sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como estimar os gastos iniciais da sua startup?


O relato é comum a muitos empreendedores: um cálculo inicial mostra quanto será necessário para começar um negócio. O dinheiro vem de economias, familiares e amigos. O empreendimento começa e, meses depois, o caixa já está no vermelho. Um motivo muito provável: a projeção da necessidade de capital de giro e de investimento inicial estava errada.

Calcular o aporte para começar uma empresa não é tarefa fácil – e é uma etapa crucial para economizar em analgésico depois. Pensando nisso, o colunista da Entrepreneur Tim Berry indicou três passos que podem ajudar o empreendedor a fazer um planejamento mais estruturado dos custos da sua startup. Confira.

Liste os gastos com ativos. Enumere todos os equipamentos e móveis de que seu negócio vai precisar no longo prazo. Se você vai abrir uma loja, precisará de prateleiras, mesas, caixas registradoras. Se é uma empresa de design, terá de comprar computadores e impressoras. Estoque e matéria-prima também entram nessa conta. Todos esses itens compõem o seu ativo inicial. Para cada elemento nessa lista, faça uma estimativa dos custos. Caso seja necessário, pesquise preços.

Liste as despesas em geral. Nem todos os gastos serão com ativos. Para abrir uma empresa, haverá a necessidade de pagar contadores e advogados. Também será preciso contratar um webdesigner, arrumar o escritório e pagar os primeiros salários e os benefícios dos empregados. Aluguel, água, luz, telefone e internet também devem ser contabilizados. Faça uma estimativa das despesas por mês.

Determine o valor necessário para começar. Essa é a peça final no quebra-cabeça. É preciso saber quanto dinheiro você precisará ter no banco nos primeiros meses de funcionamento da empresa, enquanto a startup está se estabelecendo e não gera receita suficiente para cobrir todas as despesas. Uma maneira de saber esse valor é estimar as vendas nos 12 primeiros meses, o custo dessas vendas e as demais despesas. Subtraia os gastos dessa receita projetada em cada mês e veja se faltará dinheiro no caixa. Com esse mesmo planejamento, você poderá calcular quando irá atingir o ponto de equilíbrio.

Por Mariana Iwakura