisas de vidro (garrafas, vidros de perfumes, conservas,...) Mas atenção, todos eles devem ir para este lixo sem a tampa que normalmente é de plástico e então devem ser colocadas no contentor amarelo.
Não se coloca neste contentor: pratos, copos... Embora sejam de vidro, não podem ir para este contentor. Também não pode ir para o contentor verde coisas de cerâmica, barro, tijolos... Todos estes elementos interrompem a cadeia de reciclagem.

Contentor azul. Fácil, neste lixo você coloca papel e papelão (jornais, revistas, caixas de papelão...).

que não se pode colocar aqui? Qualquer coisa que tenha plástico. Por exemplo, há embalagens de papel e plástico que colocamos neste lixo por pura preguiça de separá-lo. Tem que separar estas embalagens e colocar cada uma no seu lixo respectivo. Também não podemos colocar papel sujo, por exemplo guardanapos de papel, pois a sujeira dificulta a reciclagem.

Onde colocamos aquelas coisas que não sabemos onde vai? Os produtos perigosos devem ser colocados em lugares específicos para isto (pilhas, baterias, eletrodomésticos...) O óleo usado em frituras tem que ser guardado numa garrafa plástica e depois quando tivermos juntado um pouco mais de um litro, devemos levá-lo para o ponto de recolha. Nunca devemos jogar o óleo usado na pia da cozinha!
 
Postado por: Dinah Dantas