O Karmann Ghia é um carro de design esportivo produzido pela Volkswagen desde a década de 50, a partir da plataforma do Fusca. Trata-se de um projeto de joint venture típico da indústria do “pós-guerra”, onde o design de sua carroceria coube à italiana Ghia, a fabricação à empresa alemã Karmann e a comercialização à Volkswagen.
Por valer-se da mesma plataforma do Fusca, o Karmann Ghia herdou dele todas as configurações mecânicas, como suspensão, caixa de velocidade, freios a tambor e motor. Mesmo acompanhando a evolução dos motores do Fusca ao longo de sua produção (1200cc, 1300cc, 1500cc e 1600cc), o carro valia-se mais da confiabilidade da mecânica Volks para garantir suas vendas do que de um desempenho propriamente esportivo.
O Karmann Ghia hoje possui uma legião de admiradores e colecionadores ao redor do mundo, sendo considerado um dos carros mais belos já produzidos. Para nós brasileiros, o carro possui um apelo ainda mais especial já que ele foi produzido em apenas dois países: Alemanha e Brasil. Ao todo, cerca de 450 mil unidades foram produzidas na Alemanha entre 1955 e 1974, enquanto a produção nacional totalizou pouco menos de 30 mil unidades, entre os anos de 1962 e 1971.
O Karmann Ghia Nacional
Em 1960 a Karmann abriu uma fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, e em 1962 o primeiro Karmann Ghia brasileiro saiu da linha de montagem, equipado com motor 1200cc de 36 cavalos, muito semelhante ao modelo vendido no mercado europeu.
No final de 1967 o modelo nacional ganhou um motor mais potente de 1500cc e 44cv. Além disso, nesse mesmo ano lançou-se o Karmann Ghia conversível, que já era produzido na Alemanha desde 1957. Em 1970 ocorreu a última série de modificações no carro produzido no Brasil, que passou a ser equipado com um motor de 160cc e 50cv, sistema de freios a discos na dianteira e para-choques de uma única lâmina. Entretanto, a Volkswagen do Brasil decidiu tirar o carro de linha no ano seguinte, enquanto o modelo europeu seria fabricado até 1974.
Ainda em 1971, a Karmann Ghia do Brasil desenvolveria um novo modelo, que ficaria conhecido como Karmann Ghia TC (Touring Coupê). Apesar de manter vários vínculos estéticos com o seu antecessor, o TC era basicamente um novo carro. Ao invés da plataforma do VW Sedan, o TC baseava-se na plataforma do TL. A sua traseira no estilo fastback e os detalhes dos faróis e para-lamas lembravam muito o Porsche 911. O TC não conseguiu o mesmo sucesso da versão anterior, alcançando apenas cerca de 18 mil unidades vendidas. Em 1975, o TC deixou a linha de produção como o último Karmann Ghia a ser fabricado.
Com uma cabine projetada para dois, o Karmann Ghia foi homologado para levar cinco passageiros (!). Na realidade, o banco de trás podia, quando muito, acomodar duas crianças, na época em que a ignorância a respeito de segurança dispensava o uso de cadeirinhas. Mas o encosto esconde um artifício que deve ter ajudado casais na hora de viajar com bagagem: é possível rebatê-lo e acomodar volumes entre o banco e o compartimento do motor.