Um container vindo dos Estados Unidos da América foi apreendido na tarde do dia 11 de Outubro, pela Alfândega da Receita Federal do Brasil, justamente no Porto de Suape em Pernambuco.
A falsa carga estava identificada na documentação de importação como sendo tecidos com defeito e seria enviada à cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, conhecida pólo têxtil da região Agreste do estado. Possivelmente o lixo hospitalar americano seria levado para o aterro sanitário da cidade, ou sabe lá Deus onde seria descarregada esta suposta mercadoria contaminada e com nota fria.
O container, ao ser inspecionado pelos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, foi constatado que na realidade continha mesmo era lixo hospitalar: lençóis sujos, seringas e luvas usadas, entre outros dejetos, objetos e instrumentos.
A partir de então, após verificação e fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi chamada para fazer a análise e conferência do material, que espera-se ter devolvido a Obama.
Ao final da apreensão e da confusão formada, a Anvisa deve fornecer um laudo oficial que possibilitará à Receita Federal tomar as medidas cabíveis em relação aos envolvidos no processo de importação fraudulenta.
Do Blog do adielson galvão com adaptações da Revista Desafio's