quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uruguai Lidera América Latina no Ranking de Prosperidade Global, na Frente do Chile e Costa Rica; Nicarágua e Honduras são os Piores da Região



LONDRES, /PRNewswire/ -- Uruguai e Chile lideram o continente latino-americano em um novo estudo que avalia riqueza e qualidade de vida em 110 países em todo o mundo. Noruega, Dinamarca e Austrália lideram os rankings mundiais. A Nicarágua e Honduras caíram para o 13o e 8o lugares, respectivamente, desde 2009.

O Índice Legatum de Prosperidade™ - Legatum Prosperity Index™ - (www.prosperity.com) fornece a única avaliação global de prosperidade nacional do mundo, baseada tanto em riqueza como bem-estar. O índice avalia 110 países (somando mais de 93% da população do mundo e 97% do PIB mundial) e os classifica com base em seus desempenhos e oito sub-indices, incluindo economia, governança, liberdade pessoal e capital social.

"Nós queremos avaliar os motores da prosperidade de longo prazo", disse Jeffrey Gedmin, presidente e CEO do Legatum Institute. "O índice de prosperidade é concebido para ser uma ferramenta prática para pesquisadores, construtores de políticas, a mídia e o interesse público. Nós esperamos que os resultados deste ano contribuam para o diálogo sobre o que torna as sociedades saudáveis e bem-sucedidas".

No 29o lugar geral, o Uruguai lidera os rankings latino-americanos, na frente do Chile (31o) e Costa Rica (34o). O país se coloca entre os 10 melhores, para o sub-indice liberdade pessoal, e todos os países latino-americanos viram melhoras em seu sub-indice liberdade pessoal, com exceção da Bolívia. O Brasil melhorou seu índice geral de prosperidade, saltando do 45o para o 42o lugar. Isto é sobretudo devido a um aumento em seu sub-indice de governança , que subiu do 60o para o 52o lugar.