domingo, 20 de maio de 2012

Jornal Desafio Gospel é inserido no maior acervo Histórico de Santa Cruz


Colecionador histórico José Icizenildo Meires, mais conhecido como “Neném"

A importância de registrar os fatos que marcaram a história da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, ainda não é de interesse da maioria dos santacruzenses, mas há aqueles que se preocupam e montam verdadeiros acervos culturais, dignos de serem armazenados em museus e expostos para a população.

Uma dessas pessoas é José Icizenildo Meires da Silva, mais conhecido como “Neném”. Esse assessor parlamentar, de 42 anos e natural da Capital da Sulanca, é proprietário de um vasto acervo, que conta muito da história política, da imprensa local, da economia e de outros diversos temas, que são de grande importância para a história do município.

O acervo é composto de 7000 fotos da cidade de Santa Cruz, mais de 70 mil fotos de políticos em diversas épocas, diversos exemplares de jornais como: O antigo “Jornal Desafio Gospel”, do jornalista Marcos Dantas, editor e diretor da atual Revista Desafio's, "Jornal Folha do Capibaribe", “Página Livre”, “Correio Universitário”, “Folha Azul”, “Gazeta de Santa Cruz”, “Tribuna Popular” entre outros, incluindo também vídeos de diversas campanhas políticas, jingles e guias eleitorais de muitos candidatos, diversas revistas e todas as reuniões da Câmara Municipal de Vereadores, tanto em áudio como em vídeo, desde 1988 até hoje. Todo material está armazenado de diversas maneiras: Encadernados com capas luxuosas, digitalizados em computador, em fitas VHS e álbuns fotográficos, que ilustram muito da história da Capital das Confecções.

Diversas personalidades políticas de ontem, hoje e sempre: Prefeitos Braz de Lira, Padre Zuzinha, Raimundo Francelino Aragão, Severino Monteiro e Augustinho Rufino, Raimundo Francelino Aragão Filho, Ernando Silvestre, Augusto Maia e Antônio Figueiroa. Além de candidatos majoritários a exemplo de Dr. Nanau, José Oseas Moraes, Bibiu de Nicolau, Jadiael, Edson Vieira, entre outros.

Entre as inúmeras peças acervo, estão raridades a exemplo da primeira foto colorida em Santa Cruz, além de fotos, guias eleitorais, santinhos e adesivos de diversos políticos em diferentes épocas. Muitos deles personalidades históricas como Raimundo Francelino Aragão e Padre Zuzinha.

Para Neném, o interesse em fazer toda essa coleção começou com sua Mãe, Irenice Meire Ramos, que recolhia material desde 1958. “Comecei todo esse trabalho no ano de 1988, dando continuidade a aquilo que minha mãe já fazia e o faço, com muito orgulho, até os dias de hoje”. Afirmou o colecionador. Muito desse acervo também foi cedido a Neném, pelo vereador Ernesto Maia: “Agradeço muito a ajuda de Ernesto Maia, que contribuiu e contribui muito nesse projeto que tenho”, finalizou.

Do Blog do Ney Lima com adaptações - Foto e texto original Thonny Hill