terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pitacos sobre a Beleza



“As bonitas que me desculpem, mas feiúra é de lascar. (Falcão)





“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. (Vinícius de Moraes)

Acima temos duas frases sobre beleza. Antes de mais nada, vamos definir o que seria beleza nos dias atuais. Hoje entendemos que uma mulher é bonita se ela tiver um corpo malhado, sem gorduras extras, um belo sorriso, cabelo que causa inveja nas amigas e uma estatura que impeça ela de ser chamada da “tampinha”. Um homem bonito tem barriga de tanquinho, sorriso sexy, alto, pernas grossas. Pra muitos, a beleza é algo subjetivo. Trocando em miúdos, é uma questão de opinião. Isso faz sentido. Há quem prefira as mais cheinhas (eu, por exemplo), há quem prefira as magras com corpo de modelo. Há quem prefira pessoas morenas, outras preferem brancas, ruivas, negras, etc. Eu, particularmente, nunca tive nenhuma espécie de racismo quanto a isso. Uma coisa que nos chama a atenção é que ninguém prefere uma banguela, um gordo que mostra o “cofrinho” quando senta. Será mesmo se essa questão de beleza é subjetiva?

Por mais que as pessoas digam que beleza não importa, não é isso que vemos na prática. Concordo que muitas vezes damos importância a muitas coisas superficiais. Claro que existem coisas que não passam de aparências, de mídia. É claro que beleza não põe a mesa, como diz o adágio popular. Existem pessoas desprovidas de beleza (o que significa que são feias), mas que são pessoas incrivelmente inteligentes, agradáveis e generosas. Enquanto existem pessoas com um físico louvável (se for mulher, significa que é gostosa), mas que são arrogantes, egoístas e insuportáveis. Porém, algo que me irrita muito é quando as pessoas se fingem de boazinhas e querem parecer ser o que na verdade não são. Um exemplo disso é quando dizem que não olham pra beleza, mas sim pra o caráter.

Segundo algumas pesquisas, muitas mulheres preferem homens feios. De uma coisa eu tenho certeza: as mulheres que responderam a essa pesquisa são feias. Faz uma pesquisa dessa entre beldades pra ver o resultado. Pergunta a Angelina Jolie se ela preferia Johnny Deep ou Marquito. Depois me fala o resultado, ok? Eu sei que você encontrará casos que podem me refutar. Mas sem dúvida serão execessões. E exceções existem em toda parte. Estou falando sobre a imensa maioria. Por acaso você faz parte da minoria? Se fizer, fala, que podemos divulgar seu número pra que as pessoas mais “desabonitadas” liguem pra você.

Tem uma frase imortal que diz que o amor é cego. Preste bem a atenção e note que quando dizem isso estão se referindo a um casal com uma desigualdade notável. E não esqueça de tentar saber se a pessoa feia possui bens materias. O amor é cego pra enxergar a feiúra, mas carros e mansões ele enxerga que é uma beleza!

Quando uma mulher diz que não quer nada com você por que vocês são amigos e não quer estragar a amizade, é bem provável que você seja um cara feio. Pergunta se ela fosse amiga de Thiago Lacerda e se ele desse em cima dela, se ela daria um fora nele! Mas ainda pregam que beleza não importa! Claro, se for pra ser seu empregado, isso não faz muita diferença. Ainda mais se você vai contratar uma empregada e seu marido é um cafajeste. Quanto mais feia, melhor. Colocamos a beleza como uma das principais prioridades. Vejam as lojas de roupas e calçados, os salões de beleza, clínicas estéticas, cirurgias plásticas, academias. Tudo isso pra o povo ficar feio, né? Claro que não! É pra melhorar quemjá é abençoado, tentar resolver alguns casos que ainda tem solução e iludir quem pensa que tem jeito. Se beleza não importasse, a Avon estaria ferrada! As cirurgias plásticas se tornaram febre. Todo mundo quer fazer! Como disse o historiador Leando Karnal: “as pessoas hoje em dia tem a mesma expressão facial quando dizem “socorro, incêndio!” e quando dizem “eu te amo”. Bozena, personagem programa humorístico Toma Lá, Dá Cá, disse que conheceu uma mulher, lá em Pato Branco, que fez tanta plástica que terminou com uma barbixa. É mesmo impressionante como muitas pessoas estão ficando orientais do dia pra noite. Vamos parar de mentir pra nós mesmo e admitir que entre os principais itens que procuramos em um parceiro ou parceira, é a beleza física. Isso não é repulsivo, desde que você não passe a julgar as pessoas por esse critério. Feio é você ficar repetindo uma coisa que você não é e não pensa.

(Carlos Wilker)