quinta-feira, 27 de junho de 2013

Saúde de Mandela 'piorou nas últimas 48 horas', diz governo

 
 
A saúde do ex-presidente Nelson Mandela, cujo estado é crítico desde o último domingo, 'piorou nas últimas 48 horas', anunciou nesta quinta-feira o porta-voz da Presidência da África do Sul, Mac Maharaj, à rádio pública 'SABC'.
O anúncio de Maharaj aconteceu depois que o presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelou ontem à noite uma viagem para Moçambique, após visitar Mandela no hospital e comprovar que o ex-presidente continua em estado 'crítico'.
Nelson Mandela tem 94 anos e foi hospitalizado no dia 8 de junho em estado 'grave, mas estável' devido à recaída de uma infecção pulmonar.
 
Por conta do estado de saúde de Mandela, sua família já prepara um funeral que parece cada vez mais iminente.
O jornal sul-africano 'City Press' publicou hoje que o clã Mandela quer exumar os restos dos três filhos de Madiba (nome com o qual Mandela é conhecido na África do Sul) - Makgatho,Thembekile e Makaziwe - para serem transferidos para o lugar onde poderá ser enterrado seu pai em Qunu, cidade na qual o ex-presidente cresceu e vivia antes de ser internado.
Os três filhos de Mandela estão sepultados em Mvezo, cidade onde nasceu o pai da democracia multirracial sul-africana.
 
O chefe tradicional de Qunu, Nkosikazi Nokwanele Balizulu, confirmou em entrevista ao 'City Press' ter dado a aprovação para a exumação dos corpos dos três filhos de Mandela.
'Fizeram um pedido - os parentes de Madiba - e eu estive de acordo', disse Balizulu ao jornal.
O clã Mandela se reuniu com urgência na terça-feira passada para tratar de 'assuntos delicados' da família, entre os quais estaria, segundo boa parte da imprensa local, o lugar onde será sepultado o antigo estadista.
Mandela lutou durante 67 anos contra o regime do 'apartheid' e passou 27 anos nas prisões do regime, onde contraiu os problemas respiratórios com os quais sofre de forma recorrente.
 
Após ser libertado em 1990, Madiba liderou junto com o último presidente do 'apartheid', Frederik De Klerk, o desmantelamento pacífico do regime segregacionista.
Eleito presidente em 1994, Mandela conquistou na Presidência uma improvável paz racial, depois de mais de quatro décadas de dominação racista da minoria branca da África do Sul.
 
 - Do EFE