quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo da Paraíba e taperoaenses realizam 48h de serviços de cidadania

Taperoá, município do cariri paraibano

O governo do Estado da Paraíba, através do projeto Cidadão, e vários colaborares taperoaenses, entre eles, o conselheiro do Orçamento Democrático, Nilson Trajano, o professor José Nildo da Nóbrega, popular ‘professor Zeca’, e a ex-primeira-dama Socorro Tôledo, realizaram dois dias de serviços de cidadania em Taperoá.

Nilson Trajano, Professor Zeca e ‘Dona Socorro’, como é mais conhecida, receberam a equipe do Projeto Cidadão do governo do Estado dia 28 de Outubro, e por volta das 8h a prestação de vários benefícios começou a ser oferecida para centenas de pessoas que desde cedo já se aglomeravam em frente da escola estadual Félix Daltro, localizada no centro da cidade.

Cada classe da unidade de ensino taperoaense serviu para atendimento específico para o público formado por jovens, adultos, idosos e pré-adolescentes, como tiragem de carteira de identidade (1ª e 2ª vias), cadastro de pessoa física (CPF), carteira de trabalho e registros de casamento e civil.

Para donas de casa, a Cagepa e a Energisa colocaram pessoal à disposição para cadastrar usuários no programa ‘Tarifa Social’, que contempla as famílias de baixa renda com redução do pagamento das contas de água e luz.

De acordo com Nilson Trajano, muita gente também teve acesso à corte de cabelo, exame de glicemia, entre outros de saúde, e puderam também tirar dúvidas jurídicas com a assessoria feita pelo advogado Adriano Monteiro. O vigilante informou, ainda, que foi a partir de pedidos da população, especialmente a mais carente, que foi possível fazer a ação de cidadania.

“Percebemos a necessidade que as pessoas tinham de tirar documentos tão necessários para qualquer cidadão, até para se reconhecer enquanto um, e de outros serviços, e de que iniciativas como estas propiciam, que resolvemos presentear os taperoaenses com dois dias de cidadania no município com o Projeto Cidadão, já que no começo deste mês Taperoá chegou aos 125 anos”, destacou Nilson, que lembrou, ainda, que é preciso agir sempre em favor dos que mais precisam.

Quem compartilha da mesma opinião de Nilson é o Professor Zeca, que reconhece que muita gente conta com pouco recurso para poder tirar documentação tão necessária e que por isso o projeto da Administração estadual é de absoluta importância para essa gente necessitada.

De acordo com o educador, que parabenizou a todos os colaboradores e a equipe do Estado pela oportunidade que deram a centenas de taperoaenses que tiveram acesso aos serviços oferecidos na sexta e no sábado, 29, havia uma quantidade enorme de pessoas que ainda não tinham documentos, como por exemplo, registro de nascimento.

“Para o que para muita gente pode parecer falta de interesse ou até mesmo comodismo, para aqueles que estiveram no Félix Daltro (escola), nestes dois dias, foi uma chance imperdível de poder contar com atendimentos de cidadania. Há muitas pessoas sem condições de pagar para ter uma carteira de identidade, pois por mais que para muito de nós seja barato, para centenas de moradores ainda é muito caro”, advertiu Zeca.

Só no primeiro dia foram quase mil pessoas que foram atendidas e a expectativa para o segundo dia foi de que um número ainda maior seria atendido, já que até o começo da tarde havia muitas pessoas aguardando nas filas para serem beneficiadas.

A iniciativa do governo da Paraíba e dos colaboradores procura foi tão positiva, que Nilson Trajano lembrou de duas idosas com mais de 80 anos, e que mesmo com todas as dificuldades que a idade delas permite, tiveram pela primeira vez a chance de ter carteira de identidade. “Pudermos oferecer a oportunidade para essas senhoras de serem reconhecidas enquanto cidadãs nos deixa com o sentimento de dever cumprido”, finaliza satisfeito.

POR JANDRO GOMES – Do Folha do Cariri

Taperoá, município paraibano