terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vinagre pode ajudar a reduzir taxa de açúcar no sangue, diz estudo



Além de temperar sua salada, ele ainda ajuda a prevenir o diabetes

Um estudo da Universidade de Michigan (EUA), publicado no jornal científico "Diabetes Care", da Associação Americana do Diabetes, sugere que consumir cerca de 4 colheres de chá (20 mililitros) de vinagre branco por dia reduz em 30% a resposta glicêmica do organismo,regulando os níveis de insulina no sangue.

Foram testados dois grupos de pessoas, com 10 participantes cada, em que um acrescentou a sua dieta o vinagre na quantidade sugerida e outro que recebeu apenas um placebo. Após dois meses de estudos, os cientistas perceberam que houve alterações na absorção do açúcar pelo organismo dos que receberam o vinagre e a manutenção das taxas glicêmicas no organismo dos que receberam apenas o placebo.

Segundo os pesquisadores, o segredo do vinagre está no ácido acético que o compõe. Isso porque, o ácido ativa genes responsáveis por enzimas de oxidação dos ácidos graxos.

O que ocorre é que com a quebra das partículas de gordura formadas pelo açúcar e com sua eliminação, há a diminuição de seu acúmulo no corpo e a redução de sua absorção pelo organismo.

Porém, os cientistas alertam que mais estudos são necessários antes de se recomendar qualquer coisa em relação ao uso do vinagre para essa finalidade.