terça-feira, 19 de junho de 2012

O EVANGELHO NO RÍTMO DO FORRÓ


As semelhanças entre o Forró e o Evangelho começam no próprio significado no nome, como muitos já conhecem “FORRÓ” surgiu como corruptela da expressão inglesa “for-all” (para todos) assim como o Evangelho não é para alguns, ou para um grupo seleto de pessoas é “para todos” os que creem (Romanos 3:21-22).

E o gospel? Conta-se que surgiu na igreja Afro-americana, localizada nos Estados Unidos, e tem como pai Thomas A. Dorsey no começo não foi muito bem aceita pelas igrejas, o que empolgou mais ainda o compositor a escrevê-las. Depois do seu falecimento, e com 500 músicas já escritas, as igrejas começaram a aceitar o novo estilo musical. A música gospel tem suas raízes ligadas à música cristã negra e junto à indústria multibilionária de gravação musical dos Estados Unidos, expandiu e ficou conhecida por todo o mundo.

O estilo gospel chegou ao Brasil há décadas, e desde então houve destaque nos corais das igrejas, um deles foi o raiz Coral que era interpretada por um solista, junto a ele um coro e um pequeno conjunto de instrumentos. E com o passar dos anos, repercutiu na maioria das religiões e é cada vez mais procurada. Segundo pesquisas, a música gospel está em segundo lugar na venda de CDs e nos últimos dez anos, houve um aumento significativo no número de cantores desse estilo.

Gospel (God Spel = Palavra de Deus) é para muitos apenas um estilo musical, uma “nova onda” onde artistas cristãos e não cristãos surfam se beneficiando do mercado para prosperar economicamente ou sair do anonimato. Mas para outros tantos é expressão de uma relação real com o Deus que seguem.

Sobre o primeiro trabalho registrado neste estilo deve existir outro registro, mas eu desconheço, o que marcou na história, até por ter tido a repercussão nacional foi o Rebanhão com a música Baião (Janires) em 1981. Sei que nos primeiros discos dos Vencedores por Cristo também usaram este estilo musical.

Atualmente há mais de 150 artistas evangélicos no Brasil que cantam música nordestina, isso o que se tem conhecimento, só para se ter ideia 70 deles estão no site http://soforrogospel.blogspot.com.br/

Nomes como Trio Louvor Nordestino, Os Cabras de Cristo, Sal da Terra, Brasas no Altar, Erasmo Miguel, Isaias do Acordeon, Toinho de Alagoas são alguns mais conhecidos em nossa cidade.

O programa Louvor Nordestino, exibido atualmente em Caruaru-PE na rádio 102 FM às 16 horas, é líder no horário. Apresentado pelo cantor Erasmo Miguel, uma das atrações do dia 20, o programa retrata bem a expansão desse estilo com poesia matuta, humor, causos, embolada, e toda diversidade musical e artística dos que trabalham no que convém chamar de Música Gospel Nordestina.

Por Paulo Nailson - Do Jornal de Caruaru