sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Queimadas, meio século de História: Cidade de encantos naturais, culturais e sociais




No mês em exercício, em especial dia 14 de Dezembro, a cidade de Queimadas, município do agreste paraibano completou 50 anos de emancipação política, e desde 1961 que o povo de Queimadas labuta por conquistas que toda cidade almeja para o desenvolvimento da mesma.
E neste meio século temos o prazer de ser a 12ª maior cidade do estado da Paraíba, estamos à frente da respeitosa cidade de Monteiro que tem mais de 130 anos de emancipação política, e que é terra natal de muitos artistas de nível nacional. Estes dados nos mostra que devemos ter orgulho de sermos filhos desta terra que tanto cresce e que tanto se desenvolve em áreas sociais, econômicas e culturais.
Durante 50 anos muitas figuras ilustres fizeram história, pessoas que com o seu trabalho tanto social como cultural deixaram um legado para as atuais gerações, muitos fazem ainda a nossa história e preservam a nossa identidade, para que as próximas gerações tenham acesso a um abundante acervo cultural e histórico do município.
Muitos anos se passaram filhos da terra que foram para outros lugares do Brasil em busca de uma vida melhor, voltam à cidade e vêem que a Queimadas mudou, cresceu se desenvolveu muitos fatos curiosos aconteceram, muitas autoridades já administraram a cidade, tivemos conquistas, por momentos perdemos a batalha mais não a luta de nos tornarmos uma cidade cada vez maior e melhor, muito pode ser conquistado, por isso que não podemos perder o orgulho de sermos Queimadenses, qual a cidade perfeita, a cidade encantada? Nenhuma, não existe!Todas com suas diferenças, pontos negativos e positivos, nós cidadãos queimadenses devemos honrar a nossa terra, pois é aqui que nascemos, crescemos e construímos a nossa vida. Somos felizes, temos nossa LIBERDADE, isso nos possibilita que construamos a nossa própria história e só assim podemos fazer com que a nossa cultura se espalhe em todo o estado e nação para sermos cada vez mais respeitada, admirada e frequentada. Muito já foi feito em pouco tempo e hoje podemos abrir nossos lábios e dizer: Queimadas é uma cidade boa pra morar e viver, pois a cada ano se torna uma cidade maior e melhor.
Para mais informações sobre a nossa cidade acesse: HTTP://queimadascultural.blogspot.com

Adriann Monteiro- Agente Cultural – Do Folha do cariri