sábado, 1 de setembro de 2012

Fábio José bateu em gestão da Saúde de Zé Queiroz no quinto bloco no debate da Liberdade




Durante o quinto bloco do debate entre os candidatos a prefeito de Caruaru na manhã desta sexta-feira (31), realizado pelas Rádios Liberdade, no Hotel Village, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si e o foco começou com a educação, quando o prefeito e candidato à reeleição Zé Queiroz (PDT) questionou a candidata Miriam Lacerda (DEM) sobre quais ações tomaria para melhorar a educação no município. No entanto, o candidato Fábio José (PSOL) chamou atenção ao concentrar suas críticas à gestão de Saúde de Queiroz, o que passou a impressão de uma ligeira evolução no nível do confronto com os demais candidatos.
A democrata voltou a levantar a bandeira de que é preciso qualificar os profissionais de Educação no município de Caruaru para que possam prestar uma atenção pedagógica adequada e mais uma vez afirmou que a atual gestão não conseguiu implantar um sistema adequado de escolas de integral. “O que se tem observado é uma improvisação na gestão de Educação”, citou Miriam. No entanto, o prefeito rebateu afirmando que durante a atual administração foi possível realizar inauguração de escolas em tempo integral e de creches reformuladas e que atualmente os professores da rede municipal estão sendo bem remunerados, ganhando o piso nacional.
Em seguida, o foco voltou-se para a Saúde, o calo da gestão Zé Queiroz no qual a oposição mais bate. Mas, dessa vez foi Fábio José que insistiu nas críticas ao setor, pedindo para que o prefeito explicasse porque não teria utilizado recursos do orçamento municipal para construir mais uma policlínica na cidade.  A cada 60 mil habitantes no município, precisa-se de uma policlínica. Aqui em Caruaru precisaríamos de mais duas, mas o prefeito tinha recursos suficientes para construir mais uma e não construiu. “Na verdade, no orçamento foram destinados R$ 14 milhões para propaganda institucional, em vez de direcionar recursos para a saúde”, criticou.
Em resposta, Queiroz disse que Fábio estava desinformado e voltou a reforçar o alinhamento dos três níveis de governo. “Acredito que o candidato esteja desinformado, os R$ 14 milhões utilizados estavam previstos no orçamento. Além disso, na atual administração, através do pacto pela Saúde, foi possível trazer para Caruaru a UPA estadual, transformamos a policlínica do Salgado em UPA Municipal, teremos um Hospital da Mulher e o Mestre Vitalino, investimentos do governo do estado em parceria com a prefeitura”, respondeu o prefeito. Em seguida, Queiroz voltou a falar dos investimentos em Educação, dirigindo-se a Miriam Lacerda, o que incomodou Fábio.