quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Guitarrista pernambucano Luciano Magno realiza o show “Viva Dominguinhos” no CCBNB-Fortaleza


O guitarrista pernambucano Luciano Magno realizará o show instrumental “Viva Dominguinhos”, em homenagem ao sanfoneiro (também pernambucano), no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, nesta quinta-feira, 10, às 12h30 e às 18 horas. O espetáculo tem entrada franca.

Luciano Magno nasceu num ambiente musical e cresceu ao som do acordeom e cavaquinho tocados por seu pai, grande incentivador e referencial. Na década de 1990, iniciou os estudos de música, no CEMO e no Conservatório Pernambucano de Música. Participou de três edições do Festival Canta Nordeste da Rede Globo como integrante da orquestra do festival e em uma das edições como arranjador. Gravou com nomes como Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Dominguinhos, Alceu Valença e produziu CDs e DVDs de diversos artistas pernambucanos.

Em 2000, lançou “Liberdade”, o primeiro CD Solo instrumental pela Polydisc / Sony, se apresentando no Montreux Jazz Festival na Suíça, tendo a participação do Maestro Spok e com várias apresentações no exterior em inúmeros projetos. O segundo trabalho, “Sotaque” (2004), nasceu em parceria com o pianista Fábio Valois, acrescido de Raimundo Batista, percussionista. Formou-se então, o grupo que revolucionaria o cenário instrumental pernambucano, o Trio Sotaque, que gravou o DVD Trio Sotaque ao Vivo (2006). E mais, os CDs “Novos Carnavais” (2008), onde estreia como cantor interpretando frevos de rua e frevos-canção, o projeto “Rapsódia Nordestina” (2009) na parceria de Trio Sotaque com Andre Rio e “Forrobodó” (2010) um passeio pelos ritmos do ciclo junino, complementam a admirável discografia. Luciano Magno foi homenageado com a realização de um festival, na cidade de Pesqueira, terra natal do seu pai Luiz Tenório. E também por Roberto Menescal que compôs o “Samba Magno”. Em 2010, o seu frevo “Esquentadinho” recebe letra de Moraes Moreira, firmando assim a primeira parceria entre eles, e consagrou-se como o grande vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011 com o frevo de rua “Pisando em Brasa”, de sua autoria. Extremamente talentoso, Luciano Magno é compositor, arranjador, instrumentista, cantor e produtor musical de renome nacional por sua atuação em inúmeros projetos, inclusive no exterior com turnês por vários países. O show “Viva Dominguinhos” homenageia esse ícone da música nordestina com repertório baseado no CD homônimo lançado em 2009 e em músicas compostas por Luciano Magno inspiradas na obra do mestre Dominguinhos.