segunda-feira, 10 de junho de 2013

Diagnóstico da gravidez: Saiba como descobrir e vivenciar melhor esse momento!





A gravidez é um estado único exclusivo para as mulheres e que pode, dependendo do modo como é encarado, ser muito feliz e prazeroso ou muito complicado e desgastante emocionalmente.
Tudo começa com o atraso menstrual com ou sem sintomas, ou como um simples “acidente de percurso” como uma camisinha estourada ou o famoso: “ Ih, esqueci de tomar a pílula!”. Também pode ser uma coisa programada, na qual o casal discute todos os detalhes antes do grande feito. Enfim, de uma forma ou de outra vai acontecer. E sendo assim, a mulher e também o homem devem estar preparados para encarar esse momento especial (ou não) para ambos.
Se você mulher, tem a menstruação regular todo mês e de repente “ela não vêm”, é o primeiro sinal de alerta. O atraso menstrual às vezes pode ser apenas um simples distúrbio hormonal, provocado por stress físico e mental e várias outras situações que não seja gravidez.
Mas não deixa de ser um sinal importante. Se você mulher, toma pílula anticoncepcional, não se esqueça de tomá-la e caso esqueça, tome assim que lembrar. Não é porque você esqueceu uma vez que tem de parar de tomar. Se não tomar, o risco é maior. Se o casal utiliza camisinha, tomem cuidado na hora de colocá-la de forma correta, e caso a mesma estoure, tome imediatamente e até 48 horas depois do ato sexual, a chamada pílula do dia seguinte, sempre com orientação Médica. Isso evita surpresas desagradáveis, caso o casal não queira a gravidez.
Existem outros métodos anticoncepcionais que não serão tratados aqui, mas que será alvo de outro artigo. Procure seu Ginecologista e se informe. Não existe apenas camisinha e pílula. Se informe. Más se você mulher quer realmente engravidar e ter um filho, então vá enfrente, más antes se programe, inclusive com seu parceiro e discutam a respeito. Tudo feito com carinho, amor e paciência é mais fácil. A partir do terceiro dia de atraso menstrual caso não se tenha feito uso de anticoncepcionais ou outro método, é possível diagnosticar laboratorialmente a gravidez. Existem testes de farmácia feitos na urina em casa, mas eles não tem a mesma confiabilidade dos exames de sangue realizados em laboratório. Por isso, se você quer realmente tirar a dúvida, faça um exame de Beta-HcG em seu laboratório de confiança.
O teste é muito sensível e confiável e pode ser feito a qualquer hora sem jejum prévio.
O resultado do exame sai em poucas horas. Caso se mostre negativo, deve-se aguardar 8 dias e observar. Caso a menstruação ainda não tenha ocorrido, repete-se o exame. Se positivo, deve-se procurar seu Ginecologista para os exames complementares e acompanhamento.
Se negativo e ainda persistir o atraso menstrual, pode se tratar de um problema hormonal provocado pelo uso em excesso de anticoncepcional, problemas relacionados a cistos ovarianos, câncer entre outros. Por isso, em ambos os casos, de gravidez ou de atraso menstrual sem explicação e com exame Beta-Hcg negativo, deve-se procurar o Médico Obstetra ou Ginecologista.