sábado, 18 de fevereiro de 2012

Encerrada a 2ª etapa da capacitação de professores de Sumé em língua de sinais


Se encerrou nesta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria de Educação de Sumé, na Paraíba, a segunda etapa do Curso de Formação de Professores em Língua Brasileira de Sinais, que visa implantar a Escola Bilingue de Surdos no município. A capacitação esteve sendo realizada através do Projeto "Assessoria pedagogia para a implantação da Escola Municipal Bilíngue de Surdos de Sumé" do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A primeira etapa da capacitação foi realizada no mês de novembro de 2011, totalizando de 15 horas de formação para um grupo de 25 professores da Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda etapa foram aplicadas 25 horas de conteúdos acerca da história da educação de surdos, das concepções sobre surdez que norteiam as propostas educacionais, do oralismo, da comunicação total e bilinguismo (O papel da Libras como primeira língua para os surdos e o português como segunda língua). Também foi realizada uma aula sobre teatro e como trabalhar a expressão corporal em favor da língua de sinais.

Após esta etapa, será realizada assessoria permanente dentro da Escola de Surdos através da formação continuada, bem como, em serviço de apoio aos professores que atuarão com os surdos. O processo para criação da Escola de Surdos está tramitando nas instâncias legais para que em pouco tempo seja efetivada. A prefeitura de Sumé já está realizando as devidas reformas no prédio que abrigará a Escola, na Comunidade Mandacaru.

Para lecionar na Escola, já foram escolhidos uma professora (ouvinte) da Rede Municipal de Ensino e um professor surdo que atenderão a primeira turma de 15 alunos surdos, já matriculados no Município.

Por Rosenato Barreto – Do Folha do Cariri