quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Casarão da Casa Cor é considerado um marco da arquitetura eclética




A 16º edição da Casa Cor Pernambuco , que teve início no dia 13 de Novembro e vai até 18 de Dezembro, este ano promete surpreender ao ocupar construções do século XIX que abrigaram antigo hospício na Boa Vista,.bem no centro do Recife.
Para quem não conhece, a Casa Cor é a maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina, que conta com a participação de profissionais renomados de cada estado na criação de ambientes que abordem as tendências de decoração e apontem soluções inteligentes para proporcionar conforto e melhor aproveitamento do espaço. Grandes empresas do setor também participam na montagem dos diversos ambientes, de acordo com o projeto dos arquitetos, designers e paisagistas.
Após uma edição extremamente bem sucedida na beira mar de Olinda, a organização resolve voltar para o Recife e utiliza casario que é referência na arquitetura da cidade para abordar o tema Moda, Estilo e Tecnologia.
O tema escolhido para este ano faz referência ao universo fashion das passarelas do mundo todo, onde estampas, materiais, texturas e cores tendências entre os estilistas são absorvidas e ganham novas interpretações em projetos arrojados de arquitetura, design de interiores e até mesmo nos itens de construção. A mostra conta com 40 ambientes distribuídos em duas casas mais um complexo de lazer equipado com lojas, champanheria, Sorveteria
Gisele Bündchen é a grande homenageada desta edição da Casa Cor nacional e em Pernambuco a homenagem vai para a médica psiquiátrica Nise da Silveira e o artista plástico Romero Britto.
O Casarão de realização da Casa Cor é considerado um marco da arquitetura eclética por receber influências de diversos estilos e que acaba de ser incluído na lista de Imóveis Especiais de Preservação (IEP) de Recife. Os casarões passaram a ser usados como sede do Instituto de Psiquiatria Luiz Inácio em 1957 que foi desativado em 2010.