sábado, 14 de janeiro de 2012

Em meio à crise, Rolls-Royce bate recorde de vendas


Enquanto governos, empresas e pessoas de todo o mundo passaram 2011 preocupados com a crise econômica, que não cede nos Estados Unidos e ameça se aprofundar na Europa, a Rolls-Royce, fabricante de automóveis de luxo pertencente à BMW, teve seu melhor ano de venda em 107 anos de história. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (12), a empresa vendeu 3538 carros em 2011, superando os 3347 vendidos em 1978, o recorde anterior.

São poucas unidades, mas os carros da Rolls-Royce podem superar a marca de US$ 1 milhão, como o modelo limitado do Phantom (acima) criado para comemorar o “ano do dragão” na China. O carro trás, entre outras coisas, desenhos de dragões feitos a mão nos encostos de cabeça. Todas as unidades foram vendidas, uma mostra de que, na China, a crise não afeta os ricos locais, que são cada vez mais numerosos e não param de enriquecer.

Segundo a Rolls-Royce, grande parte do recorde se deve ao mercado chinês, que em 2011 superou o dos Estados Unidos na lista de maiores consumidores de carros de luxo. O crescimento da Rolls-Royce deve contar com uma contribuição brasileira nos próximos anos, como conta a revista Automobile:

“Nosso negócio está em ótima forma. Estamos desenvolvendo nossa rede de lojas, indo para novos mercados como a América do Sul, expandindo nossa fabricação em West Sussex [no Reino Unido] para contemplar a demanda mundial e temos planos de desenvolver nossa gama de produtos”, disse Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce.

Por José Antonio Lima – Do Época Negócio