terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SANTA CRUZ TEM ESPAÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM



Já está funcionando em Santa Cruz do Capibaribe uma instituição filantrópica que atua junto às famílias de jovens com dificuldades de aprendizagem e deficiência. O Espaço Ampliando Saberes foi regularizado no início do ano, mas está em atividade desde o segundo semestre de 2011.

No Espaço Ampliando Saberes são atendidos crianças e adolescentes, entre 05 e 17 anos, com diferentes dificuldades: autismo, síndrome de Down, transtorno invasivo do cérebro, paralisia cerebral, síndrome Kabuki, retardos mentais leves e moderados, entre outros. Também há o apoio psicológico aos familiares, que se reúnem quinzenalmente para um grupo de auto-ajuda. As atividades são oferecidas de segunda a sábado.

A coordenadora executiva do Espaço, Marisa Nunes, junto com demais membros da diretoria, elaborou o projeto para implantação dos serviços que já estão sendo oferecidos, e conseguiu reunir diversos profissionais para concretizar os planejamentos.

Atualmente a equipe atuante é formada por psicólogo, fonoaudióloga, professoras da estratégia pedagógica Sons e Gestos que Alfabetizam professora de dança regional e artes e mestre de capoeira, além da coordenadora pedagógica Mônica Farias, que tem grande experiência com este público.

Marisa Nunes afirma que o Espaço Ampliando Saberes surgiu a partir do sonho de ter, na sua cidade, uma instituição voltada para os cuidados e para a melhoria da qualidade de vida de sua filha que tem deficiência e das demais famílias em situação semelhante, disponibilizando a cultura regional, educação e atenção à saúde com dignidade, cidadania e inclusão social.

Localização: Ampliando Saberes funciona na Rua Amélia Cintra Pontes, 39, São Jorge, Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Contribuição: Por ser uma associação recém-inaugurada, o EAS ainda não pode pleitear recursos públicos para seu funcionamento. Neste caso, necessita da contribuição da iniciativa privada. Para mais informações sobre como contribuir com o Espaço, entre em contato pelos telefones (81) 97124854 ou (81) 87358652.

Por Ulisses Nascimento - psicólogo do EAS.