quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exportação do mel brasileiro cresce 40%



Os embarques de mel do Brasil apresentaram aumento de 40% nos nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Em volume, foram comercializadas 12,3 mil toneladas do produto, 2,2 mil toneladas a mais que em 2010, e a receita totalizou US$ 40 milhões, 38% mais que o registrado no mesmo intervalo do ano passado.

A Confederação Brasileira de Apicultura estima que há cerca de 350 mil apicultores no país. O setor responde por 450 mil ocupações diretas no campo, com mão de obra predominantemente familiar, e gera outros 16 mil empregos diretos na indústria de processamento, máquinas e equipamentos.

O Piauí, que conquistou este ano duas certificações de Comércio Justo no Brasil, é o líder das exportações brasileiras, com 595 toneladas. São Paulo é o segundo colocado, com 479 toneladas, e Rio Grande do Sul o terceiro, com 237 toneladas.

A apicultura brasileira ocupa o 11º lugar no ranking mundial de produção de mel e o país é o nono maior exportador. Os principais destinos são Estados Unidos e Alemanha.

Por Globo Rural On-line