segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lula diz nos Estados Unidos que não vai morrer, em casa, “tossindo”



O ex-presidente Lula voltou a dar sinais neste final de semana de que ainda sonha com um eventual retorno à presidência da República, embora negue este projeto.
Falando em Washington para trabalhadores da Indústria Automotiva e Espacial, ele disse que está fora dos seus planos esperar a morte, “em casa, tossindo”. E sim morrer “em um palanque ou em qualquer lugar brigando com alguém”.
O ex-presidente declarou também que quando era metalúrgico nunca pensou em ser vereador ou síndico do prédio em que residia, mas acabou sendo eleito duas vezes para presidente do Brasil.
Ele fez um balanço sobre o movimento sindical brasileiro a partir da ditadura militar, a fundação do PT em 1980 e sua caminhada em direção à presidência da República, intercalada por três derrotas: 1989 (para Collor) e em 1994 e 1998 (para Fernando Henrique Cardoso).
Lula disse ainda em seu discurso que a vitória de um negro nos EUA (Barack Obama) foi tão importante quanto a de um operário no Brasil (ele próprio) e a de um índio na Bolívia (Evo Morales).