Uma coisa que eu quero fazer desde quando criei esse blog é tentar conceituar mais claramente a diferença entre mídia e rede social.
Por serem palavras diferentes, você presume que tenham significados diferentes.
Mas muitas pessoas acabam usando as palavras como sinônimos e até mesmo não sabendo o que separa um conceito do outro.
Alguns dias atrás, perguntei na página do Facebook da Pequenas Empresas & Grandes Negócios se nossos fãs sabiam a diferença entre os dois termos. 78 pessoas responderam que sim, e 26, que não. Outras 15 afirmaram que sabiam “mais ou menos” – o que pode ser uma forma envergonhada de dizer que não, certo?
Pedi a ajuda de dois especialistas sobre o assunto para tentar dar uma definição mais acurada das duas expressões.
Redes sociais
Como eu falei no primeiro post, o ser humano é um ser social, e essa socialização precede a internet. Obviedades à parte, as redes sociais são, portanto, grupos de pessoas com interesses em comum, que curtem compartilhar e conversar sobre temas similares – e isso não significa necessariamente apenas na internet. “Redes sociais são nodos ligados por relações sociais que foram estruturadas por pessoas com um interesse em comum”, afirma Thales Brandão, professor da Faculdade AGES e editor-executivo do Portal CidadeMarketing.
Sandra Turchi, diretora de marketing da Boa Vista Serviços (SCPC), coordenadora e professora do curso “Estratégias de Marketing Digital” da ESPM, também reforça: “Redes sociais se referem a comunidades, são redes de relacionamento”.
Com a internet, essas comunidades ganharam a possibilidade de explorar o mundo virtual. Portanto, qualquer ferramenta on-line que reúna pessoas com interesses similares pode ser chamada de rede social.
Mídias sociais
Ok, agora é que as definições podem ficar um pouco confusas. Mídias sociais são os meios pelo quais construímos redes sociais e compartilhamos e propagamos conteúdo. “As mídias sociais são o meio ou ferramenta para se comunicar”, afirma Sandra. “Mídias sociais associam-se a
conteúdos (textos, imagens e vídeos, entre outros) gerados e compartilhados pelas pessoas nas redes sociais”, complementa Brandão.
Se pensarmos em todos esses conceitos, ainda assim vamos esbarrar em uma pergunta que pode arruinar todo o nosso percurso até agora: o Facebook é uma mídia ou uma rede? Tempo!
A resposta seria os dois! Isso porque você pode usar o Facebook como meio para divulgar e compartilhar o que você pensa, a face mídia da ferramenta, e também pode se conectar com pessoas com interesses comuns por meio das páginas de interesses. Outras páginas na internet são apenas redes, como a ShelfLuv, que reúne apenas pessoas amantes da literatura.
Com isso, podemos concluir que as redes sociais estão dentro das mídias sócias, que são um grupo muito mais amplo. “Por exemplo: pode existir uma comunidade de pessoas que gostam de fazer musculação, e isso é uma rede social. Esse grupo pode estar reunido no Orkut, ou no Facebook, ou em outra ferramenta, isso é mídia social”, afirma Sandra.
Será que consegui ser claro? Agora tentem colocar em prática essas diferenças. E não apenas “mais ou menos”.
Não esqueçam: comentem e compartilhem! =D
Do PEGN