quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMO CRIAR CERVO EXÓTICO



Cervo exótico Com belo porte e galhas longas, os cervídeos têm procura crescente como animais de ornamentação em áreas rurais, resorts e hotéis-fazenda

O desenho animado Bambi é alusão certa quando o assunto são os cervos. O personagem do clássico dos estúdios Disney, lançado nos anos 40, foi baseado no cervídeo dama (Dama dama), de pelagem marrom-clara e coberta por pintas brancas. Junto com outras duas espécies, a sâmbar (Cervus unicolor) e a nobre (Cervus elaphus), a dama forma o grupo de cervídeos exóticos importados da América do Norte, Europa e Ásia que se adaptaram muito bem por aqui.
A criação de cervos, ainda em fase inicial no Brasil, é voltada para ornamentação de fazendas, resorts, hotéis-fazenda, sítios e parques. A venda de matrizes e reprodutores é ótima opção para quem está diversificando ou iniciando um criatório. A atividade ainda tem potencial para o comércio de carne, couro e até dos tortuosos chifres de várias pontas característicos das espécies. Em vários países, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, Canadá e Argentina, é comum o consumo de carne de cervo. De sabor suave, ela é nutritiva e saudável, pois contém menos gordura.
Com o couro do animal, podem-se fazer bolsas, sapatos, cintos e outros produtos de vestuário.
Os chifres servem para a confecção de lustres e móveis, além de artesanatos - que podem ser usados como enfeites em diferentes ambientes. Estruturas ossificadas que se desenvolvem somente na cabeça dos machos, os chifres são úteis para o animal na disputa por fêmeas e na defesa de território.
Mamífero ruminante e herbívoro, como o boi, o cervo necessita de um local com pasto para viver. Tem como alimentação básica forragens - capim, gramíneas, folhas, ervas, feno e silagem -, mas também deve receber como complemento a mesma ração indicada para bovinos e sal mineral. Piquetes protegidos com cerca são o suficiente para proporcionar um ambiente adequado para a criação, que exige custos baixos. Contudo, a atividade comercial deve ser obrigatoriamente autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além disso, é importante contratar um responsável técnico para visitas periódicas no criatório e acompanhamento do manejo. Apesar de os cervos disponíveis para venda aqui já serem mansos, por nascerem em cativeiro, o profissional também pode colaborar em torná-los ainda mais dóceis.
 
Texto: João Mathias - Consultor Fabio Morais Hosken