segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Obras de contenção do mar de Jaboatão, em Pernambuco, começam nesta segunda-feira



Com investimento total de R$ 39 milhões, divididos entre os governos Federal (R$ 19 milhões) e Municipal, as obras para contenção do mar na orla marítima da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE começam nesta segunda-feira (4). A obra visa restabelecer a faixa de areia das praias dos bairros de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, na Região Metropolitana do Recife.

Obra pioneira em Pernambuco, a engorda deixará as praias com uma média de 30 a 45 metros em uma extensão de 5,8 Km onde estão localizados os pontos críticos. Em alguns locais a força do mar já atinge prédios e equipamentos públicos.

A empresa que executará a obra é a OAS Engenharia. Para devolver a faixa de areia às praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, serão movimentados quase um milhão de metros cúbicos de areia, o que equivale a 80 mil caminhões do tipo caçamba cheios. A areia será retirada de uma jazida localizada na costa do Cabo de Santo Agostinho, a cerca de 14 km de distância do litoral.

A cerimônia contará com as presenças do prefeito Elias Gomes (PSDB), do governador Eduardo Campo (PSB) e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). O local escolhido pe a "Curva do S", em Piedade, entre os restaurantes Guaiamum Sertanejo e Quebra Mar.