segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ação integrada de Cidadania movimentou a cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE



A Ação Integrada de Cidadania, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Parque Florestal em Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso. Realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado, além de outras secretarias do município.

A Secretaria de Saúde disponibilizou em seus estandes testes de glicose, exames de mama, aferição de pressão arterial, orientação nutricional entre outras atividades. Um salão de beleza improvisado atendeu centenas de mulheres com corte de cabelo e escova, como a estudante Marcela Clemente, moradora da Palestina, que foi atendida pela cabeleireira Silvaneide da Silva, voluntária do projeto.
A Defensoria Pública colocou quatro profissionais à disposição para orientar a população sobre questões como pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade entre outros assuntos. O coordenador do estande, Clodoaldo Batista, disse que é importante um evento como este para deixar as pessoas conscientes dos seus direitos. Além da orientação, também era possível dar entrada em processos gratuitamente.
Um dos setores mais procurados do evento foi o da emissão de carteiras de identidade, filas imensas foram formadas nos dois dias, muita gente chegou cedo para garantir o documento, como a dona de casa Rosilda da Silva, 36 anos, moradora do Cruz Alta, que chegou ao Parque Florestal às 4h da manhã. Rosilda foi renovar o “Bolsa Família”, aproveitando para levar sua filha Taline Marques, 13, e sua amiga Edilaine Luminato, 18, para tirar a carteira de identidade. “Estou feliz porque hoje consegui finalmente tirar minha carteira de identidade”, comemorou Taline.
Quem também apareceu por lá foi a aposentada Genir Alves, 62 anos, moradora do Centro. “Eu cheguei aqui às 6h da manhã, aferi a pressão e agora estou esperando para fazer o teste de mama”. Dona Genir afirmou que a iniciativa deveria se repetir mais vezes.
A dona de casa Juliana Souza, 20 anos, foi ao Parque Florestal com seu filho pequeno Alisson Gustavo, para tirar a segunda via do registro de nascimento e a primeira via da carteira de trabalho. Natural de São Bento do Una, mas morando em Santa Cruz do Capibaribe há dois anos, elogiou muito a iniciativa da prefeitura. “Nunca vi algo parecido com isso, é uma demonstração de preocupação com a população.” concluiu.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ajosiene Ramos, avaliou como muito positiva a ação, e anunciou para os dias 27 e 28 de Abril mais uma edição do evento. O prefeito Toinho do Pará esteve no Parque Florestal acompanhando os atendimentos à população, conversou com os moradores sobre os problemas da cidade, anunciando as ações em andamento e as futuras ações do governo.
Os visitantes da Ação Integrada também puderam visitar os estandes da Secretaria de Meio Ambiente, da Coordenadoria da Mulher, CTA, COMDECA, FEMUP, além dos espaços destinados à sociedade civil organizada, como o MovPaz e a Feira de Mulheres Empreendedoras.
Acessoaria de imprensa