quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ALEPE concede Medalha Leão do Norte nos 50 anos da FETAPE




A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeU, nesta terça-feira (04), às 18h,  a Medalha Leão do Norte, Mérito Direitos Humanos, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). A proposição foi do deputado Manoel Santos, por meio do Projeto de Resolução nº 727/2012. 

O deputado justificou sua solicitação, entre outros pontos, destacando o aniversário de 50 anos da Fetape e a sua importância fundamental para o fortalecimento do processo de organização dos sindicatos de trabalhadores rurais no estado, na perspectiva do reconhecimento dos direitos dos homens e mulheres do campo.

O documento também pontua que a Federação representa mais de 1 milhão trabalhadores(as)rurais pernambucanos, por meio dos seus 179 sindicatos filiados. “Nos seus 50 anos de vida, a Fetape desempenhou um papel central para a ampliação da cidadania dos camponeses e para o desenvolvimento socioeconômico pernambucano, com uma progressiva redução de desigualdades  e de injustiças”, afirmou o deputado em seu texto.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, avalia a homenagem como algo de grande importância e que ocorre num momento muito estratégico para a Federação. “Essa é uma forma de reconhecimento da atuação de uma instituição que, nesses 50 anos, lutou para assegurar cidadania e dignidade para os homens e mulheres do campo. É muito valioso também saber que a proposta é do deputado Manoel Santos, eleito a partir da força do Movimento Sindical Rural e que, cada vez mais, vem fortalecendo as nossa s lutas”.