sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Congo resgata filhote de gorila que seria vendido por US$ 40 mil



A foto acima mostra o guarda florestal Christian Shamavu, do Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo, carregando o resultado de seu trabalho. O policial leva no colo um bebê gorila que conseguiu salvar na semana passada de traficantes de animais que venderiam o filhote por cerca de US$ 40 mil. O bebê Shamavu (que recebeu o nome do homem que o resgatou) foi o quarto filhote resgatado neste ano, um número significativo tendo em vista que há menos de mil gorilas vivendo na natureza hoje em dia.

Segundo o site do parque, Christian e sua equipe, disfarçados de compradores, fizeram duas missões para tentar encontrar o bebê gorila após informantes terem revelado que um filhote estava sendo vendido na região de Lubero, onde há uma forte presença de milícias armadas. Na segunda missão, eles conseguiram prender três traficantes e resgatar o gorila, que estava sendo levado em uma mochila.

Shamavu, o bebê, tem cerca de um ano e meio segundo os veterinários e foi encontrado muito tenso, segundo contou o veterinário Jan Ramer à revista americana Time:

Jan Ramer, que tratou o pequeno gorila após o resgate, disse que ele estava “extremamente tenso e estressado, segurando suas pernas e braços contra o corpo, e virando a cabeça quando ficava muito assustado”. Devido à dificuldade de separar um bebê gorila de sua família, a mãe e o pai geralmente são assassinados durante o processo”.

Ao site AllAfrica, o mesmo veterinário afirmou que Shamavu era um filhote com sorte, pois não apresentava graves problemas de saúde, como é comum nesses casos. Ele tinha apenas piolhos e um fungo na pele. Segundo Emmanuel de Merode, um dos chefes do parque Virunga, as autoridades ligadas à preservação da natureza têm grande preocupação com o crescente mercado ilegal de bebês gorilas no Congo. A impressão é que, se quatro bebês gorilas foram resgatados, muitos outros podem ter escapado às autoridades. De acordo com a Time, o destino desses gorilas seriam zoológicos de países como Rússia e Índia, além de ricos colecionadores de animais exóticos.

Foto: Divulgação / Virunga National Park - Por José Antonio Lima